Mostrando postagens com marcador Nelson Rodrigues. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nelson Rodrigues. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Toda nudez será castigada – Nelson Rodrigues

Mais uma peça de Nelson Rodrigues! 

A peça tem como centro dois personagens, Herculano, víuvo e homem de família conservadora e Geni, prostituta. A história deles se encontra por meio de Patrício, irmão de Herculano e boêmio. No desenrolar da peça outras personagens aparecem, as tias religiosas e faladeiras, Serginho, filho de Herculano cuja a mãe é falecida e pela qual este tem quase uma devoção.

Herculano jurou a Serginho que nunca mais se envolveria com outra mulher, mas Patrício apresenta Herculano a Geni e estes se apaixonam, e contra tudo e todos se casam. Quando esta se muda para a casa da família, conhece Serginho e se apaixona por ele, que deseja destruir o casamento do pai, se envolve com Geni, apesar de suas tendências homossexuais.

Como em outras peças, a história é contada através das personagens, logo não há imparcialidade, só vemos oque estes nos querem mostrar durante a narrativa.

Geni narra através de gravação. na primeira cena Herculano recebe a fita das mao da empregada, e a partir da narração de Geni, Herculano imagina e soma fragmentos de suas memórias, os articulando com a narrativa. Jogando a narrativa e o peso da morte para a narradora da história, assim cmo em O vestido da noiva. 

sábado, 23 de agosto de 2014

Vestido de noiva – Nelson Rodrigues

Minha 1ª vez com Nelson Rodrigues, acho que esta seja a peça mais famosa do autor e seu 1º sucesso nos palcos.

Sobre a história não há muito o qe falar (sem dar spoiler), mas trata basicamente de algo que se passa na cabeça da personagem principal (Alaíde) durante uma cirurgia de emergência para tentar salvar sua vida após um atropelamento; em torno de seu casamento com Pedro (o qual roubou de sua irmã, Luiza); misturado a seu delírio (onde Clessi, prostituta de luxo assassinada pelo jovem amante, está presente e cuja a história impressionou Alaíde). Ou seja, a trama se passa em três "espaços": a realidade (pouco presente), a memória (mais presente que a realidade) e a alucinação (que domina o palco).

Basicamente a história é essa, mas o interessante é o que está por trás dela e de suas personagens, há o interesse sem pudor (Alaíde roubou o namorado RICO da irmã), Alaíde desejou a vida de Clessi (o ambiente em que esta vivia, o jovem amante, etc.); Pedro casou com Alaíde e a traia com Luiza, sua cunhada.

A presença destes elementos me lembrou a São Paulo (colocar o nome do autor, pq esqueci); a sociedade retratada em "Madame Bovary", onde se vive de aparências; a sociedade mostrada em "A Casa de Bonecas"; onde os desvios de caráter e valores são mostrados de forma crítica.

Devo admitir que foi uma boa leitura e que pretendo ler e assistir mais peças de Nelson Rodrigues (assisti "Viúva, porém honesta", no Itaú cultural). Esta edição de "Vestido de Noiva" é da editora Nova Fronteira, ótima para quem não conhece Nelson Rodrigues!!! Tem uma análise da obra, glossário com termos teatrais e exercício (Dica para quem dá aula! ;)).