segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Every day – David Levithan

Linda imagem daqui
Every day 


David Levithan 
Knopf Books for Young Readers 







Every day a different body. Every day a different life. Every day in love with the same girl. 


A frase da capa do livro explica exatamente do que o mesmo se trata. A (sim, o nome do/a personagem principal é A) é um tipo de espírito (ou algo assim) que a cada dia acorda em um corpo diferente, vivendo a vida da pessoa que ele "incorporou". Tudo vai muito bem, até que ele vive a vida de um cara chamado Justin e se apaixona pela namorada dele, Rhiannon. Toda a história se passa na tentativa de "namoro" dos dois, até que um dia ele acorda no corpo de um rapaz chamado Nathan e a vida dele começa a desandar. 
Imagem daqui


O livro é estranho, é confuso, mas é bem escrito. O David (a.k.a. autor), consegue lidar bem com a confusão da vida do A e da Rhiannon, trazendo toda a estrancinhe da vida dele de uma forma que te deixa ao mesmo tempo com pena dele e pensando em como aproveitamos pouco a nossa vida. Um acontecimento no meio do livro me fez ficar um pouco assustada, mas nada que não fosse bem contornado. O final do livro é triste, pra mim pelo menos, mas uma tristeza com uma pontada de esperança. Li algumas coisinhas que talvez fosse lançada uma "continuação",um livro chamado Rhiannon, que seria basicamente Every Day pelo ponto de vista dela, mas não achei uma fonte confiável pra dizer se a informação procede ou não (mas bem que poderia né, sendo uma coisa meio Belo Desastre/Desastre Iminente). 
No Brasil o livro saiu com o nome de "Todo dia" pela Galera Record e apesar de ter agradado a blogosfera, parece que não foi um "boom" de vendas. O autor tem vários outros livros publicados, com destaque para Dash & Lily’s Book of Dares que a galera da gringa morre de amores (e que já entrou nas minhas futuras leituras) e Will Grayson, Will Grayson, um outro livro que também promete ser bem bom. 

Alguém já leu Every Day ou algo do David? O que acharam?