quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Contos Inacabados – J. R. R. Tolkien (Organizado por Christopher Tolkien)

"Contos Inacabados" consiste em um apanhado de histórias de diversas eras (isto é, 1° 2° e 3° eras). Como o nome já diz, muitos desses contos estão realmente sem uma conclusão certa, muitos foram completos com notas deixadas por Tolkien ou não foram concluídos, por causa disso o livro possui notas imensas, muitas vezes desnecessárias e um glossário desanimador.
O livro em si possui uma qualidade alta, mas se você assim como eu já leu os livros “O Silmarillion” e “Os Filhos de Húrin”, você com certeza já conhece muito da história dos contos (se você já leu os três significa que você conhece a história dos filhos de Húrim de trás para frente), isso acaba tornando o glossário, por exemplo, desnecessário uma vez que ele é quase igual ao do Silmarillion.
A vantagem desse livro consiste em mostrar algumas coisas que não foram bem esmiuçadas em outros livros, como a história da Galadriel, e dos Drúedain, entre outros; e por revelar alguns detalhes sobre a guerra do anel, e sobre o período em que se passa “O Hobbit”.