segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

    E voltamos com Jostein Gaarder! Agora com “O Mundo de Sofia”, uma bela introdução a filosofia (se você não conhece nada sobre o assunto, esse livro é um bom começo), além de uma história envolvente. Deu trabalho pensar no que escrever sobre esse livro, pensei em pelo menos três abordagens diferentes (que devem ser postadas, já que ainda estou elaborando rascunhando, pelo menos,  um texto).
    Bom, vamos ao livro! Nele temos uma história dentro da outra (lembra da metalinguagem que você ignorou/viu na escola? Rsrsrs), já que o livro narra duas histórias que se desenvolvem paralelamente e acabam por se entrelaçarem quando Sofia começa a receber cartões-postais endereçados a Hilde Moller Knag. A história começa quando Sofia passa a receber cartas misteriosas – um curso de filosofia- de Alberto Knox, professor de filosofia, que usa de estranhas formas para ensinar a filosofia ocidental, desde seu nascimento até os dias atuais.
    Dessa forma ambos percorrem a pré-filosofia, no estágio místico da humanidade; filosofia grega, filósofos medievais e renascentistas, surgimento dos racionalistas e dos empiristas, atravessando o pensamento filosófico alemão (Kant, românticos, Hegel e Marx), teoria da evolução de Darwin, psicanálise de Freud, finalmente chagando a filosofia contemporânea.
    Em paralelo a essa viagem filosófica, Sofia recebe postais, enviados do Líbano, de um Major, Alberto Knag, pai de Hilde. Sofia deve entregar os postais a Hilde, mas como fazer isso de ela não conhece nenhuma Hilde Moller?! O curso de filosofia permite que Sofia, gradualmente, encontre a resposta para seus questionamentos relativos a Hilde e Alberto Knag.
    Durante a leitura nos deparamos não só com dois enredos, que se entrelaçam, e com diversos pensamentos filosóficos, mas também somos questionados a cerca do que é realidade e imaginação.

   Oque você faria se descobrisse que tudo oque você acreditar ser real, não verdade é uma história e você uma personagem?
    Como este livro ainda não é domínio público, dessa vez não posso colocar um link com o arquivo, mas se você procurar no youtube, vai encontrar um filme norueguês baseado no livro.