quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Looking for Alaska – John Green

Imagem daqui

Looking for Alaska é o primeiro livro escrito pelo John Green (se você vive em outro planeta, John Green é o autor de "A culpa é das estrelas"), e creio eu que o mais aclamado livro da blogosfera.

Daqui

O livro conta a passagem da adolescência pela juventude de 5 amigos pela visão de um dos personagens, Miles (Pudge). Inicialmente Miles é só-mais-um-garoto-que-não-tem-amigos-e-que-muda-de-escola e que decora as últimas palavras de grandes pessoas (sim, as últimas palavras mesmo, antes das pessoas morrerem!), mas depois que conhece Colonel e sua turma, tudo muda. Ele começa a fumar, a beber, a ter amigos de verdade e principalmente a viver. Muito disso é devido a uma pessoa específica, Alaska Young.

Linda imagem dos personagens, tirada daqui

Alaska é uma menina problemática, cheia de conflitos internos e externos. Um desafio e um mistério. Pudge e Alaska vivem um caso de amor platônico, que se resolve não se resolvendo no meio do livro (o que a partir de aqui seria um spoiler, então deixemos para lá).

Alaska <3 Daqui

Do meio do livro para frente, a turma de Miles tenta resolver um mistério (obviamente envolvendo Alaska), o que gera uma série de reflexões entre os personagens. A amizade e a confiança entre eles é testada e reafirmada, sendo o final uma bonita ( e engraçada) ode ao mistério do labirinto.

Daqui
Looking for Alaska saiu pela Wmf Martins Fontes há alguns anos atrás com o título de "Quem é você Alaska?" , mas agora a Intrínseca comprou os direitos, então o livro provavelmente sairá com outro título e nova tradução. Além disso, para 2016 também está previsto o filme do livro, que provavelmente fará tanto sucesso quanto "A culpa é das estrelas".

Preparem seus lenços galera!