Mostrando postagens com marcador Álvares de Azevedo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Álvares de Azevedo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de junho de 2013

Tudo que é sólido pode derreter

Estranhou o título do post? Provavelmente sim.

    Vou falar um pouco sobre "Tudo que é sólido pode derreter" série da TV Cultura, exibida em 2009 com 13 episódios, baseado num curta metragem de mesmo título. Atualmente ela é (re)exibida pela Sony Spin (sexta as 21:30h) e pela TV Rá Tim Bum (Sábado e Domingo as 23:30h)

Tudo que é sólido pode derreter


    Curta metragem
    Série

Mas porque estou falando de uma série num blog sobre livros???

    Porque a série serve como forma de apresentação de alguns livros importantes da literatura, além de ser uma boa forma de mostrar como ela não é chata e atrair novos leitores. =D

    A série é juvenil e tenta explorar o universo adolescente, a partir do cotidiano de Thereza, que enquanto estuda literatura de língua (quem nuca passou raiva ou dormiu na aulas de literatura, mas também se apaixonou por diversos livros e conheceu outros tantos?) portuguesa, vai descobrindo e se envolvendo com as histórias.

    Viajando por entre o O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma, a série traça paralelos entre livro e a vida de Thereza, misturando humor e drama enquanto aborda a transição para a vida adulta.
Durante os episódios somos guiados pela própria Thereza que faz uma mistura entre seu cotidiano e o livro estudado, através do seu mundo e de seus sentimentos. Sempre acompanhada de seus amigos Marcos, Letícia e João Felipe, sua rival, Dalila, seus pais, Marta e Décio, e pela lembrança de seu falecido tio, Augusto, com quem ela tinha uma ligação muito forte e conversas inspiradoras.

PS: Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, o filme, mostra como Hamlet pode dialogar com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.





segunda-feira, 8 de abril de 2013

Noite na taverna - Álvares de Azevedo

    Ah, o romantismo. Quem não gosta de um romance?? Tenho de admitir que gosto bastante do ultrarromantismo brasileiro, afinal mistura três coisas que me atraem: amor, erotismo e morte (Livros, filmes, séries ou qualquer coisa que envolva estes três temas são fortes candidatos a me conquistarem.).
    O escolhido de hoje é “Noite na taverna” de Álvares de Azevedo, o livros é mais uma coletânea de histórias/contos. No começo do livro se passa numa taverna, onde um grupo de viajantes estão bebem e contam histórias pelas quais passaram.
São sete capítulos, o primeiro é introdutório e os seguintes são dedicados a cada um dos viajantes reunidos e o último finaliza o livro, dando um tom de realidade as histórias. As histórias giram em torno de amor, da morte e bebida (como forma de amenizar o sofrimento causado pelo amor).

É preferível morrer por amor que viver sem ele.


    A noite é simbólica e reflete a melancolia interior dos personagens, sendo a taverna o ambiente perfeito para que temores e desejos de cada personagem dominem a atmosfera. Surgindo, assim, as imagens de violência e delírios relacionados à morte: "No aperto daquele abraço havia contudo alguma coisa de horrível. O leito de lájea onde eu passara uma hora de embriaguez me resfriava. Pude a custo soltar-me daquele aperto do peito dela... Nesse instante ela acordou... Nunca ouviste falar de catalepsia? É um pesadelo horrível aquele que gira ao acordado que emparedam num sepulcro; sonho gelado em que sentem-se os membros tolhidos, e as faces banhadas de lágrimas alheias, sem poder revelar a vida!" (Solfieri).
    O texto está bem curto, mas é interessante ler por ser uma obra do romantismo nacional, para quem está acostumado a livros complexos talvez não goste muito, pois apesar da linguagem e do lirismo ele é de simples leitura. Mas serve como introdução ao mundo romantismo, aquele que sofrer por amor é algo extremamente valorizado.



obs: Clicando na citação, você vai para a página de download do livro.