terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Roverandom – J.R.R. Tolkein

Um dos vários contos escritos/contados por J.R.R. Tolkien para seus filhos, Roverandom conta a estória de um cachorrinho muito azarado, que viverá muitas aventuras por conta desse azar todo.

Rover é um filhotinho que adora brincar com sua bola amarela, mas que se vê metido em varias aventuras depois de cruzar o caminho de um mago muito mal-humorado, que resolve transforma-lo em um cachorrinho de brinquedo, a partir daí Rover é levado, mandado, enviado, comprado, etc. De uma lojinha de brinquedos ao famoso universo Tolkien – o do Senhor dos Anéis – Rover anda sobre a forma de cachorrinho de brinquedo, voa com asas doadas por uma mago bonzinho que vive na Lua, nada com “barbatanas” no mar, ufa, Rover vive verdadeiras aventuras.

Roverandom é um livro infanto-juvenil que nasceu de algo que realmente aconteceu na vida de Tolkien: um de seus filhos perdeu um cachorrinho de brinquedo na praia; para consolar o filho, Tolkien concebeu essa estória, fazendo do cachorrinho de brinquedo um aventureiro.

Apesar de não pertencer exatamente ao mesmo universo de LOTR, Roverandom é sim um livro de fantasia ou fantástica, seu conteúdo é repleto de ícones fantásticos, é um livro extremamente leve, com uma escrita impecável – nunca espere menos de Tolkiem, mesmo se for uma lista de compras – e mesmo sendo infanto-juvenil me cativou.

Mas uma excelente dica de presente para aquele seu sobrinho(a) que você esta querendo arrastar para o mundo dos livros, Roverandom é uma boa pedida para de crianças a adultos.