sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A Teoria de Tudo – Jane Hawking

O que esperar de um livro que conta uma parte da história dos mais notáveis acontecimentos científicos das ultimas décadas, e de um dos maiores gênios da física? Garanto que muito mais do que um romance biográfico meloso e superficial, e muito mais do que apenas os disparates de um homem brilhante.

Jane é a mulher que escolheu viver ao lado de Stephen – sim senhores, o Hawking, o grande físico estudioso dos buracos negros e outros fenômenos do universo macro e microscópico – logo após o diagnostico de sua doença: esclerose lateral amiotrófica – ELA – e é Jane que nos conta um pouco sobre a trajetória desse gênio. Eu particularmente tinha desanimado um pouco depois que vi o trailer do filme, que estreou a pouco tempo, mas apesar da historia de amor e de dedicação, Jane traz um relato menos romântico e mais real do que é conviver com todas as dificuldades de construir e manter uma vida ao lado de uma pessoa atingida pela ELA, e ainda nos mostra o agravante, que é o fato de Stephen ser um gênio da física – não que isso seja ruim – e o que sua posição no cenário cientifico exige dele. O fato é que Jane escreve de maneira delicada, revelando as nuances de sua vida ao lado de seu marido e de seus filhos, os meios que ela utilizou para superar algumas dificuldades e como a mascara de família perfeita e feliz escondia vários problemas no dia a dia da casa.

É difícil concluir a leitura e admitir que talvez Stephen não seja um herói absoluto, assim como outros gênios – como Einstein – ele teve muitos problemas com sua família, muitos ocasionados principalmente por ele ser o “astro” da casa, o que tirou um pouco da simpatia que eu sinto por ele. Pensando como livro A Teoria de Tudo me surpreendeu muito, eu o achei extremamente bem escrito – não poderia esperar menos de uma linguista que deu aula até para um dos filhos de Mario Vargas Llosa – e cativante, e ainda tem o bônus de contar os bastidores da vida de um dos maiores gênios da física e de sua família.

Aqui vai o trailer e logo abaixo 10 motivos para assistir ao filme baseado no livro, talvez eu tente uma hora!