quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Nome da Rosa – Umberto Eco

Romance que conta a história de uma série de assassinatos que ocorreram em uma abadia na Itália medieval, cada assassinato é marcado por alguma característica que o liga a profecias apocalípticas da bíblia, o final e o desenrolar da história são cativantes e surpreendentes, mantendo o leitor preso em um ambiente que envolve pobreza, riqueza, conhecimento e ignorância, conta ainda com vários cenários exóticos, como, uma biblioteca que mais parece um labirinto, cozinhas medievais, entre outros.
É impossível não simpatizar com a história, e principalmente com Guilherme de Baskerville, personagem que junto a seu pupilo Adso Melk, desvenda os mistérios envolvidos nessas mortes misteriosas e macabras.
Esse livro também foi adaptado para o cinema, dirigido por Jean-Jacques Annaud, o filme ainda conta com alguns atores famosos, como Sean Connery (como William de Baskerville, é tudo indica que mudaram o primeiro nome dele) e Christian Slater (como Adso de Melk), o filme é um pouquinho antigo (1986), mas é excelente. Eis ai o filme completo pra quem quiser assistir.