sábado, 30 de março de 2013

A Dança dos Dragões – George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo Vol.V)


O ultimo volume lançado – não o ultimo da série, como dissemos, acho que no primeiro texto do especial Game Of Thrones, ainda serão lançados pelo menos mais 2 livros – “A Dança dos Dragões” traz de volta alguns dos personagens que não apareceram no “Festim”.
Esse volume e o anterior se passam simultaneamente, mas enquanto o “Festim” se concentrava principalmente no Sul dos Sete Reinos, este já tem por foco Meereen – onde esta Dany – e a Muralha, aonde Jon tenta conciliar os interesses de Westeros, Stannis e dos Selvagens. Esse jogo de ida e volta pelo Mar Estreito acaba tornando esse volume um pouco cansativo – esta é minha opinião – em contrapartida, no “Dança” ressurgem alguns personagens “desaparecidos”, como por exemplo, Theon e Jorah Mormont, e também surgem alguns personagens novos como – finalmente – Jon Connington – vou parar com esse para não acabar com as surpresas!
Em função dos vários trechos das histórias periféricas, são expostos muitos detalhes do que esta ocorrendo em toda a trama, é claro que surgem alguns mistérios bem interessantes, mas acho que isso foi feito para que o próximo volume seja bem “amarrado”, para que não ocorram duvidas no reaparecimento ou no aparecimento de personagens.
Na realidade nesse ultimo livros as coisas mudam drasticamente, e muitos personagens surgem para confundir mais, o que acaba frustrando qualquer teoria que tenhamos sobre o futuro ou final da saga. Se a intenção de Martin era nos deixar sedentos de uma continuidade, ele realmente conseguiu.
Eu poderia fornecer mais detalhes sobre esse livro, mas não vou fazer porque o meu objetivo aqui era falar das partes que mais me prenderam nessa leitura, eu não poderia falar em especial desse volume sem dar um spoiler monstro, revelando assim uma das coisas que mais me deixaram confusas depois de semanas de especulações. Espero que todos vocês entendam – os que leram e os que ainda não leram – a minha postura frente a essa situação – os que já leram talvez me entendam melhor. O único comentário que eu acho necessário e saudável deixar é: Leiam esse volume, esse realmente muda tudo o que você poderia ter pensado até agora sobre essa saga, e leia até o final, por mais difícil – talvez – que seja continuar a leitura é importante conhecer todos os detalhes, as coisas ditas e não ditas.
Espero que vocês tenham gostado e acompanhado o nosso especial GoT, todos os links de todas os textos estão disponíveis na aba "Resenhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão ou reclamação...