quinta-feira, 31 de julho de 2014

Jogos Vorazes – Suzanne Collins (Jogos Vorazes – Vol. I)

Admito que só li o livro porque amei o filme!! E mesmo assim demorei um tempão para assistir os filmes.
A história se passa num EUA distópico, onde após uma guerra este foi dividido em 13 distritos, sendo a capital o mais forte, impondo sua força de forma opressiva; ocasionando uma revolta dos outros distritos, e causando a destruição do 13º, como exemplo, além da criação do Jogos Vorazes, onde dois jovens de cada distrito são sorteados para brigarem até a morte em uma arena, somente um pode sobreviver.
Cada distrito tem uma vocação, por assim dizer, sendo responsável por algum setor econômico, sendo mais ricos ou pobres de acordo com o que produzem.
Katniss é a personagem principal, garota de personalidade forte, pouco amigável e com aparente dificuldade para lidar com sentimentos próprios ou de outras pessoas. Tendo como único amigo Gale e sendo protetora com sua irmã Prim. Sua relação com Gale se mostra dúbia, graças a essa dificuldade que ela tem em lidar com sentimentos.
O outro personagem principal é Peeta, o filho do padeiro, que acaba se ligando a Katniss por causa dos Jogos Vorazes, e Katniss se sente em dívida com ele por um fato ocorrido anos antes.
No dia da colheita para os Jogos, a irmã de Katniss é sorteada e esta se oferece no para ir no lugar da irmã, e assim começa sua jornada rumo aos holofotes da fama dos Jogos Vorazes!!!
Durante a preparação para a arena os tributos são tratados como celebridades, tendo de dar entrevista e com direito a estilista e asessores, este irão ajudá-los quando estiverem na arena captando patrocínio. 
Numa dessas participações Peeta se declara para Katniss, que fica atordoada e se questiona se foi uma estratégia para ganhar a simpatia do público ou se é verdade. 
E a partir dai se desenrola a trama, onde mostra uma personagem feminina diferente das que estamos acostumados (talvez a Herminone, seja a personagem de livros/filmes mais próxima de Katniss), pois ela é realmente independente e sobrevive por sua garra, esperteza e habilidades e não por ser bonita ou porque tem um mocinho que a salve sempre... e isso foi uma das coisas mais legais que encontrei na história, e que foi bem mostrado no filme.
A edição brasileira tem uma boa tradução e com um bom ritmo de leitura!! Torcia para que o livro não acabasse por que estava amando ler, e queria que acabasse logo porque estava ansiosa para saber o final!!! este livro realmente me prendeu!!
Aguardo ansiosamente para ler os outros 2 livros da série (ainda não peguei emprestado rsrsrs), assim como o filme que sai este ano!!