sábado, 23 de agosto de 2014

Vestido de noiva – Nelson Rodrigues

Minha 1ª vez com Nelson Rodrigues, acho que esta seja a peça mais famosa do autor e seu 1º sucesso nos palcos.

Sobre a história não há muito o qe falar (sem dar spoiler), mas trata basicamente de algo que se passa na cabeça da personagem principal (Alaíde) durante uma cirurgia de emergência para tentar salvar sua vida após um atropelamento; em torno de seu casamento com Pedro (o qual roubou de sua irmã, Luiza); misturado a seu delírio (onde Clessi, prostituta de luxo assassinada pelo jovem amante, está presente e cuja a história impressionou Alaíde). Ou seja, a trama se passa em três "espaços": a realidade (pouco presente), a memória (mais presente que a realidade) e a alucinação (que domina o palco).

Basicamente a história é essa, mas o interessante é o que está por trás dela e de suas personagens, há o interesse sem pudor (Alaíde roubou o namorado RICO da irmã), Alaíde desejou a vida de Clessi (o ambiente em que esta vivia, o jovem amante, etc.); Pedro casou com Alaíde e a traia com Luiza, sua cunhada.

A presença destes elementos me lembrou a São Paulo (colocar o nome do autor, pq esqueci); a sociedade retratada em "Madame Bovary", onde se vive de aparências; a sociedade mostrada em "A Casa de Bonecas"; onde os desvios de caráter e valores são mostrados de forma crítica.

Devo admitir que foi uma boa leitura e que pretendo ler e assistir mais peças de Nelson Rodrigues (assisti "Viúva, porém honesta", no Itaú cultural). Esta edição de "Vestido de Noiva" é da editora Nova Fronteira, ótima para quem não conhece Nelson Rodrigues!!! Tem uma análise da obra, glossário com termos teatrais e exercício (Dica para quem dá aula! ;)).