Bom, vamos ao livro! Nele temos uma história dentro da outra (lembra da metalinguagem que você ignorou/viu na escola? Rsrsrs), já que o livro narra duas histórias que se desenvolvem paralelamente e acabam por se entrelaçarem quando Sofia começa a receber cartões-postais endereçados a Hilde Moller Knag. A história começa quando Sofia passa a receber cartas misteriosas – um curso de filosofia- de Alberto Knox, professor de filosofia, que usa de estranhas formas para ensinar a filosofia ocidental, desde seu nascimento até os dias atuais.
Dessa forma ambos percorrem a pré-filosofia, no estágio místico da humanidade; filosofia grega, filósofos medievais e renascentistas, surgimento dos racionalistas e dos empiristas, atravessando o pensamento filosófico alemão (Kant, românticos, Hegel e Marx), teoria da evolução de Darwin, psicanálise de Freud, finalmente chagando a filosofia contemporânea.
Em paralelo a essa viagem filosófica, Sofia recebe postais, enviados do Líbano, de um Major, Alberto Knag, pai de Hilde. Sofia deve entregar os postais a Hilde, mas como fazer isso de ela não conhece nenhuma Hilde Moller?! O curso de filosofia permite que Sofia, gradualmente, encontre a resposta para seus questionamentos relativos a Hilde e Alberto Knag.
Durante a leitura nos deparamos não só com dois enredos, que se entrelaçam, e com diversos pensamentos filosóficos, mas também somos questionados a cerca do que é realidade e imaginação.
Oque você faria se descobrisse que tudo oque você acreditar ser real, não verdade é uma história e você uma personagem?
Como este livro ainda não é domínio público, dessa vez não posso colocar um link com o arquivo, mas se você procurar no youtube, vai encontrar um filme norueguês baseado no livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestão ou reclamação...