Mostrando postagens com marcador ficção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ficção. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de setembro de 2015

Ender's Game, O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card (Ender's Saga - Livro 01)

Uma ficção cientifica que trata sobre a eminente invasão da terra por “abelhudos” – uma forma de vida inteligente que evoluiu de insetos – e que traz como protagonista Andrew “Ender” Wiggin, uma criança superdotada, surpreende, não só pela estória muito bem montada e contada, como também pela densidade e intensidade que passa.

Em um mundo a beira do colapso – entre superpopulação, guerras e uma invasão extraterrestre – Ender é escolhido dentre varias crianças superdotadas como a ultima esperança da terra – pelo menos em relação à invasão extraterrestre –, e se bem treinado recebera o comando de uma esquadra: a que foi enviada ao planeta natal dos abelhudos. A partir daí as coisas só se tornam mais difíceis quando é imposto a ele um treinamento esgotante, que às vezes mais parece leva-lo a beira do colapso do que prepara-lo para uma guerra. O fato é que Ender é levado durante o livro inteiro ao isolamento e ao esgotamento, deliberadamente seus “professores” proporcionam situações e períodos estressantes: eles querem treinar um líder, e ao que tudo indica o líder que eles precisam não pode ter laços, amizades e até mesmo “coração”.

Durante o livro todo somos levados a um constante estado de tensão, principalmente ao nos colocarmos no lugar de Ender, e em diversos momentos eu realmente esqueci que a estória se passa em uma faixa estreita de idade, Ender tinha, durante toda estória, entre 6 e 10 anos – mais ou menos –, ou seja, ele foi colocado em uma situação absurdamente maçante e estressante, entre o auge a infância e o inicio de seu declínio, e em quase momento nenhum ele realmente age como um criança. Além de Ender ser um personagem extremamente maduro, inteligente e carismático, varias questões são meio que levantadas durante o livro, dentre elas, as que mais gostei foram sobre como mesmo se encontrarmos vida inteligente fora da terra talvez não soubéssemos como reconhece-la e como o contrário também poderia ocorrer – sim, eu acho meio presunçoso pensar que somos os únicos privilegiados com “inteligência” em um universo tão cheio de “espaço” –, como a falta de comunicação efetiva acaba gerando uma série de incidentes desnecessários, e como a definição de consciência e inteligência podem variar.

Mais algumas coisas me chamaram muita atenção, como o grau de manipulação que os irmãos de Ender conseguem atingir em um mundo abalado por ameaças externas e desesperado por uma solução; como o habito de presumirmos algo a partir de uma única ação pode prejudicar nosso julgamento; e como apesar de Ender ser moldado pelo treinamento ele não perde totalmente a vontade própria e sua própria maneira de pensar. Enfim, a estória não é nada decepcionante, mas a parte que eu mais gostei foi o final, muitos aspectos dele foram alterados ou suprimidos na adaptação cinematográfica (Gavin Hood, 2013), o que foi uma perda imensa para o filme. O livro todo é incrível, mas fazia um tempo que eu não lia um final tão emocionante e bem “bolado”, um final que te faz querer mais, ler mais e conhecer melhor Andrew “Ender” Wiggin.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Jackaby – William Ritter (Jackaby – Livro I)

Após fugir de sua família, que a considerava um bibelô delicado com a única finalidade de ser casado, e de ainda passar uma boa – não tão boa – temporada de caça a ossos de dinossauros, Abigail Rook desembarca no Novo Mundo – na cidade fictícia de New Fiddleham – a procura de uma nova vida e de aventuras de verdade, e ela consegue tudo isso e muito mais ao cruzar o caminho do excêntrico Jackaby.

Eu admito que apesar de ter resolvido o mistério do livro, acho que nas 70 primeiras paginas, foi uma leitura bem divertida, é como eu sempre penso “mesmo que você saiba qual o final da estória, o principal é o caminho que levou até ele”, e nesse caso, o caminho é repleto de seres mágicos e personagens engraçados e peculiares – nunca tinha me deparado com um Douglas –, é engraçado como a ficção nos leva a pensarmos sobre os próprios aspectos da vida, e mesmo sendo o primeiro livro de William Ritter ele te faz ter esses lampejos de reflexão durante a leitura, como muitos escritores bons – outros excelentes – costumam fazer. A estória é bem construída, e tem elementos interessantes, não sei se algumas “coisas” foram criadas ou pesquisadas, mas tudo parece bem coerente – considerando-se a presença de magia, gnomos e do sobrenatural.

Abigail – uma moça do século 19 querendo viver segundo suas regras e aos seus desejos, claro que não poderia ser mais simpática – e Jackaby – é aquela formula antiga de pessoa esquisita, inteligente, engraçada, incompreendida e meio desapegada de preconceitos da época – são muito divertidos e carismáticos, alguns outros personagens também merecem atenção, apesar de terem um pouco menos de destaque, como Charlie e Hatun, que deixam suas “assinaturas” na estória.

O livro todo se passa como um diário de Abigail, talvez por isso eu tenha achado o “modus operandi” de escrita de Ritter um pouco diferente, mas tirando essa minha “estranheza” inicial a leitura foi ótima.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Jonathan Strange & Mr. Norrell – Susanna Clarke

O meu é o de capa branca, mas a nova edição ta lindona!
Livro que traz como temática principal o retorno da magia á Inglaterra no século 18/19, Jonathan Strange & Mr. Norrell é um livro divertido, com uma estória bem construída e inteligente.

