Mostrando postagens com marcador Romance Policial. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Romance Policial. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Garota Exemplar – Gillian Flynn


Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Se eu tivesse que descrever esse livro somente com uma palavra, seria: eletrizante. Talvez seja só minha opinião imparcial de amante dos suspenses policiais, mas acho que a história é bom mesmo.

Eu o conheci quando as notícias sobre a estreia do filme começaram a circular pela internet. Pesquisei a sinopse e decidi que leria primeiro, o que me rendeu quatro ótimos dias de leitura (sendo que no primeiro li 250 páginas rs).

Nick e Amy são personagens curiosos, você pode ter pena ou raiva deles de um parágrafo para o outro. A autora Gillian Flynn os construiu muito bem e detalhes importantes da personalidade de ambos são passados ao leitor de forma sucinta, sem que a gente perceba que está "regristrando" aquilo.

Algumas coisas são tão estranhas que chegam a ser engraçadas. E outras levantam questionamentos que fogem do universo do livro, como o uso da internet e das mídias televisas e a maneira como tudo isso influencia a vida das pessoas em qualquer parte do mundo.

Se você não for casado, vai ficar com um pé atrás depois da leitura. E se já for, pode se pegar analisando o seu relacionamento e pensando "não, nós não somos como Nick e Amy" (o que é ótimo para você, sério!).

Bom, eu adorei o livro e acho que já deu para perceber. Recomendo de olhos fechados!

terça-feira, 20 de maio de 2014

As três leis de Newton – Vitor Zenaide


A algum tempinho recebi este livro da parceria com a Editora Schoba, mas confesso que desde aquela época nem comecei nem terminei nenhum livro, a não ser esse, e bem recentemente, e hoje venho trazer a resenha dele.
Ele começa com varias histórias, que inicialmente parecem isoladas, e a divisão por capítulos é similar a um diário, então não tem como errar a ordem cronológica dos acontecimentos, é um livro relativamente curto, considerando a sua grossura – não é uma critica, só achei estranho, eu tinha calculado umas 400 paginas, ele tem 309, e eu raramente erro – eu gostei dos detalhes do inicio: a capa é muito bonita, a foto, do que eu acho ser, o Trinity College também, e  o trecho de um discurso do pós 21 de setembro de 2001, preparam para o que o livro  promete ser.
Deco e Guto são dois jornalistas de São Paulo, donos de seu próprio veiculo de comunicação – o Jornal da Capital – que por um golpe de sorte, ou azar, se veem investigando o sequestro do filho de um importante ministro, até ai tudo parece apenas um caso de violência urbana, até que Alejandra – do México –  os alerta sobre a estranha ligação que seu falecido noivo – ele se suicidou – parecia ter com o filho do ministro, a partir daí a estória ganha mais “liga” e outros personagens, e até um pano de fundo diferente: o terrorismo.
Bem, o que mais posso falar sem dar mais detalhes da estória, é que ela vale a pena, é um livro nacional, com uma temática menos usual – não se veem muitos romances policiais aqui, e eu o classificaria assim – com uma ótima qualidade, a leitura é fácil e ela não deixa muito a desejar se comparada outras leituras do mesmo gênero.
Sóóóó tenho mais duas coisas a dizer:

1° Achei o final meio abrupto, meio rápido, em um momento você esta no “pic” da investigação, e 10 paginas depois o livro acaba(?) :’(


2° Poxa, eu sempre “puxo a sardinha” pro meu lado – ou pro lado das exatas, uma vez  que é minha área  – eu fiquei na expectativa de um final mais ligado ao titulo do livro – tem ligação, mas  é menor da que eu esperava – por isso acho que ele é bem surpreendente, e foi muito mais pra mim...

domingo, 28 de abril de 2013

Post-Mortem - Patricia Cornwell


Livro de estreia de Patricia Cornwell, Post-Mortem é um romance policial muito interessante e surpreendente. A história gira em torno de Kay Scarpetta a legista chefe do Departamento de Medicina Legal da Polícia de Richmond  – Virginia – que investiga um Serial Killer que mata de maneira brutal e peculiar mulheres que moram sozinhas
A história é muito boa, e às vezes achamos que estamos na pista certa, mas nem chegamos perto de descobrir quem é o assassino. Kay é muito simpática e inteligente e o fato dela ser legista e ainda por cima em um cargo de chefia a coloca em situações complicadas – esse livro foi publicado em torno de 1990, nessa época, e ainda hoje, existia aquele papo de preconceito contra mulheres em certas profissões e cargos – das quais ela consegue se livrar com honestidade e jogo de cintura, e não podemos esquecer Lucy, sobrinha de Kay que vai passar uns tempos com ela, e que é simplesmente incrível, ela é a filha/sobrinha pentelha ideal para qualquer pessoa.
Alias, tem algumas coisas bem legais e meio que inusitadas, durante o livro Patricia Cornwell encaixa algumas referencias e comentários sobre outros autores de romances policiais como, por exemplo, o polemico Truman Capote.
A leitura é bem rápida – li em dois dias – e não me decepcionou, personagens femininas sempre me agradam muito quando são bem independentes e gostam do que fazem, tanto é que durante a leitura lembrei de varias pessoas que também gostariam desse livro, para as quais pretendo indicá-lo com vigor.
Agradecimentos a Editora Paralela e as pessoas iluminadas que criaram a “loteria para blogs”.

sexta-feira, 1 de março de 2013

A Sangue Frio – Truman Capote



Do famoso roteirista e escritor Truman Capote, “A Sangue Frio” é um romance jornalístico que conta a história do assassinato de uma respeitável família do interior do Kansas. Esse livro foi o primeiro de um novo ramo literário: a literatura não-ficcional, isso porque esse crime realmente aconteceu, e Truman chegou até a conhecer os rapazes que assassinaram a família e a visitar a cidade aonde ocorreu o crime.
O livro é bem interessante, principalmente por que ele aborda a história tanto do ponto de vista da família, quanto dos meninos – Perry Smith e Dick Hikcock, acusados, condenados e enforcados em 1965 – que chacinaram a família. É importante notar que Truman se aprofundou muito no perfil psicológico de Dick e Perry, então até o fim do livro você acaba conhecendo toda a história dos dois, desde a infância, passando pelo momento do crime, da época em que eles viajam, pelo processo de investigação, até os momentos finais de ambos. Esse relato minucioso em momento algum se torna desagradável, e acho que torna o livro até mais interessante, dando material para discussão e reflexão, afinal, não é sempre que temos a oportunidade de realmente “assistir” a investigação de um crime e de avaliar fatos reais ligados a ele.
É um livro muito bom, e muito caro, procurem a edição mais antiga nos sebos – não da para ficar comprando livro novo sempre, e comprar em sebo é uma atitude econômica, pratica e consciente – mas com certeza vale a pena a procura e o preço.

Acessem e Curtam nossa pagina no facebook e acompanhem nossas futuras postagens e sorteios: