Mostrando postagens com marcador Romance. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Romance. Mostrar todas as postagens

domingo, 11 de outubro de 2015

Simplesmente Acontece – Cecelia Ahern

Admito que ainda tenho preconceito com filmes e livros românticos, e este livro e filme também foram vítimas deste preconceito tão bem enraizado. E como hoje a resenha é sobre esta história, consegui deixar de lado este preconceito e assiti o filme, e em seguida li o livro.
A história é sobre Rosie e Alex, melhores amigos desde a infância e separados na adolescência, por conta da mudança de Alex para o outro lado do Atlântico; tem início os encontros e desencontros na vida de ambos.
No baile de formatura Alex, não consegue chegar a tempo de acompanhar Rosie, que acaba indo com um colega de classe que não suportava e acaba engravidando e, por isso, tem de abrir mão de muitos sonhos e histórias que poderiam ser vividas, e acaba por ganahr uma vida jamais sonhada por ela aos 18 anos! Pois além da gravidez, ela também ganha a missão de criar a filha sozinha...
O tempo passa e a amizade entre Alex e Rosie se fortalece, assim como os desencontros da vida. Casamentos, divórcios, nascimentos e mortes ocorrem ao longo de toda a história, e nós que estamos acompanhando tudo isso ficamos ansiosos e torcendo para que eles tenham um final feliz! Admito que quase tive um treco, afinal até o último minuto tudo pode mudar.
Como esperado há certa diferença entre o filme e o livro; no filme a história é mais rápida, os acontecimentos ocorrem num menor intervalo de tempo e há personagens fundidos, que tem suas ações realizadas por outros personagens no livro. Já o livro se passa num espaço de tempo maior, há mais personagens e (oque mais me chamou a atenção) é todo escrito por meio de troca de mensagens!!!! Cartas, emails, SMSs, e isso permite com que o leitor possa ver os acontecimentos por meio do sentimento e ponto de vista de cada personagem!!!!
O livro fez com que eu refletisse muito sobre o papel da mulher no mundo e como a criação de um filha pode alterar, e muito, a vida desta, mesmo que ela queira fugir desta responsabilidade, não há esta opção! Isso é imposto a ela como obrigação. Afinal o filho é dela! O pai da filha de Rosie, Katie, só passa a ter contato com a filha quando esta se torna adolescente, até então nem os avós paternos se deram ao trabalho de ter contato com a neta (No livro Rosie chega a citar que eles chegaram a passar por elas na rua e agirem como se fossem completos desconhecidos). Ao longo de toda a história Rosie paga o preço de ser mãe solteira, apesar do apoio dos pais, enquanto o pai de Katie passa como o cara legal, quando reolve conhecer a filha; e isso foi um dos pontos que me fez gostar da história.
Tanto o filme quanto o livro são ótimos e de fácil leitura! Apesar do tema meio espinhoso, são agradáveis e ótimos para se distrair um pouco!



quinta-feira, 2 de abril de 2015

A Batalha das Rainhas – Jean Plaidy (A Saga dos Plantagenetas – Vol. V)

Um pouco menos centralizado, justamente por tratar de um conflito entre duas rainhas, de duas coroas diferentes – Isabella de Angoulême rainha-mãe da Inglaterra, e Blanche de Castella rainha-mãe da França – A Batalha das Rainhas tornou o contexto histórico muito mais amplo e interessante, porém se tornou um pouco confuso, o livro foi intercalando capítulos entre fatos que ocorriam na França e na Inglaterra, mas às vezes dava a impressão de as “épocas” não se corresponderem muito bem.

É chegada a hora de apresentar as antagonistas desta batalha história: Isabella de Angoulême já foi uma personagem importante no livro anterior, O Príncipe das Trevas, viúva de João Sem Terra, Isabella permaneceu no país até um pouco depois da coroação de seu jovem filho, Henrique III, porém após ver que na Inglaterra não seria de tão grande importância quanto queria – pois logo Guilherme Marechal e Hubert de Burgh assumiram a frente do país, enquanto Henrique ainda não atingia idade e maturidade o suficientes para assumir o controle da Inglaterra – logo deu um jeito de voltar para perto de sua terra natal, Angoulême, com o pretexto de levar sua filha, Joana, para se casar com seu antigo amor, Hugo de Lusignan, nem precisamos dizer que nada costuma sair como o planejado quando se envolve Isabella. Do outro lado do embate esta Blanche de Castella, neta de Henrique II e Eleanor da Aquitânia – por isso houve a tentativa de tomar a Inglaterra no volume anterior: Blanche, casada com Luís VIII, príncipe da França, por ser neta do casal real também teria direito ao trono – foi escolhida em detrimento de sua irmã, por Eleonor da Aquitânia, para ser esposa do filho de Filipe Augusto, rei da França e amigo de Ricardo Coração de Leão; após um período tranquilo, Blanche se vê em uma situação parecida com a de Isabella, porém com uma vantagem: ela sim seria regente da França, e cuidaria para que seu filho, Luís IX assumisse quando fosse o tempo certo.

Parece extremamente confuso – e realmente é – mas cada um dos acontecimentos fazem com que além de serem inimigas naturais – a rainha da Inglaterra e a da França – Blanche e Isabella se tornem ferrenhas adversárias no jogo de poder. Isabella sempre a mulher de beleza excepcional não deixa barato o fato de ter que se curvar para Blanche, e Blanche como a rainha exemplar que desempenhou seu papel como uma verdadeira neta de Eleonor da Aquitânia não poderia deixar essa “insubordinação” barata.

Senti um pouco a confusão no “compasso” da estória, às vezes uma parte dela parecia estar muito a frente da outra, porém após tudo entrar em um ritmo mais tranquilo e períodos mais curtos, as peças se encaixaram melhor. O livro foi uma “guinada” na série em relação ao anterior, ele é muito mais dinâmico, e é realmente possível ver a importância dos acordos e casamentos no contexto geral da trama. Apesar de exigir um pouco mais de atenção, A Batalha das Rainhas , é um livro que assim como O Prelúdio de Sangue e O Crepúsculo da Águia, assume um ritmo acelerado, e tão intrigante quanto eles.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Como água para chocolate – Laura Esquivel

  O que dizer deste livro? Delicioso, intenso, romântico entre outras coisas!!!! SIM! Sou apaixonada por esse livro e pelo filme, desde criança!
  O livro narra a história de Tita, filha mais nova, de três irmãs, de uma família matriarcal, que tem sua vida marcada por um amor proibido e receitas, sua vida se passa na cozinha, é nela que Tita se sente confortável e feliz, na maior parte do tempo.
  Cada capítulo corresponde a um mês do ano e tem sua receita correspondente. A narrativa do livro começa com o nascimento de Tita, na cozinha, e como ela cresce em meio aos sabores e aromas presentes nesta, e sua relação próxima com a cozinheira da casa, posto que vem a assumir mais tarde com a morta da mesma.
  Em dado momento Tita conhece Pedro, e acabam se apaixonando, este pede sua mão em casamento, mas a mãe recusa e oferece a filha mais velha, Rosaura, pois Tita somente poderá se casar após a morte da mãe, até lá é dever dela cuidar da mãe. Como é de se esperar Pedro e Rosaura se casam, mas o amor dele por Tita permanece e daí aparecem alguns conflitos com a mãe de Tita, Rosaura, com Pedro e com ela mesma.
Mas porque essa história é diferente das demais? Além de ter a cozinha como parte importante, diria até que como personagem da história, ao cozinhar Tita passa seus sentimentos para os pratos que cozinha e quem os come, passa a sentir o mesmo que ela sentia ao cozinhar ou a expressar seus desejos, isso foi marcante para mim desde a primeira vez que vi o filme e ficou mais forte ao ler o livro.
  Quanto as diferenças entre livro e filme, como de se esperar o livro é mais completo que o filme; o narrador de cada um é diferente, no livro o narrador é onipresente, já no filme uma personagem narra a história; o filme é mais condensado e as receitas não são tão marcantes quanto no livro.
  Para dar um gostinho do filme, lançado em 1992, segue o trailer (no youtube você pode encontrar o filme completo) e para quem quiser ler tem a versão digital na internet e a versão importada em espanhol (a que eu li) na Livraria Cultura (onde comprei a minha edição), a versão traduzida acredito que deva ter em sebos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Príncipe Mecânico – Cassandra Clare (As Peças Infernais, Livro 2)

Segundo volume da saga que assim como Instrumentos Mortais se passa em um universo de Nephelins em constante conflito com outras raças do submundo, Príncipe Mecânico é um livro divertido, não tão conclusivo quanto eu esperava ser – eu presumi que ele tivesse uma conclusão para a estória que se passa nele, ou algumas descobertas mais importantes ou expressivas – mas mesmo assim se revela um bom entretenimento.

Will Herondale continua sendo o garoto dos olhos de... todos (?), e nesse volume conhecemos um pouco mais sobre ele e os motivos que o levam a agir como um babaca (quase sempre); Tessa  continua no Instituto de Londres e agora ajuda Charlotte a manter o mesmo, devido aos acontecimentos do livro anterior a sua liderança e a do seu marido (coloquei Henry no meio da estória mas a verdade é que quem manda ali é Charlotte, e ainda bem) são questionadas; Jem ainda é o garoto perfeito e ainda luta por sua vida e pelo coraçãozinho de Tessa. Esse é o resumo do livro, o certo é que apesar de a disputa pela liderança pelo instituto de Londres e algumas outras revelações da vida de Will serem até que interessantes, eu sinto que Clare da um pouco mais de prioridade a parte romântica da estória, não sei se porque presume-se que quem leia Peças Infernais já tenha lido Instrumentos Mortais e por isso já conheça o universo de ambas as sagas, mas o fato é que falta o desenvolvimento mais detalhado dessa parte mais séria ou técnica do livro, como a história do Nephelins, ou o desenvolvimento de alguns outros personagens mais “antigos” no instituto, na verdade eu acho a “mitologia” e o desenvolvimento do universo da estória bem pobre. O que vemos neste livro e no anterior é um romance com fundo fantástico e não uma saga fantástica com romance – parece confuso, mas creio que leitores assíduos de fantástica saberão do que eu estou falando.


Em momento algum eu achei o livro exatamente ruim, ele só é um pouco diferente do que eu esperava e do que eu estou acostumada. Tessa, Will e Jem são uns fofos, mas é meio frustrante a pouca quantidade de informações sobre o universo, e a falta de uma trama mais ampla, com mais núcleos, deixa o livro um tanto repetitivo e às vezes cansativo. É uma leitura bem leve, bem com “UM foco”, não existe confusão devido a personagens, enfim, é bem simples.

domingo, 21 de setembro de 2014

Se Eu Ficar – Gayle Forman, resenha por Évelin Ascari

Mia tem 17 anos e já conta com um futuro promissor. Sua família é perfeita, tem um namorado incrível e seu sucesso na música clássica está muito perto de decolar. Mas tudo muda quando, em um dia de neve, ela, seus pais e seu irmão sofrem um acidente de carro. Embora ela não sinta nada, é surpreendida ao recobrar a consciência e se deparar com uma equipe médica tentando salvar sua vida em meio aos destroços do carro.

A partir daí ela vive ou sobrevive às 24h mais conturbadas de sua vida. Mia não entende porque ainda está por perto, no hospital, assistindo ao sofrimento da sua família e amigos enquanto seu corpo passa por todo tipo procedimento médico. Ela não sabe como agir e muito menos o que pode controlar ou não.

Não posso deixar de falar que seus pais são ótimos, mesmo. Seu pai é um ex-integrante de uma banda de punk rock, mas que decidiu se tornar professor quando a responsabilidade do segundo filho bateu à porta. Sua mãe faz o tipo durona, que fala palavrão, usa calça de couro, mas que tem o maior coração do mundo.

Se Eu Ficar é um livro intenso. Bastaram dois dias para que eu lesse suas 190 páginas. A autora Gayle Forman foi muito feliz quando não complicou a narrativa, é muito fácil ler páginas e páginas sem se dar conta da quantidade. Os capítulos são alternados entre o presente de Mia, no hospital, e fatos anteriores ao acidente, onde podemos conhecer sua família, amigos e principalmente o doce romance com Adam.

São muitos os detalhes que eu prefiro não mencionar para não estragar o gostinho da nova leitura. É uma história de perda, dor e amor. Amor em todas as suas formas.

Apaixone-se.

Obs: se você gosta de ouvir música enquanto lê, tenta colocar alguma clássica. Faz toda a diferença, eu testei!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

<3
Existem livros que você pega, e tem livros que pegam você... para todo sempre... Orgulho e Preconceito é um deles.
Jane Austen foi a minha primeira (e ainda é a mais amada) escritora clássica, e Orgulho e Preconceito foi o meu primeiro (e ainda é o mais amado) livro fora do universo juvenil.

E não poderia ter sido uma escolha melhor!

Se você vive em outro planeta, Orgulho e Preconceito conta a história da família Bennet com suas 5 filhas (e nenhum filho) e como isso acarretará no futuro das meninas. Segundo a mãe descontrolada este é um grande problema que deve ser tratado com um belo casamento de pelo menos uma das meninas, o pai omisso apenas observa a zoeira...
Mas dentre essa casa desnorteada temos Jane, a filha mais bela e Lizzy, a mais sensacional protagonista da história! As duas são as irmãs mais velhas e centro da história... Enquanto Jane busca um amor verdadeiro, Lizzy quer apenas paz no seu mundo.
Até que um dia chegam Mr Bingley e Mr Darcy, e a vida das duas muda. A desilusão em busca do verdadeiro amor centrado em Bingley e Jane e o orgulho de Lizzy e o preconceito de Darcy são os pontos chave na história, que convenhamos, é uma crítica sensacional a sociedade da época.


O final, bom, o final não é importante quando a história é muito mais do que somente um "e viveram felizes para sempre"...


E se você acha que Orgulho e Preconceito é um livro de gente velha, lembra de qual era o nome do personagem principal desse filme aqui?

sábado, 30 de agosto de 2014

Um amor perfeito – Susan Fox (Saga Caribou Crossing - Livro 01)

Nova saga da Susan Fox!!! *_*

Dessa vez série deve contar as histórias de um geração, da mesma família, por livro (bem no começo ela já fala que o próximo livro será a história de Jessie, filha do casal protagonista deste livro).
A história se passa no Canadá, na pequena cidade fictícia de Caribou, onde praticamente todos se conhecem.

A história começa já na festa de casamento de Wade Bly e Miriam, pulando rapidamente para anos depois quando a família se muda para o rancho que pertence a família Bly há algumas gerações. E ai começa, os problemas da família...

Ao assumir o rancho, eles assumem também uma hipoteca e para dar conta de pagar todas as prestações, Miriam tem de trabalhar fora e ajudar na contabilidade, e Wade tem de trabalhar mais manter o rancho. Mas Miriam fica grávida e sofre complicações que podem ter grandes consequências na vida do casal.
Já Jessica ou Jessie fica meio que de lado, sua presença fica praticamente vinculada a de seu amigo de escola... (Dica para o próximo livro da saga! Eles estão sempre juntos e se dão muito bem, lembram da Marillee e do Matt?)

A história é fofa, bem escrita/traduzida, mas se você espera as aventuras sexuais parecidas com as das irmãs Fallon... Irá se decepcionar, aqui o foco é mais voltado para a construção do relacionamento de Wade e Miriam.

E novamente, neste livro ela diz que os leitores podem entrar em contato com ela pelo site ou pelo facebook.

Fallon

domingo, 10 de agosto de 2014

A Pousada de Rose Harbor – Debbie Macomber


Se você quiser um livro leve, sem complicação e para uma tarde ensolarada, A Pousada de Rose Harbor vai cair perfeitamente. 

Conta a história de Jo Marie Rose, que após ficar viúva, decide investir parte de uma herança comprando uma pequena pousada em Cedar Cove.

Como hóspedes ela recebe Joshua Weaver, que voltou à cidade para cuidar de seu padastro doente e rancoroso, e Abby Kincaid, que volta pela primeira vez em vinte anos somente pelo casamento de seu irmão, já que no passado uma tragédia em que ela se envolveu na cidade transformou completamente sua vida.

A narrativa nos conduz pelos sentimentos dos três personagens, cada um à sua maneira e com seus próprios conflitos, que aos poucos vão se revelando e resolvendo.

É escrito em primeira pessoa, cada capítulo é dedicado a um personagem e a mensagem principal do livro é que todos, sem exceção, têm uma chance de recomeçar. 

Aprecie.

Autora: Debbie Macomber
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 352

domingo, 3 de agosto de 2014

As Violetas de Março – Sarah Jio


Acreditem ou não eu já ganhei um livro da cortesia do Skoob. E foi "As Violetas de Março" de Sarah Jio, publicado pela Editora Novo Conceito em 2013. Confesso que quando cliquei em participar não estava tão interessada na história e sim na esperança de ganhar pela primeira vez alguma coisa em um sorteio.

Sorte a minha! Ganhei duas vezes, a primeira quando recebi o livro de surpresa em casa (eu não tinha conferido o resultado) e a segunda quando me deixei levar pela leitura.

O livro agrada no primeiro contato, a capa é delicada e todas as folhas são decoradas. Apesar de romance não ser o meu estilo favorito a história não demorou a me cativar.

Fala sobre Emily Wilson, mulher jovem, escritora, que está passando dificuldades na vida pessoal - um divórcio - e na vida profissional - falta total de inspiração para seu livro. Na tentativa de reorganizar a própria vida ela parte de férias sem fim definido para a ilha de Bainbrigde, onde mora sua Tia Bee e onde ela costumava passar as férias na infância.

Ela se deixa levar pelo clima de nostalgia e tranquilidade da ilha e chega a reencontrar um antigo namorado da adolescência, mas tudo muda quando em seu quarto de hóspede, em uma gaveta, ela encontra um diário de 1940 e começa a lê-lo furtivamente.

Enquanto se aprofunda na biografia retratada nas folhas velhas e amareladas ela vai desvendando aos poucos um mistério que envolve várias pessoas da ilha e até mesmo sua própria história.

A narrativa é alternada entre Emily e o diário que ela está lendo, o que dá a sensação de ser um livro dentro do outro. É doce, desperta sorrisos, melancolia, vontade de tirar férias à beira-mar e principalmente esperança.

sábado, 26 de julho de 2014

O Mapa do Tempo – Félix J. Palma


Livro publicado em 2010 pela Intrínseca, O Mapa do Tempo, conta pelo menos 3 estórias que acontecem mais ou menos simultaneamente – exceto a ultima que ocorre depois das duas primeiras.

Andrew Harrington é um jovem rico e infeliz, que procura o suicídio após o trágico esquartejamento de sua amada pelo lendário Jack o Estripador, mas que se envolve em uma louca estória com viagens temporais para tentar salvá-la antes que tudo ocorresse. Já Claire Haaggerty é uma abastada mocinha que não vê graça na época em que foi fadada a viver, e vê na empresa Viagens Temporais Murray a oportunidade de viver no longínquo ano de 2000 – o romance se passa praticamente todo em 1896 – ela só não imaginava que, de cara, ia viver um romance com o famoso e corajoso capitão Derek Shackleton. Por trás dessas duas estórias o nosso amado H.G. Wells, claro, o nosso herói com aspecto de passarinho, que esta presente em todas as 3 estória, inclusive, na terceira e ultima, ele é o “protagonista”. E como um escritor pode ser o herói da estória? Quando Wells se vê envolvido em um grande estratagema temporal para roubar sua obra – mais especificamente o livro, O Homem Invisível – e a de seus colegas de profissão, Bram Stoker e Henry James – o Drácula e o A Outra Volta do Parafuso – ele vai ter que mostrar seu lado mais racional e inteligente, para concertar todos os desvios temporais, e também – por que não? – seu lado mais humano, não só na ultima estória, como nas outras duas.

Não posso falar que foi uma leitura rápida e fluida, eu começava a ler, parava, e não sentia aquela necessidade de saber o fim da estória, foi uma leitura mais lenta, apesar disso, não consegui identificar o porquê, o estilo de escrita não me desagradou, a estória não é desagradável, só não foi tão boa quanto eu esperava, a experiência como um todo.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

De repente,o desejo – Susan Fox (Irmãs Fallon - Livro 4)

    Chegando com mais um livro das irmãs Fallon!!! Finalmente chegou a hora da Merilee se casar!!!! 
Pelo menos era oque todos achavam... Até que Merilee repensa sua relação com Matt, após ver toda a paixão entre suas irmãs e seus namorados. E vê que seu longo relacionamento com Matt não tem essa paixão, eles sempre estiveram ali,nunca precisaram mudar nada... Estavam presos a uma rotina...
    Desesperada com esse pensamento, ela conversa com Matt e cancela o casamento. 
    Assim começa o livro mais legal das irmãs Fallon! Sim, ele começa com o cancelamento do casamento da Merilee junto com uma indefinição da situação entre Matt e ela (chega a ser incômoda para quem lê). Depois do cancelamento vem a parte prática "Oque fazer com os convidados?" "A reserva do local da cerimônia?" "Todas as irmãs vieram para o casamento que não vai acontecer!", oque fazer com tudo isso? 
    E a viagem? Ah, a viagem... rsrsrsrrs
    Claro que algo tinha de acontecer na viagem. Os dois acabam fazendo a viagem juntos!! A viagem que seria de lua-de-mel se transforma numa viagem de autoconhecimento para os dois, já que ambos sempre estiveram juntos e forma parte de um todo. O começo da semana no cruzeiro é meio estranha no começo, afinal dividir o quarto com seu ex noivo não é a situação mais confortável do mundo. Só que aos poucos esse gelo vai sendo quebrado e eles passam a viajar como amigos. neste momento as coisas começam a se complicar mais ainda; pois o clima entre eles começa a mudar e a esquentar, tudo isso com paradas por cidades mexicanas. 

    Bem... o final é parecido com os dos outros três livros,com direito a umas duas "surpresas" que não citei por aqui, porque foi difícil escrever a resenha sem contar a história detalhadamente!!! (Foi terrível.)
    A história foi envolvente, só não li mais rápido por causa da faculdade (Sim, estou repondo a greve ¬¬'). E no final do livro tem um textinho da autora para os leitores, onde ela agradece e diz que adora ter contato com seus leitores, inclusive pede para entrar em contato, afirmando que responde.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Free-books: uma boa ideia e ação das editoras


Não é de hoje que vida de leitor é vida dura: temos muita vontade de ler, pouco tempo para isso e quase nenhum – pelo menos a maioria das pessoas – dinheiro sobrando para adquirir todos os livros que desejamos ler, mas que não encontramos em qualquer biblioteca...
POR ISSO fico muito feliz quando eu vejo iniciativas como a da DarkSide, Companhia das Letras e outras editoras  que disponibilizam livros gratuitamente. Geralmente no formato PDF ou E-PUB, não são títulos fáceis de serem achados, em geral são contos complementares de outras histórias ou mesmos contos isolados de alguns autores famosos, mas não deixam de ser uma  boa opção para quem quer ler algo novo!
Esses são os títulos que eu "andei" baixando:


Partes do Eu de Augusto dos Anjos;

O Corvo de Edgar Allan Poe  na versão original e ainda duas traduções famosas: uma  feita por Machado de Assis e outra por Fernando Pessoa;

O Hóspede de Drácula de Bram Stoker;

Mundo de tinta: contos, de Cornelia Funke;


O Príncipe de Kiera Cass.

Esses três últimos podem ser baixados em E-PUB e o programa que eu indico para a visualização é o  Adobe Digital Editions 2.0 que é muito legal! Para baixar clique aqui.

domingo, 17 de novembro de 2013

Filme – E o Vento Levou (1939)

Essa imagem é mais famosa que os cartazes do filme... já começo a ouvir a musiquinha...
Para estrear um novo segmento do blog, nada melhor que começar com um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos: 13 indicações para o Oscar, assistido por um verdadeiro “mar” de pessoas e sucesso de bilheteria (clique aqui para saber mais); estou falando é claro de “E o Vento Levou”.
Na hora em que meu pai chegou em casa, e disse que ia assistir “E o Vento Levou”, eu juro que quase levantei e fui para o meu quarto ler, mas fiquei curiosa, afinal: um filme presumivelmente romântico que meu pai queria assistir? Vamos lá, Scarlett O'Hara  – interpretada por Vivien Leigh – era uma garota mimada que “estava” apaixonada por Ashley Wilkes – Leslie Howard – e que vê seu sonho de se casar com seu amor, ir por água a baixo quando é anunciado o noivado de Ashley com Melanie Hamilton –  Olivia de Havilland – até ai tudo muito normal, mas tem ainda o plano de fundo: a Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana – é importante frisar que este filme mostra todo o conflito do ponto de vista sulista.
Adoro uma estória com um fundo histórico, mas, acho que, o que me fez mandar esse filme, para a lista dos melhores que eu já assisti, com certeza foi a sutileza e a beleza nos diálogos, na construção da estória – lembrando que esse filme foi baseado no livro de mesmo nome de Margaret Mitchell – e seus personagens, cheios de defeitos, que nos fazem rir de verdade. A vida de Scarlett é tão trágica e cheia de reviravoltas e o modo como ela lida com as coisas é tão espirituoso que acaba tornado o filme divertido – é tão trágico que chega a ser cômico – é claro que muitos assuntos são sérios e realmente tristes, mas é impossível não se divertir.
Espero que procurem esse filme, e que se divirtam tanto quanto eu me diverti.

domingo, 27 de outubro de 2013

De repente, o destino – Susan Fox (Irmãs Fallon - Livro 3)

    Mais um livro com uma das irmãs Fallon, dessa vez a história é da irmã mais velhas, Theresa Fallon, profesora universitária de uma universidade australiana, considerada a gênio da família (também pudera, entrou na univesidade aos 14 anos!!). Essa história não foje muito do padrão das outras irmãs, ela conhece um cara lindo durante a viagem para o Canadá, onde vai organizar o casamento da irmã Merilee. 
    A história se passa simultaneamente as de Jenna e Kat, mas diferente destas Theresa não sonha com o amor de sua vida e tão pouco está disposta a conhecer algum homem, diversão e esponteneidade não fazem parte da sua vida (ela é a pessoa mais previsível da família, sempre fazendo oque é esperado) até esta viagem. Onde ela conhece Damien.
    Damien é um escritor famoso, muito bonito e inteligente, ou seja, faz sucesso entre as mulheres, exceto com Theresa que o acho bonito, mas o ignora, por pouco tempo, afinal Damien gosta dela e resolve conhecê-la. Inicialmente isso a irrita, pois o plano dela é adiantar os planos do casamento e fazer algumas coisas ligadas a universidade. 
    Depois de algum tempo e contratempos, ela acaba cedendo aos encantos de um dos 10 homens mais sexys da Autrália e seus planos vão por água abaixo... 
    Nessa relação Damien faz despertar um lado desconhecido de Theresa, onde ela se vẽ como uma mulher bonita, sexy, divertida e também inteligente, ela a vê como uma pessoa, ao contrário de todos em torno dela que sempre a viram como a inteligente, esquecendo que há outras nuances em sua personalidade. Além de mostrar que nem todo homem é como o ex-marido dela e que ea pode confiar nas pessoas. 
    As cenas descritas no livro são inspiradoras (dúvido alguém ler e não se imaginar no Havaí), talvez por ser o primeiro livro da série lançado (no exterior, no Brasil esse é o terceiro) a autora tenha demorado mais na apresentação dos personagens e na relação entre eles e deixado os conflitos da história para o final, oque deixou meio acelerada para a conclusão. Mas NADA disso atrapalha ou tira a graça da leitura, as mudanças ocorridas na personagens aqui são mais claras e interessantes que para as outras irmãs. Oque me leva a  aguardar ansiosamente para ler o quarto e último livro, estou realmente curiosa para saber oque irá aconteccer entre M&M! 




domingo, 6 de outubro de 2013

Veneno – Sarah Pinborough (Saga Encantadas – Livro I)

Mais um livro recebido de parcerias – desta vez, com a Editora Única – Veneno é o inicio de uma série de livros de Literatura Fantástica, que promete conquistar fãs de Once Upon a Time e Grimm, mas que possui um pouco mais – ou menos – do que uma vaga promessa e uma bela capa.
Quero que antes de começar a ler e conhecer um pouco mais sobre esse livro, você leitor, tente lembrar-se de todas as versões que você conhece para o conto da Branca de Neve – inclusive a dos Irmãos Grimm, é só clicar no “Branca de Neve”, que afinal é  a “original”. Prontos?
Eu simpatizei com esse livro assim que recebi a noticia que ele seria publicado aqui no Brasil, mas devo admitir que ele é um pouco diferente do que eu tinha imaginado que seria. A capa é muito bonita, e passa a ideia – ou pelo menos passou pra mim – de que essa seria uma releitura do conto antigo, mas com uma abordagem menos “otimista” da estória toda, mas o que eu encontrei foi um livro que “não caiu tão longe da sua árvore”. Ele tem uma abordagem mais adulta, mas eu tive a impressão que tentaram esconder a superficialidade da estória com algumas cenas de sexo – diga-se de passagem, bem fraquinhas – os personagens foram expostos e suas personalidades foram construídas de maneira um pouco diferente – não de maneira original – mas no final as coisas não saíram tanto do “script” – a não ser o final da Branca de Neve.
Apesar de não ser o que eu tinha em mente, não me decepcionei inteiramente, eu só achei que a autora podia ter usado mais paginas para explicar melhor, ou só explicar, algumas coisas.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mimos - Editora Gente/Editora Única

Recebemos um lindo presente da Editora Gente e Única. Nos mandaram dois livros: “Louco por Viver” de Roberto Shinyashiki que até sexta vai estar com resenha aqui no blog, e “De Repente, oAmor” de Susan Fox que também será resenhado em breve, e quem sabe...

Fora os livros, vieram também: um moleskine que é um luxo, e a sacola retornável e squeeze com o logo da Editora Única que são lindos.


Fiquem atentos, em breve teremos uma resenha premiada aqui no blog!!!

sábado, 13 de julho de 2013

Grande Sertão: Veredas – João Guimarães Rosa


Clássico da literatura nacional, “Grande Sertão: Veredas” é um livro que surpreende, ora por seus questionamentos, verdadeiramente filosóficos, ora por ser uma aventura que chega a tocar a fantasia.
Literatura brasileira ainda é um “bicho estranho” para a maioria das pessoas, principalmente a clássica, ao invés de tentarmos descobrir os grandes livros do nosso país, ficamos presos a conceitos e listas internacionais. “Grande Sertão: Veredas” não é um livro de leitura muito fácil: é difícil “pegar” ele, mas quando pegamos o ritmo, é possível se maravilhar com uma estória cheia de significados, grandes vilões e heróis, que tinha tudo para acontecer em terras de além-mar ou em lugares fantásticos, mas que foi desenvolvida e pensada aqui, em puro solo brasileiro. Nela temos Riobaldo, jagunço valente, bom de tiro, que se encontra com o amor e com o ódio em uma perseguição por vingança. O livro podia ser só isso, mas é muito mais, a cultura, e os costumes do povo, são mostrados e revirados, os pensamentos e medos de Riobaldo são explicados, “reexplicados”, esmiuçados, suas duvidas se tornam nossas duvidas. O livro é todo contado por Riobaldo, que teria uma pergunta a fazer no final dela para o seu ouvinte, a pergunta não é feita, mas ao recontar a história muito é descoberto, e acho que não restam duvidas em torno de qualquer questão.

Tenham paciência no começo e o fim os recompensará, o livro esta repleto de personagens “exóticos” e estórias bem interessantes.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Tudo que é sólido pode derreter

Estranhou o título do post? Provavelmente sim.

    Vou falar um pouco sobre "Tudo que é sólido pode derreter" série da TV Cultura, exibida em 2009 com 13 episódios, baseado num curta metragem de mesmo título. Atualmente ela é (re)exibida pela Sony Spin (sexta as 21:30h) e pela TV Rá Tim Bum (Sábado e Domingo as 23:30h)

Tudo que é sólido pode derreter


    Curta metragem
    Série

Mas porque estou falando de uma série num blog sobre livros???

    Porque a série serve como forma de apresentação de alguns livros importantes da literatura, além de ser uma boa forma de mostrar como ela não é chata e atrair novos leitores. =D

    A série é juvenil e tenta explorar o universo adolescente, a partir do cotidiano de Thereza, que enquanto estuda literatura de língua (quem nuca passou raiva ou dormiu na aulas de literatura, mas também se apaixonou por diversos livros e conheceu outros tantos?) portuguesa, vai descobrindo e se envolvendo com as histórias.

    Viajando por entre o O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma, a série traça paralelos entre livro e a vida de Thereza, misturando humor e drama enquanto aborda a transição para a vida adulta.
Durante os episódios somos guiados pela própria Thereza que faz uma mistura entre seu cotidiano e o livro estudado, através do seu mundo e de seus sentimentos. Sempre acompanhada de seus amigos Marcos, Letícia e João Felipe, sua rival, Dalila, seus pais, Marta e Décio, e pela lembrança de seu falecido tio, Augusto, com quem ela tinha uma ligação muito forte e conversas inspiradoras.

PS: Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, o filme, mostra como Hamlet pode dialogar com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.





terça-feira, 4 de junho de 2013

Parceria – Editora Única


Hoje temos uma novidade muito boa para nós que fazemos o blog e para vocês que acompanham e participam dele. 
A partir de agora somos parceiros da Única, selo voltado para ficção, e que já promete ótimos lançamentos para os próximos dias. 
Eu nem preciso dizer o quanto a equipe esta feliz com essa nova oportunidade de trazer e conhecer títulos novos e de proporcionar cada dia mais sorteios e promoções.
Esses são os próximos lançamentos da Única:



































Aguardem em breve teremos novas resenhas e promoções!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Única – o novo selo de ficção da Editora Gente

Nos próximos dias chega ao mercado uma novidade: um selo especial da Editora Gente voltado para a ficção. E é claro que o EmBusca... foi conferir quais seriam os lançamentos da Única e trazer para vocês as capas dos livros, e quem sabe em alguns dias a resenha e o sorteio de um deles.






















Qual dos dois você quer ver sorteado aqui? Comente!