quinta-feira, 4 de abril de 2013

Através do espelho - Jostein Gaarder

Olá! Tudo bem?

    Vamos de literatura norueguesa novamente? Bom o autor é conhecido, o mesmo de “O mundo de Sofia” (que será resenhado em algum momento, amo esse livro!). Devo admitir que tenho um grande carinho por “Através do espelho”, a personagem principal é muito meiga e o anjo, que a acompanha durante a história, é muito parecido com as crianças, sabe aquelas que adoram perguntar?
    Bem, a história fala sobre Cecília Skotbu, ela vive intensamente cada momento e anota tudo num caderninho, ela passa quase todo o tempo na cama, uma vez que ela está morrendo. O livro conta a história, na verdade, a história da preparação dela para a morte e assim seu mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo; com um olhar mais profundo e claro para o outro lado do espelho.
    Sim, eu contei o final da história, Cecília MORRE, mas o interessante nesta história é toda a preparação feita para esta “viagem”, pois para Cecília a morte mais parece uma viagem e não um fim. Ariel, o anjo que a acompanha durante o livro, têm diálogos frutíferos, que nos fazem refletir sobre diversas situações e atitudes que tomamos frente a vida, família e sobre nós mesmos, e sobre o porquê de muitas coisas.
    É um livro muito curto e de uma leitura suave, apesar do tema ser pesado (para muitos), em menos de uma tarde ele acaba e deixa a sensação de “Como assim? Porquê? ”. Sei que tem spoiler no texto, mas a parte mais importante dele não é a história em si, mas o impacto que ela causa e o impacto dela na gente. Desafio você a ler esse livro e não refletir!