quarta-feira, 3 de junho de 2015

Toda nudez será castigada – Nelson Rodrigues

Mais uma peça de Nelson Rodrigues! 

A peça tem como centro dois personagens, Herculano, víuvo e homem de família conservadora e Geni, prostituta. A história deles se encontra por meio de Patrício, irmão de Herculano e boêmio. No desenrolar da peça outras personagens aparecem, as tias religiosas e faladeiras, Serginho, filho de Herculano cuja a mãe é falecida e pela qual este tem quase uma devoção.

Herculano jurou a Serginho que nunca mais se envolveria com outra mulher, mas Patrício apresenta Herculano a Geni e estes se apaixonam, e contra tudo e todos se casam. Quando esta se muda para a casa da família, conhece Serginho e se apaixona por ele, que deseja destruir o casamento do pai, se envolve com Geni, apesar de suas tendências homossexuais.

Como em outras peças, a história é contada através das personagens, logo não há imparcialidade, só vemos oque estes nos querem mostrar durante a narrativa.

Geni narra através de gravação. na primeira cena Herculano recebe a fita das mao da empregada, e a partir da narração de Geni, Herculano imagina e soma fragmentos de suas memórias, os articulando com a narrativa. Jogando a narrativa e o peso da morte para a narradora da história, assim cmo em O vestido da noiva.