sábado, 31 de agosto de 2013

O Aprendiz de Assassino – Robin Hobb (Saga do Assassino – Livro I)

Mais um livro de fantástica – em breve voltarei com literatura clássica – que chega ao Brasil, O Aprendiz de Assassino é mais um livro lançado nesse ultimo “pico” desse gênero, que foi causado principalmente por ASOIAF – As Crônicas de Gelo e Fogo.
Devo admitir que a leitura foi muito  mais divertida  do que eu esperava, mas vou explicar direito: eu participei do 1° encontro Leya,  aqui em São Paulo, e o livro escolhido para ser  avaliado foi justamente esse. Esse livro é destinado a um público um pouco jovem – acho que o pessoal de 15 a 21 anos – mas comparado a outros livros desse mesmo tipo é  bem mais... maduro.
Fitz é um garoto que é praticamente forçado a amadurecer em um mundo de intrigas e mortes, mundo este que lhe é proporcionado por seu nascimento: bastardo de Cavalaria, o homem que deveria ser o herdeiro dos Seis Ducados, mas que acaba renunciando quando descobre a existência de Fitz. Mas, isso é apenas o começo, quando o sagaz Rei Sagaz – em breve vou comentar sobre os nomes – o convoca para jurar lealdade, e ser treinado em uma arte nada convencional, Fitz se vê envolvido em um complexo jogo político. Se fosse só isso, já seria um livro que ia me deixar bem interessada, mas tem vários detalhes interessantes, como a Manha e o Talento que são uma espécie de poder ou magia; Bronco e Breu, que são seus mentores, e “amigos” mais íntimos; Sagaz e Veracidade, os dois lados de uma mesma moeda – ou coroa; todo o mistério em torno das decisões de Cavalaria, e também de Paciência; e muitas outras coisas.  Mas você deve estar achando que eu tomei chá de cogumelo, por causa desses nomes esquisitos, Hobb construiu um mundo onde os nomes dos personagens revelam muito sobre sua personalidade, o que eles são – principalmente o do Fitz, que significa bastardo – e o que eles deveriam ser, é engraçado observar as ações deles e esperar que eles ajam da forma esperada ou totalmente diferente – Majestoso não tem nada de majestoso.

Enfim, se você esta procurando uma  leitura  leve,  mas mesmo assim inteligente e divertida,  é uma boa pedida.