domingo, 5 de abril de 2015

O natal do avarento – Charles Dickens (Adaptação de Telma Castro de Andrade)

Quem nunca quis ter uma segunda chance na vida? Ou ver quais atitudes levaram você a ser quem é hoje ou como suas atitudes influenciam as outras? Pois foi isso que o senho  Scrooge teve!

Quem é Scrooge?? É Ebenezer Scrooge, um empresário rico e avarento que vive somente para acumular riqueza, tendo como maior alegria a contagem de moedas, ao fim de um ongo dia de trabalho em seu armazém. Ele despreza qualquer tipo de manifestação de alegria ou bondade.
Odiando especialmente o natal, época em que as pessoas tendem a ser mais generosas.

Todo ano Ebenezer Scrooge recebe o convite para a ceia de natal de seu sobrinho Fred, sempre recusando e mal tratando este. Assim como mal trata seu empregado Bob, o único que demonstra se preocupar com Scrooge.

Numa noite de natal Scrooge. que parece ser igual aos anteriores, onde ele recebe o convite anual do sobrinho, enxota os que aparecem em seu armazém para pedir ajuda em nome do espírito de natal, e discute com voluntários que pediram doações para ajudar os menos afortunados; Scrooge recebe a visita de alguns espíritos que o levam para reviver ou ver diversos momentos de sua vida e futuro.

No começo ele acha que está ficando louco ou que é um pesadelo, mas conforme os espíritos vão aparecendo e o guiando, ele percebe o quanto errou, magoou pessoas e abriu mão de viver em nome do dinheiro. Durante suas viagens ele vai tomando consiência de que se tornou um homem frio, rancoroso, avarento e solitário. E com o último fantasma vê que pode mudar e tornar a própria vida cheia de alegria e pessoas queridas, assim como das pessoas próximas a ele.

Se você já assistiu "Os fantasmas de Scrooge", conhece esta história, que faz parte de uma série de histórias de natal que Charles Dickens publicou por anos. Não li a história original, mas uma adaptação feita para a coleção Reencontro, da editora Scipione, que é uma dessas coleções para incentivar a leitura em crianças durante a fase escolar, tipo a coleção vagalume.
   
http://stg2.novoser.com.br/Imagens%20Abril/obra/capa/9788526246096.jpg