Mr. Norrell é um mago pratico que tem como primeiro grande ato de sua saída do anonimato a dissolução da Sociedade de Magos de York, um bom começo, considerando que no livro todo ele passa a ideia de querer ser o único mago da Inglaterra, até encontrar Jonathan Strange, um rapaz com um talento natural para a pratica de magia. Até ai tudo, bem tudo lindo, só que o contato de Norrell com um ser mágico acaba desencadeando uma série de eventos que levam a tentativa de trazer John Uskglass de volta a Inglaterra, não é nem preciso dizer que durante o processo outro tanto de acidentes ocorrem. Eu pessoalmente achei muito interessante o modo como Susanna descreve o mundo dos seres mágicos, sempre presente, sempre coexistindo com o nosso mundo, a atmosfera de brilho e decadência também é muito envolvente fora o modo como a magia parece estar diretamente ligada a loucura – acabei me sentindo lendo uma mistura de Robert W. Chambers com Henry James e com algo um pouco mais histórico – ambos personagens são bem diferentes, e talvez eles reflitam muito a oposição entre o antigo – o tradicional Norrell – e o novo – o método empírico, alias totalmente experimental de Strange – esse antagonismo inclusive pode ser observado sempre nas ciências, o que reforça a ideia do tratamento dado a magia no livro: como um verdadeira ciência.

Como já dito é um livro muito divertido, eu demorei um pouco para ler, mas, foi devido ao seu peso – ele é muito pesado para levar pra faculdade >.< – é possível observar que Susanna fez uma pesquisa considerável para escrever esse livro, o que o torna bem mais interessante do que a maioria dos livros de magia – superficiais e pouco fundamentados.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Guerra Civil – Stuart Moore (Adaptado dos quadrinhos de Mark Millar e Steve Mcniven)

Guerra Civil é o primeiro contato que tive com a “parte escrita” envolvendo heróis – nesse caso, do universo Marvel, já tinha lido Os Últimos Dias de Kryptom e Wayne de Gothan – , é claro que com a “enxurrada” de filmes que saíram nesses últimos tempos, o meu interesse por esse assunto se intensificou, e eu acabei buscando alternativas pro meu pequeno desvio de leitura: tenho problemas em me concentrar em quadrinhos, HQ’s, Mangás, etc.

O livro como já dito, é uma adaptação, por isso existem mudanças se comparada a estória contada pelas vias oficias – ou seja, revistas  – é interessante deixar isso bem claro, durante a leitura acabaram me dando spoilers dos quadrinhos mas o que me contaram nem aconteceu no livro.

Guerra Civil se passa em mundo um tanto confuso e caótico graças aos chamados meta humanos, seres humanos, ou não, que possuem algum tipo de poder ou habilidade, nata ou artificial, que muitas vezes desempenham o papel de “mocinhos” sem muita consciência sobre seus atos. E toda a tensão civil explode quando ocorre um acidente trágico envolvendo um novo grupo de heróis, a partir desse ponto existe uma divisão entre os vingadores: os que apoiam Stark, o Homem de Ferro, e consequentemente a lei de registro que visa tornar esses heróis “funcionários públicos” do governo dos EUA, e oferece entre outras coisas treinamento para novos heróis; e o grupo que apoia o Capitão América, e que acha abusivo esse “controle” que o governo tenta impor aos heróis. Não preciso nem dizer que a pancadaria “comeu solta”, e cada lado mostrou o quanto era forte, apesar de Stark sempre contar com o apoio do governo e da S.H.I.E.L.D., Capitão América se mostrou um bom líder com coragem o suficiente para dizer não a mão do governo – que durante varias partes realmente foi pesada e demasiadamente arbitrária.

É uma pena não poder dar mais detalhes do enredo sem o comprometer, posso dizer que como já era esperado um herói morre antes do “racha”, e que o Homem Aranha acaba sendo um personagem mais decisivo do que eu poderia esperar.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Wayne de Gotham – Tracy Hickman

Com seu enredo girando em torno do eterno e amado morcegão de Gotham, esse livro conta uma estória parecida com o ciclo dos últimos três filmes da franquia, estrelados por Christian Bale – a parte do “tchau” – e acho que com os games – os Arkham’s – não posso afirmar 100% com o que o livro é parecido, pois existem inúmeros quadrinhos, HQ’s, filmes, séries e etc, mas me pareceu um pouco próximo a isso.

Tudo parece normal no inicio do livro: mais uma noite de combate ao crime para Batman, porém ao se deparar com supervilões “hipnotizados” e fatos que ligam esse estranho fenômeno a vida de seus pais, Bruce/Batman se vê presa de um jogo armado – e muito bem armado – para fazê-lo conhecer uma face de seu pai que ele nunca soube existir, aliás, é interessante a questão levantada no livro: de que na verdade Bruce realmente não sabe quase nada sobre seus pais. Durante o livro Bruce é levado a questionar tudo o que ele sabe sobre seus pais, sobre sua família e até sobre Alfred, o fiel mordomo que de uma hora para outra também esta envolvido a fundo com a estória por trás dos estranhos acontecimentos.

O livro é bem interessante e envolvente, eu só achei o texto sofrível em um aspecto: falta de revisão, parece que a Fantasy mandou publicar o livro sem fazer uma revisão básica, pois existem erros na formação de frases básicas – como falta de palavras -  e erros de corretor, o nome de um personagem era de um jeito, o corretor colocou de outro, e esta em metade da pagina certo e na outra metade errado.

Apesar dos erros, Wayne de Gothan é um bom livro, tem varias cenas de ação, e a outras tanto de suspense.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Dia do Curinga – Jostein Gaarder


Primeiro livro que eu li do autor do famoso O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga me deixou no mínimo confusa durante paginas e mais paginas, mas me deixem explicar.

O livro gira em torno de um garoto e seu pai, que estão em viagem pela Europa atrás da mãe do tal garoto, coincidentemente mulher de seu pai – me superei nessa – ou será que não? Porque o livro conta também a estória de um menino que lê em um livro a estória contada por um veterano da segunda guerra mundial, que foi ajudado por um padeiro, que era filho de um senhor que tinha problemas com bebida, que foi ajudado por outro padeiro que tinha ouvido essa estória de um marinheiro que fora filho de um padeiro que era filho de outro marinheiro que sofreu um naufrágio e ficou perdido em uma ilha para lá de excêntrica. Entendem a minha confusão? Na verdade o livro conta a estória de uma família, e de encontros e desencontros que eram para acontecer, ele também conta a estória de uma pequena e de outra grande Paciência – é, o jogo de cartas – e de como alguns se veem nela e como eles veem ela...

O Dia do Curinga é um livro de questionamentos, é um livro que não conta só uma estória, ele conta todas as estórias, inclusive a história do leitor. É um desafio! Você leitor do blog, você pessoa dotada de vontade e energia para ler, eu te desafio a ler O Dia do Curinga e não olhar para si mesmo, para sua volta e falar “Notável”, ou qualquer coisa do gênero; porque no fundo, eu acho, o objetivo do livro é nos fazer olhar pra nós mesmos e constatarmos o quanto é incrível a nossa presença, a nossa existência em um mundo verdadeiramente diferente de todos os outros conhecidos por nós humanos, o quanto todas essas “coincidências” nos fazem sortudos só por estarmos aqui.


È difícil “verbalizar” o que eu entendi e o que eu achei do livro, só sei que foi uma leitura que valeu a pena, acho que pegar um livro que te faz questionar sobre si mesmo e sobre a sua existência de maneira mais simples do que, sei la, filósofos clássicos faria, é no mínimo uma boa atitude e no maximo vai te mostrar muitas coisas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Correr ou Morrer – James Dashner (Maze Runner - Livro 1)


Primeiro livro da franquia Maze Runner, Correr ou Morrer adota um ritmo frenético desde o começo, é incrível como Dashner faz acontecer muitas coisas em um espaço de tempo muito curto.

Thomas é um novato, um recém-chegado a Clareira – lugar onde vivem cerca de 50 garotos e que fica no centro de um labirinto um tanto especial, ele muda toda noite –, ele pode não parecer muito diferente dos outros rapazes: sem memória, sem saber ao certo onde está e nem o motivo de ser mandado para um lugar como este; mas isso logo se mostrará um engano, principalmente depois de acontecimentos fora da rotina da Clareira, e de um “ultimato” dos criadores: as coisas vão mudar.

Bem, seria muito chato dar mais detalhes do que vai acontecer na estória, a cada acontecimento e a cada reviravolta eu ficava mais ansiosa para saber o que ia acontecer, o que estava acontecendo, e o que aconteceu, enfim, pelo fato de os garotos sempre chegarem sem memória, não sabemos de onde eles vieram nem nada relacionado aos motivos de serem mandados para o labirinto – que é um lugar que é um quebra-cabeças habitado por criaturas nojentas, que matam e picam os garotos, entre outras coisas – o clima de suspense e segredo também é perturbador, sempre existe algo que esta acontecendo mas quase não suspeitamos, essas entre outras coisas tornam Correr ou Morrer uma leitura rápida, fácil e até um pouco angustiante.

Não consigo deixar de pensar que esse livro é uma mistura de O Senhor das Moscas de William Golding, com roteiro de videogame – eu não lembro qual era o nome, mas juro que eu jogava alguma coisa que tinha um roteiro mais ou menos parecido com a estória do livro – achei o livro muito bom, os personagens são bem simpáticos, é difícil terminar sem gostar de pelo menos 2, fora os conflitos e todo o clima de tensão gerados por ameaças diferentes todos os dias.

Super indicado pra você que adora um suspense, Correr ou Morrer é satisfatório em todos os aspectos e é uma leitura realmente muito rápida, divertida e hipnotizante.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Um Motim no Tempo – James Dashner (Infinity Ring – Livro 1)


Primeiro livro da franquia colaborativa – presumo que seja este o termo – Infinity Ring, Um Motim no Tempo nos apresenta Dak, Sera e Riq, que de uma hora para outra – menos Riq – são postos em uma corrida pelo tempo – eu acho que essa frase é adequada – para concertar desvios na história da humanidade ocasionados por uma organização muito suspeita, e assim salvar o mundo do colapso – na estória essas mudanças na história ou fraturas estão causado fenômenos naturais atípicos.

Dak e Sera são amigos desde sempre (?) e que juntos enfrentam o dia-a-dia da escola – que não é nada fácil, tendo em vista que os dois são gênios, Sera é a garota de exatas (<3) e Dak entende TUDO de história – e a rotina de uma vida nada comum: reticências para Sera – é um processo meio confuso, é como se ela quase tivesse lembranças de coisas que não aconteceram na “realidade” em que ela vive –, os pais cientistas de Dak, que são uns fofos e bem diferentes, e um mundo em que a SQ, a tal organização suspeita, parece manter seus “tentáculos” por toda a parte, cada dia mais onipresente e poderosa.

Essa rotina já quase nada normal, é drasticamente abalada quando Dak e Sera resolvem dar uma volta pelo laboratório dos pais de Dak – que diga-se de passagem é trancado a um milhão de chaves – e topam com um invento incrível: o Anel do Infinito, dispositivo que após uma “mãozinha” de Sera torna possível a viagem no tempo; a partir disso a travessura de Dak toma proporções gigantescas com o sumiço de seus pais, e a entrada dos Guardiões da História – sociedade secreta, supostamente fundada por Aristóteles – na estória esclarecendo algumas coisas sobre o trabalhos dos pais de Dak, sobre a SQ, e também sobre os desastres naturais mais recentes. Após a entrada dos Guardiões da História no livro, o ritmo fica bem mais intenso, com Sera e Dak partindo junto a Riq – o gênio das linguagens – através do tempo, concertando “Fraturas” e tentando encontrar os pais de Dak, nesse primeiro livro você ainda confere qual é, e como foi concertada a primeira “Fratura” – dica: essa fratura tem tudo a ver com o Novo Mundo, e indiretamente (ou diretamente), com nós.

Eu não sei muito bem o que esperar do segundo volume, intitulado Dividir e Conquistar e escrito por Carrie Ryan – não conheço esta escritora – presumo que seja sobre Roma, porém sobre Um Motim no Tempo, posso dizer que simpatizei bastante com a série, e com o escritor, vou tentar sim continuar a leitura.

E tenho mais uma indicação legal pra fazer:

Clicando aqui você acessa ao blog da saga no Brasil, e tem tudo, desde quantos volumes são até jogos relacionados com cada um dos livros da saga, divirtam-se!

sábado, 16 de agosto de 2014

O Pacto – Joe Hill


O Pacto de Joe Hill conta a história de Ig Perrish, um homem bom, de uma família previlegiada e que ainda criança conheceu o seu primeiro e único amor: Merrin. Em uma noite em que eles discutem ela é estuprada e morta e Ig é o principal suspeito. 

No aniversário da morte dela, ele acorda de ressaca e surpreendentemente com chifres que, logo ele descobre, possuem certo poder de colocar as pessoas em transe onde contam os seus maiores segredos e pecados. Ninguém é imune à ele e a pior confissão vem de seu irmão Terry que sempre soube quem foi o assassino de Merrin e nunca contou a verdade.

A leitura não é cansativa e a narrativa é alternada entre o presente e o passado de Ig, onde o autor vai mostrando a construção de caráter e personalidade dos personagens profundamente.

É um livro em que o leitor não consegue ficar indiferente. Os sentimentos são tão bem tratados que você sente o que os personagens estão sentindo. A dor, a raiva, a compaixão, a perca se mexem dentro de você que só se dá conta disso quando o ônibus está chegando no ponto em que você desce e então precisa fechar o livro.

Leia sem preconceito, sem falso moralismo e sem se sentir culpado por permitir que Deus ou suas crenças sejam questionadas tão brutalmente ao longo da história.

Prepare-se para ser pego de surpresa e se quiser não deixe de fazer o sinal da cruz antes de começar a folheá-lo, afinal nunca se sabe que meios o diabo vai usar para chegar até você.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prelúdio de Sangue – Jean Plaidy (A Saga dos Plantagenetas – Vol. I)


Jean Plaidy é mais um pseudônimo de Eleanor Alice Burford Hibbert, essa simpática dama que já partiu desta para uma outra – ela faleceu em 1993 – que soube aliar uma  pesquisa histórica e tanto, fofocas da corte, diálogos inteligentes e  personagens poderosos, em uma saga que conta nada menos do que a história da dinastia Plantageneta, simplesmente uma família que governou a Inglaterra por vejamos... quase 250 anos.

Diferente do que qualquer pessoa poderia pensar, Prelúdio de Sangue, que é o primeiro livro desta incrível saga, começa contando a estória da  bela Leonor da Aquitânia, e como ela se casou com Luís  VII, o jovem Rei da  França, a personalidade forte de Leonor foi decisiva na primeira fase do livro, onde ela praticamente rouba todo o destaque que se esperaria que Luís VII teria na trama, e que acaba causando a sua separação com o mesmo, não sem antes arrasta-lo para as Cruzadas, a uma guerra para reconquistar um condado governado por seu  tio – por parte de pai – e a alguns casos extraconjugais – Plaidy descreveu alguns romances que Leonor supostamente teve, eu não sei se existe alguma confirmação  histórica dessas traições.

Logo após a separação de Luís e Leonor, ela se torna Eleanor, Rainha da Inglaterra ao se casar com Henrique Plantageneta – 11 anos mais novo, também conhecido como Henrique II da Inglaterra – por quem ela nutria amor – ou paixão – ainda casada com Luís. No casamento com Henrique, Eleanor ainda foi muito importante, sendo uma boa “conselheira” para Henrique durante o inicio de seu governo, e logo antes, porém após diversas traições de Henrique Eleanor se retira para a Aquitânia com seus filhos – entre eles os ilustres, Ricardo Coração de Leão, e João Sem Terra, posteriormente Reis da Inglaterra. Na segunda fase do livro, também ocorre um famoso episódio, o assassinato de Thomas Becket que foi chanceler de Henrique e posteriormente arcebispo da Canterbury, por ordem do próprio Henrique – não existe uma confirmação propriamente dita de que Henrique deu uma ordem direta – fora este episódio existe muitos outros ligados a vida de Henrique, como a morte de seu pai, como ele conheceu Leonor, o caso que ele teve durante o seu casamento com ela e como ela descobriu o caso, etc.

Fora esses detalhes históricos, que eu posso ter errado – porque eu sou confusa, não me julguem, estudem história – o livro é divertidíssimo, os personagens são na maioria fortes e extremamente inteligentes, a estória é muito bem contada, e os jogos da corte, e políticos são fascinantes.

Se o seu desejo for ler um livro com uma “pegada” histórica e mesmo assim se divertir muito, Prelúdio de Sangue é o livro certo!

terça-feira, 29 de julho de 2014

O Orfanato da Srtª Peregrine para Crianças Peculiares – Ransom Riggs


Livro de estreia de Ransom Riggs , O Orfanato da Srtª Peregrine para Crianças Peculiares, é um livro em primeira pessoa que narra as descobertas de Jacob sobre o passado de sua família e sobre si mesmo – na verdade a descoberta  de toda uma estória obscura por traz de um mundo que  ele achava que conhecia.

Jacob é um adolescente que passa por uma terrível experiência ao presenciar a morte de seu avo em circunstâncias estranhas, após um longo período tentando superar o trauma, ele passa a buscar as respostas desse mistério, no inicio da vida de seu avo, um período considerado por ele traumático, e ao mesmo tempo fantástico – seu avo era de uma família judia na Polônia, na época da segunda guerra mundial, e por isso ele se refugiou no orfanato da Srtª Peregrine – a partir daí, tudo que Jacob sabe sobre o mundo, sobre seu avo, e sobre si mesmo, mudaram drasticamente.

Ransom Riggs fez um trabalho e tanto quando escreveu esse livro, a escolha do fundo histórico foi perfeita, o estilo da narrativa é simples e simpático, a construção de alguns personagens, como o vovô Abe e também sua(s) vida(s) foi brilhante, fora alguns detalhes como o nome da diretora do orfanato, a vida na ilha de Cairnholm, a escolha das fotos – o livro é repleto de fotos e imagens – entre outros, são de um capricho imenso.

Simples e fabuloso, se você estiver procurando uma fantasia mais “séria” com uma estória mais delicada e “peculiar” esse livro é uma escolha certeira.

sábado, 26 de julho de 2014

O Mapa do Tempo – Félix J. Palma


Livro publicado em 2010 pela Intrínseca, O Mapa do Tempo, conta pelo menos 3 estórias que acontecem mais ou menos simultaneamente – exceto a ultima que ocorre depois das duas primeiras.

Andrew Harrington é um jovem rico e infeliz, que procura o suicídio após o trágico esquartejamento de sua amada pelo lendário Jack o Estripador, mas que se envolve em uma louca estória com viagens temporais para tentar salvá-la antes que tudo ocorresse. Já Claire Haaggerty é uma abastada mocinha que não vê graça na época em que foi fadada a viver, e vê na empresa Viagens Temporais Murray a oportunidade de viver no longínquo ano de 2000 – o romance se passa praticamente todo em 1896 – ela só não imaginava que, de cara, ia viver um romance com o famoso e corajoso capitão Derek Shackleton. Por trás dessas duas estórias o nosso amado H.G. Wells, claro, o nosso herói com aspecto de passarinho, que esta presente em todas as 3 estória, inclusive, na terceira e ultima, ele é o “protagonista”. E como um escritor pode ser o herói da estória? Quando Wells se vê envolvido em um grande estratagema temporal para roubar sua obra – mais especificamente o livro, O Homem Invisível – e a de seus colegas de profissão, Bram Stoker e Henry James – o Drácula e o A Outra Volta do Parafuso – ele vai ter que mostrar seu lado mais racional e inteligente, para concertar todos os desvios temporais, e também – por que não? – seu lado mais humano, não só na ultima estória, como nas outras duas.

Não posso falar que foi uma leitura rápida e fluida, eu começava a ler, parava, e não sentia aquela necessidade de saber o fim da estória, foi uma leitura mais lenta, apesar disso, não consegui identificar o porquê, o estilo de escrita não me desagradou, a estória não é desagradável, só não foi tão boa quanto eu esperava, a experiência como um todo.

domingo, 29 de junho de 2014

Os Últimos Dias de Krypton – Kevin J. Anderson


Fugindo um pouco do habitual – pra mim, que são livros, na maioria, de fantástica – o livro Os Últimos Dias de Krypton, é uma Ficção Cientifica satisfatória, e mais do que isso ela é uma leitura auxiliar obrigatória pra qualquer fã do Super Homem! A estória se passa logo antes do colapso de Krypton, e mostra principalmente o romance entre Jor-El e Lara, os pais de nosso amado Kal-El, e o processo que levou a destruição de Krypton, as tentativas de Jor-El e de seu irmão Zor-El de salvar o seu planeta, e a estupidez dos governantes em ajudar a destruí-lo, seja passiva ou ativamente...
Um sol vermelho e fraco ilumina os céus de Krypton, Rao, que já começa a dar sinais de declínio, pressões no núcleo do planeta, invasões alienígenas, meteoros apocalípticos, governantes morosos, corruptos, e que só se importam com o seu próprio poder – ops! – isso é um pouco do que compõe Krypton, um planeta que vive com medo de uma guerra interna, e de ser descoberto pela comunidade intergaláctica – me sei se isto esta certo, mas acho que vocês entendem a ideia -  e que passa por um período de estagnação, nada de novo pode ser produzido, nada de novo pode ser descoberto.
Aliás, dentre todos estes conflitos, gostaria de dar ênfase a um, que é a invasão de Braininac, e o sequestro de Kandor, a cidade capital de Krypton, pois nela conhecemos dois personagens que futuramente irão se tornar inimigos do nosso rapaz de capa vermelha – e que usa(va) a cueca do lado errado da calça – Clark  Kent, fora Brainiac que é o responsável pelo sumiço de Kandor, nessa parte do livro Zod toma conta da situação, e logo em seguida se intitula General Zod, o todo poderoso manda chuva de Krypton, é claro, não por muito tempo, Jor-El e os outros, preocupados em manter os “estilo” de governo de Krypton, logo dão um jeito de tirar o tirano psicopata do poder.
Mas esse ainda não é o fim da estória, pra saber mais sobre o planeta, e saber os motivos que levaram Jor-El e Lara a enviar seu filhinho para a Terra, e conhecer o real motivo da destruição de Krypton só lendo o livro, a leitura é fácil, é gostosa, e só me fez chorar nas ultimas 33 paginas!

terça-feira, 20 de maio de 2014

As três leis de Newton – Vitor Zenaide


A algum tempinho recebi este livro da parceria com a Editora Schoba, mas confesso que desde aquela época nem comecei nem terminei nenhum livro, a não ser esse, e bem recentemente, e hoje venho trazer a resenha dele.
Ele começa com varias histórias, que inicialmente parecem isoladas, e a divisão por capítulos é similar a um diário, então não tem como errar a ordem cronológica dos acontecimentos, é um livro relativamente curto, considerando a sua grossura – não é uma critica, só achei estranho, eu tinha calculado umas 400 paginas, ele tem 309, e eu raramente erro – eu gostei dos detalhes do inicio: a capa é muito bonita, a foto, do que eu acho ser, o Trinity College também, e  o trecho de um discurso do pós 21 de setembro de 2001, preparam para o que o livro  promete ser.
Deco e Guto são dois jornalistas de São Paulo, donos de seu próprio veiculo de comunicação – o Jornal da Capital – que por um golpe de sorte, ou azar, se veem investigando o sequestro do filho de um importante ministro, até ai tudo parece apenas um caso de violência urbana, até que Alejandra – do México –  os alerta sobre a estranha ligação que seu falecido noivo – ele se suicidou – parecia ter com o filho do ministro, a partir daí a estória ganha mais “liga” e outros personagens, e até um pano de fundo diferente: o terrorismo.
Bem, o que mais posso falar sem dar mais detalhes da estória, é que ela vale a pena, é um livro nacional, com uma temática menos usual – não se veem muitos romances policiais aqui, e eu o classificaria assim – com uma ótima qualidade, a leitura é fácil e ela não deixa muito a desejar se comparada outras leituras do mesmo gênero.
Sóóóó tenho mais duas coisas a dizer:

1° Achei o final meio abrupto, meio rápido, em um momento você esta no “pic” da investigação, e 10 paginas depois o livro acaba(?) :’(


2° Poxa, eu sempre “puxo a sardinha” pro meu lado – ou pro lado das exatas, uma vez  que é minha área  – eu fiquei na expectativa de um final mais ligado ao titulo do livro – tem ligação, mas  é menor da que eu esperava – por isso acho que ele é bem surpreendente, e foi muito mais pra mim...

quarta-feira, 5 de março de 2014

Poder – Sarah Pinborough (Saga Encantadas – Livro III)


Terceiro e ultimo livro da Saga Encantadas, Poder é um livro divertido que trouxe personagens já "familiares" – não no sentido restrito da palavra – e se trata de uma releitura do conto da Bela Adormecida, ou sera A Bela e a Fera? Ou da Chapeuzinho Vermelho? Ou ainda Rapunzel? Leia e entenda aonde esse livro vai te levar.
Toda a história começa com um príncipe jovem e meio desorientado, que é enviado para sua primeira aventura: achar um reino distante e perdido a muito tempo; junto a ele um – também – jovem caçador, que apesar de ser um homem da floresta é enviado nesta missão com o objetivo de cuidar do príncipe. Até ai parece uma estória só, mas então eles esbarram em uma casinha e gritos desesperados, um lobo, uma senhora e uma jovem de capa vermelha entram na trama, e por que não levar a jovem que sabe aonde estão as fronteiras do reino perdido? Uma parede magica, um reino adormecido por quase 100 anos, e uma bela princesa aguardam logo ali, mas quem ousaria aprisionar uma princesa tão linda e bondosa com uma maldição tão triste? Se você já leu algum livro da saga vai saber ficar atento, e não confiar na primeira impressão, se não, se prepare para começar a ver os seus contos de fadas  de uma maneira bem diferente.
Gosto dessa  saga pois trata os contos antigos de uma ótica um pouco menos romântica ou sentimental, apesar de haver amor e paixão na estória, ela é tratada de um modo bem mais "interessante". O fato de cada livro poder ser lido separadamente, também conta pontos positivos, e a arte é  simplesmente impecável! Indico esse livro e essa  saga principalmente para as garotas que iguais a mim, sempre acharam mais divertido ter poderes, exércitos e independência, do que ficar sentada esperando o príncipe encantado chegar!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Novidades DarkSide #2014

Esse será o segundo ano de operações da DarkSide, e continuando o trabalho fabuloso que começaram em 2013, a DarkSide, mais uma vez, traz novidades de deixar os leitores ansiosos, e/ou de cabelo em pé.
Mais uma vez inovando, agora a novidade é a apresentação dos lançamentos, em forma de  cartas de Tarot,que ganharam belas cores e um visual que deve agradar a todos.Não vou listar todos, maasssss fiz uma  seleção dos  lançamentos que eu (como fã, leitora e mortal), aguardo roendo as unhas!


DRÁCULA – A ORIGEM (JIM STEINMEYER)
O que há por trás do monstro mais temido da história? Drácula e Bram Stoker, Criador e Criatura juntos. Nem a morte pode vencer esta carta. — “A união de entusiasmo e erudição de Steinmeyer é uma alegria.” Neil Gaiman

Porque:
Fiquei encantada com o Drácula de Bram Stoker, e assim como me aprofundei no universo de Tolkien por ter adorado LOTR, devo também levar esse meu “amor à primeira vista” pelo Drácula adiante (o inicio da minha fase mais “leitora” foi com Drácula e Frankenstein).


SERIAL KILLER – LOUCO OU CRUEL? (ILANA CASOY)
Estava escrito: Ilana Casoy e DarkSide® unem forças. Nossa maior especialista em serial killers estreia na casa com um grande sucesso em edição atualizada, seguindo nosso padrão quase psicopata de qualidade. — “Ilana tem a virtude dos grandes dramaturgos: nos colocar diante da nossa própria morte. E, portanto, diante da nossa vida.” Marcelo Tas.

Porque:
Essa é uma informação da qual vocês não devem lembrar, mas, eu adoro crimes,assassinatos, roubos, e coisas desse gênero, eu ainda não tive um  grande contato com o tipo de livro que esse da Ilana parece ser,  mas  estou muito curiosa  e otimista.


KING OF THORNS (MARK LAWRENCE)
A linha da vida manchada de sangue. Esse é o destino do Rei Jorg Ancrath neste segundo livro da Trilogia dos Espinhos. Leia com cuidado. — “Excelente – no mesmo nível de George R.R. Martin.” Conn Iggulden — “Uma fantasia corajosa e morbidamente emocionante.” Publishers Weekly

Porque:
Não preciso nem dizer o quanto Jorg me conquistou,  se quiserem saber mais sobre mais esse meu caso de “amor a primeira vista”.


O DEMONOLOGISTA (ANDREW PYPER)
É preciso ter muita coragem para seguir em frente. O mal eterno ganha as páginas desse thriller internacional. — “Que venham os demônios!” The New York Times

Porque:
Não sei, achei o titulo intrigante, e a ideia também, leitor tem dessas.


SENHORES DE SALEM (ROB ZOMBIE E B.K. EVENSON)
Arcano do rock’n’roll, Rob Zombie solta as bruxas numa história marcada por laços de sangue. Uma experiência completa de terror que evoca as reais origens de Salem. Prefácio de Zé do Caixão. — “O livro oferece uma experiência mais detalhada do filme e ambos se complementam” Rob Zombie

Porque:
Salem é um lugar que me intriga (e me da medo), acho que crescer com todas  aquelas  estórias horripilantes de bruxas e mortes  com que eu tive em contato, fez com que eu sentisse um fascínio a mais por ela do  que por qualquer outra  cidade.


A FORÇA
O MISTÉRIO RONDA ESTA CARTA. ELA AINDA NÃO PODE SER REVELADA, MAS AS ESTRELAS INDICAM QUE VOCÊ TEM LUGAR GARANTIDO NA SAGA. PREPARADO VOCÊ ESTÁ?

Porque:
Existem boatos do que seria esse lançamento, mas não acho legal ”jogar mais lenha na fogueira”,e é claro que estou interessada em um lançamento surpresa!

Bem, esses são os lançamentos que me chamaram atenção por enquanto, todas as cartas  estão  “linkadas” , por isso, se quiserem conhecer os outros lançamentos é só clicar em uma delas, as palavras “linkadas”  dentro dos  textos levam a resenhas ou outras coisas relacionadas... e é isso!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Parceria – Editora Schoba

Bom dia! Temos uma novidade muito legal para todos vocês, e é claro, para o blog.
A partir de hoje o EmBusca da mais um passo  em direção ao crescimento e ao aumento de variedade de títulos que trazemos para nossos leitores, e damos esse novo passo juntos a Editora Schoba.
A Schoba é uma editora de “autopublicação” (ela da à oportunidade de novos, ou antigos, escritores de se autopublicarem e se tornarem conhecidos), ela da um suporte muito bom para os iniciantes, e também oferece alguns benefícios interessantes, agora eles estão presenteando os escritores que publicam com eles com um Kindle (com o livro publicado).
Para conhecer melhor a Editora Schoba e o processo de publicação dos livros clique aqui.
Cada vez que olho o catalogo de livros publicados mais fico feliz, com a quantidade e variedade de títulos de escritores nacionais que estão tendo a oportunidade de mostrar seu trabalho.
Bem, o primeiro livro que vamos receber dessa nova parceria se chama “As três leis de Newton”, de Vitor Zenaide. A capa e a sinopse você confere logo abaixo.
Três pessoas em diferentes lugares do mundo são mortas misteriosamente; no Brasil, o filho de um importante ministro é sequestrado. Dois jornalistas de um pequeno periódico de São Paulo começam, então, a investigação deste intrigante caso e percebem,  aos poucos, que os bandidos não estão interessados no que, à primeira vista, parece ser, mas sim que todos estes crimes estão interligados e podem revelar  um importante segredo escondido a sete chaves, que poderá impactar grandes autoridades políticas ao redor do mundo.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Free-books: uma boa ideia e ação das editoras


Não é de hoje que vida de leitor é vida dura: temos muita vontade de ler, pouco tempo para isso e quase nenhum – pelo menos a maioria das pessoas – dinheiro sobrando para adquirir todos os livros que desejamos ler, mas que não encontramos em qualquer biblioteca...
POR ISSO fico muito feliz quando eu vejo iniciativas como a da DarkSide, Companhia das Letras e outras editoras  que disponibilizam livros gratuitamente. Geralmente no formato PDF ou E-PUB, não são títulos fáceis de serem achados, em geral são contos complementares de outras histórias ou mesmos contos isolados de alguns autores famosos, mas não deixam de ser uma  boa opção para quem quer ler algo novo!
Esses são os títulos que eu "andei" baixando:


Partes do Eu de Augusto dos Anjos;

O Corvo de Edgar Allan Poe  na versão original e ainda duas traduções famosas: uma  feita por Machado de Assis e outra por Fernando Pessoa;

O Hóspede de Drácula de Bram Stoker;

Mundo de tinta: contos, de Cornelia Funke;


O Príncipe de Kiera Cass.

Esses três últimos podem ser baixados em E-PUB e o programa que eu indico para a visualização é o  Adobe Digital Editions 2.0 que é muito legal! Para baixar clique aqui.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Caixa de correio de dezembro de Igor Oliveira


E ai galera! Final de Novembro veio com a Black Friday, para a qual eu economizei dois meses e eu consegui fazer um bom proveito da promoção desse ano. Então vamos lá:

Os Heróis do Olimpo: uma outra aventura de Rick Riordan pelo universo de Percy Jackson. Dessa vez com novos personagens e um pouco mais madura. Terminei a leitura da primeira saga, Percy Jackson e os Olimpianos, essa semana, devo dizer, não achei nada esplêndido como muitos pregam mas é uma leitura gostosa e rápida. Posso dizer que começarei logo Os Hérois do Olimpo.

A queda dos Cinco: quarto livro da saga iniciada pelo livro "Eu sou o número quatro", no mesmo dia em que os livros chegaram esse já foi a baixo. Devo dizer, estou realmente apaixonado pelo universo de Legados de Lorien. No início o livro foi um pouco difícil de alavancar, mas assim que alavancou, não consegui largar o mesmo até termina-lo.

Jogos Vorazes: saga que sempre tive curiosidade pra ler e devo dizer que me deixei levar pela explosão do segundo filme da saga na mídia e tomei coragem e comprei o Box. Sou amante de uma boa distopia e Jogos Vorazes é uma das mais comentadas, principalmente no momento atual.

Maze Runner Correr ou Morrer: Primeiro livro de uma série que possuem quatro livros, sendo um deles uma prequel. Sendo honesto, estava atrás de alguma leitura mais infanto juvenil e uma distopia, Maze Runner agrega os dois.

Box: O conquistador, Stone Henge: Não poderia faltar na lista algumas boas ficções históricas. Bernard Cornwell não é novidade para mim, mas me arriscarei no universo criado por Conn Iggulden que me contará a saga de Genghis Khan, o conquistador mongol (soa engraçado né?).

O Bater de Suas Asas: Finalização da mediana saga iniciada por "A mão esquerda de Deus." Nada espetacular, a ansiedade pela leitura deste livro não é muito grande.

Os Doze: Segundo livro da trilogia de "A Passagem" de Justin Cronin que narra um universo apocalíptico dominado por vampiros. Sou amante de universos apocalípticos, (ansioso pelo terceiro livro de The Walking Dead) logo, esses dois livros se encontram no topo da minha lista.

A Queda de Artur: a única viagem do mestre Tolkien ao universo do Rei Artur, livro narrado de forma poética, parece ser uma leitura bem complexa e pesada. Vou precisar de tempo para ler.

Esses foram os livros que chegaram para mim em dezembro, ansioso pela leitura de todos, como podem esperar, com tantas opções, provavelmente terei muitas resenhas a fazer haha, abraço!

sábado, 30 de novembro de 2013

Caixa de correio #2 – Novembro de 2013



Depois de esquecer de publicar sobre os livros que eu recebo, quer dizer, publico sempre sobre os que eu recebo de parceria, mas tem muita coisa que eu compro/troco/ganho que não é resenhado, estou novamente tentando retomar esse habito (?).
Livros que eu recebi esse mês (pelo menos na ultima semana), por ordem de chegada:

A Garota que Tinha Medo de Breno Melo – esse eu recebi pela Editora Schoba, que muito gentilmente disponibilizou esse exemplar para o blog, é de um escritor nacional, por isso estou bem curiosa e animada para começar a leitura.

Vetores e Geometria Analítica do Paulo Winterle – todos sabem que as pessoas que escrevem para o blog (tanto eu quanto a Suzane e o Otávio), já estão fazendo seu curso superior, ou estão prestes a entrar no maravilhoso mundo dos nabos, que é a faculdade (o Igor e a Steffany), e também sabem o quanto são caros os livros e materiais ligados aos cursos aqui no Brasil. Por isso fiquei muito feliz quando consegui esse livro pelo Skoob, em geral ele custa R$100,00 em lojas e R$60,00 de segunda mão, ele é usado como livro texto da matéria de “Geometria Analítica e Vetores”.

O Trono do Sol, A Magia da Alvorada (O Ciclo Nessântico - Livro I) de S. L. Farrell – esse livro foi indicação do Igor (aqui do EmBusca...), que disse que O Ciclo Nessântico era muito elogiado por quem gosta  da parte política de  livros como os da ASOIAF. Eu o consegui pelo Skoob também, e pra mim foi uma ótima troca.

Os Últimos Dias de Krypton de Kevin J. Anderson – não tenho uma ideia muito clara de onde eu tirei que queria muito esse livro, só sei que queria, eu gosto muito desse universo das HQ’s e sempre imaginei que devia ter uma estória muito legal – eu ia por uma palavrão aqui, e vocês sabe qual era – antes do Superman, e sempre achei meio triste ninguém se dispor a contar ela, e então encontrei esse livro e  tudo pareceu ficar mais lindo, foi amor a primeira vista! Ele também chegou de troca pelo Skoob.