sexta-feira, 1 de março de 2013

A Sangue Frio – Truman Capote



Do famoso roteirista e escritor Truman Capote, “A Sangue Frio” é um romance jornalístico que conta a história do assassinato de uma respeitável família do interior do Kansas. Esse livro foi o primeiro de um novo ramo literário: a literatura não-ficcional, isso porque esse crime realmente aconteceu, e Truman chegou até a conhecer os rapazes que assassinaram a família e a visitar a cidade aonde ocorreu o crime.
O livro é bem interessante, principalmente por que ele aborda a história tanto do ponto de vista da família, quanto dos meninos – Perry Smith e Dick Hikcock, acusados, condenados e enforcados em 1965 – que chacinaram a família. É importante notar que Truman se aprofundou muito no perfil psicológico de Dick e Perry, então até o fim do livro você acaba conhecendo toda a história dos dois, desde a infância, passando pelo momento do crime, da época em que eles viajam, pelo processo de investigação, até os momentos finais de ambos. Esse relato minucioso em momento algum se torna desagradável, e acho que torna o livro até mais interessante, dando material para discussão e reflexão, afinal, não é sempre que temos a oportunidade de realmente “assistir” a investigação de um crime e de avaliar fatos reais ligados a ele.
É um livro muito bom, e muito caro, procurem a edição mais antiga nos sebos – não da para ficar comprando livro novo sempre, e comprar em sebo é uma atitude econômica, pratica e consciente – mas com certeza vale a pena a procura e o preço.

Acessem e Curtam nossa pagina no facebook e acompanhem nossas futuras postagens e sorteios: