sábado, 2 de março de 2013

Anarquistas, Graças a Deus – Zélia Gattai


Um livro fabuloso, “Anarquistas, Graças a Deus” é um verdadeiro banquete pra quem mora ou gosta da cidade de São Paulo, nele é possível visualizar a formação de pontos importantes da cidade e seu crescimento, como por exemplo, a famosa Av. Paulista e suas ruas adjacentes. E é claro, fala dos primeiros boatos de um moço bonito chamado Jorge Amado que começava a fazer “barulho” pelo Brasil.
Filha de imigrantes italianos e moradora de uma das maiores cidades do Brasil, quando ela ainda estava sendo construída, Zélia consegue fazer um relato divertido e pessoal sobre os anos de sua juventude, e nos leva a fazer um “Tour” pelo tempo e espaço, nos fazendo imaginar uma época em que as edificações próximas a Paulista, eram quase todas casas, e em que o Palmeiras ainda se chamava Palestra Itália – só pra constar, eu não sou palmeirense – esse toque de informalidade por vezes nos faz sentir como se a nossa Vó estivesse contando alguma história sua, fator que faz com que a leitura seja muito mais leve e divertida do que ler, por exemplo, um almanaque da história de São Paulo.
Vale a pena conferir esse que é um ótimo livro brasileiro, e que consegue realmente acrescentar alguma coisa na nossa mente, sem ser chato ou cair na mesmice.

Acessem e Curtam nossa pagina no facebook, e participem dos dois sorteios que estão rolando: