sábado, 4 de outubro de 2014

Em chamas – Suzanne Collins (Jogos Vorazes - Vol. II)

A resenha de hoje é do segundo livro da trilogia de "Jogos Vorazes", "Em chamas"!! Devo admitir que o filme me deixou realmente empolgada e ansiosa pelo terceiro livro, "A esperança" e pelos dois filmes baseados neste.

Em "Em chamas" Katniss descobre que ser uma vitoriosa dos Jogos Vorazes tem um preço e que salvar Peeta torna-os eternos amantes... Logo não há a possibilidade de descobrir oque sente por Gale, a partir de agora ela deve assumir o papel garota apaixonada e vivê-lo, sob "supervisão" do presidente Snow.

Após o fim da turnê e o início dos preparativos para seu casamento, é chegada a hora da colheita de novos tributos para a 75ª edição dos Jogos Vorazes, que é uma edição "especial", pois se trata do 3º Massacre Quaternário (Haymitch venceu a 2ª edição do Massacre Quaternário) onde há uma colheita, digamos, especial; pois os tributos desta edição do Massacre Quaternário serão sorteados entre os vencedores de cada distrito. No caso do distrito 12... Há somente três vencedores... E assim Katniss e Peeta retornam a Capital e a arena.

Katniss tem o dever de convencer o presidente Snow de que seu amor por Peeta não é encenação, pois suas atitudes geraram certa tensão entre a capital e os distritos.

Neste livro vemos o quanto Katniss realmente se importa com Peeta e o quanto cada tributo/vitorioso parece ter pago/sofrido por isso.

Achei que neste livro ela se torna uma peça de algo que está tomando forma, mas de forma inconsciente, a impressão é de que ela está sendo manipulada desde o começo e não tem consciência.
E Haymitch mostra que é muito mais que um bêbado obrigado a aguentar Katniss e Peeta, ele se mostra muito mais esperto do que Peeta, aumentando a minha simpatia por ele! ^^
E com passar do livro tive a impressão de que a Katniss do filme é muito melhor que a do livro, no filme ela é menos manipulada, no livro ela é uma boba que não consegue pensar direito. Mal que acomete quase todos os personagens principais de séries. De qualquer forma a leitura é válida, pois a tradução está muito boa e a história muito bem escrita!!!! Assim como os filmes, até o momento, foram muito bem produzidos!!