domingo, 17 de março de 2013

O Andar Do Bêbado - Leonard Mlodinow



Absolutamente divertido e educativo – não acredito que eu acabei entendendo varias coisas, tanto de história quanto de matemática, física, economia e química – “O Andar do Bêbado” inova ao nos apresentar um universo que em primeira analise parece incompreensível, de maneira simples e pratica, nos mostrando de varias formas como a aleatoriedade e a matemática envolvida nela influem em nossa vida.
A aleatoriedade esta em toda a parte no nosso mundo, desde no resultado de um campeonato de futebol até no sucesso das pessoas que admiramos, mas como identificar e saber interpretar se na aleatoriedade pode ser criado um padrão ou quando ela é realmente desordenada e sem sentido? Esse volume tenta elucidar nossas ideias equivocadas sobre o mundo e sobre as coisas que acontecem a nós, e nos mostrar que às vezes tentamos seguir um padrão que não existe e ignoramos algo que realmente tem poder sobre a nossa vida. Discorrendo de maneira simples e inteligente, Mlodinow nos guia por toda a história da probabilidade e da sua “cruzada” em tentar compreender os processos aleatórios, e ainda durante o percurso tenta inserir vários conceitos tanto de probabilidade, quanto de outros ramos da ciência – como eu já disse e repito: eu acabei por entender outras coisas, fora os conceitos de probabilidade.
Esse é o livro certo para quem quer aprender um pouco mais sobre matemática – mais precisamente probabilidade – mas que não quer virar um verdadeiro especialista, o foco dele é conceito e aplicação. Ele praticamente não possui formulas, apenas algumas tabelas e esquemas matemáticos, isso não compromete a sua qualidade, só não o torna um livro necessariamente cientifico.
Falando em probabilidade, vocês já participaram da nossa promoção: Presente de Outro Planeta, leiam o regulamento e participem, e ainda fiquem atentos, pois em breve colocaremos mais uma promoção no ar!