sábado, 2 de março de 2013

Anarquistas, Graças a Deus – Zélia Gattai


Um livro fabuloso, “Anarquistas, Graças a Deus” é um verdadeiro banquete pra quem mora ou gosta da cidade de São Paulo, nele é possível visualizar a formação de pontos importantes da cidade e seu crescimento, como por exemplo, a famosa Av. Paulista e suas ruas adjacentes. E é claro, fala dos primeiros boatos de um moço bonito chamado Jorge Amado que começava a fazer “barulho” pelo Brasil.
Filha de imigrantes italianos e moradora de uma das maiores cidades do Brasil, quando ela ainda estava sendo construída, Zélia consegue fazer um relato divertido e pessoal sobre os anos de sua juventude, e nos leva a fazer um “Tour” pelo tempo e espaço, nos fazendo imaginar uma época em que as edificações próximas a Paulista, eram quase todas casas, e em que o Palmeiras ainda se chamava Palestra Itália – só pra constar, eu não sou palmeirense – esse toque de informalidade por vezes nos faz sentir como se a nossa Vó estivesse contando alguma história sua, fator que faz com que a leitura seja muito mais leve e divertida do que ler, por exemplo, um almanaque da história de São Paulo.
Vale a pena conferir esse que é um ótimo livro brasileiro, e que consegue realmente acrescentar alguma coisa na nossa mente, sem ser chato ou cair na mesmice.

Acessem e Curtam nossa pagina no facebook, e participem dos dois sorteios que estão rolando:


Um comentário:

  1. Gostei do post, bem conciso e deixou com uma vontade imensa de conhecer o livro e mais da autora. Nunca havia ouvido falar do livro, mas me interessei pela temática. Geralmente gosto de enredos que retratam uma São Paulo de antigamente (tema que só li na forma de crônicas e contos), e mesmo a questão dos imigrantes; por isso acredito que gostaria bastante dessa leitura.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão ou reclamação...