Mostrando postagens com marcador O Mundo de Sofia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador O Mundo de Sofia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Dia do Curinga – Jostein Gaarder


Primeiro livro que eu li do autor do famoso O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga me deixou no mínimo confusa durante paginas e mais paginas, mas me deixem explicar.

O livro gira em torno de um garoto e seu pai, que estão em viagem pela Europa atrás da mãe do tal garoto, coincidentemente mulher de seu pai – me superei nessa – ou será que não? Porque o livro conta também a estória de um menino que lê em um livro a estória contada por um veterano da segunda guerra mundial, que foi ajudado por um padeiro, que era filho de um senhor que tinha problemas com bebida, que foi ajudado por outro padeiro que tinha ouvido essa estória de um marinheiro que fora filho de um padeiro que era filho de outro marinheiro que sofreu um naufrágio e ficou perdido em uma ilha para lá de excêntrica. Entendem a minha confusão? Na verdade o livro conta a estória de uma família, e de encontros e desencontros que eram para acontecer, ele também conta a estória de uma pequena e de outra grande Paciência – é, o jogo de cartas – e de como alguns se veem nela e como eles veem ela...

O Dia do Curinga é um livro de questionamentos, é um livro que não conta só uma estória, ele conta todas as estórias, inclusive a história do leitor. É um desafio! Você leitor do blog, você pessoa dotada de vontade e energia para ler, eu te desafio a ler O Dia do Curinga e não olhar para si mesmo, para sua volta e falar “Notável”, ou qualquer coisa do gênero; porque no fundo, eu acho, o objetivo do livro é nos fazer olhar pra nós mesmos e constatarmos o quanto é incrível a nossa presença, a nossa existência em um mundo verdadeiramente diferente de todos os outros conhecidos por nós humanos, o quanto todas essas “coincidências” nos fazem sortudos só por estarmos aqui.


È difícil “verbalizar” o que eu entendi e o que eu achei do livro, só sei que foi uma leitura que valeu a pena, acho que pegar um livro que te faz questionar sobre si mesmo e sobre a sua existência de maneira mais simples do que, sei la, filósofos clássicos faria, é no mínimo uma boa atitude e no maximo vai te mostrar muitas coisas.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

    E voltamos com Jostein Gaarder! Agora com “O Mundo de Sofia”, uma bela introdução a filosofia (se você não conhece nada sobre o assunto, esse livro é um bom começo), além de uma história envolvente. Deu trabalho pensar no que escrever sobre esse livro, pensei em pelo menos três abordagens diferentes (que devem ser postadas, já que ainda estou elaborando rascunhando, pelo menos,  um texto).
    Bom, vamos ao livro! Nele temos uma história dentro da outra (lembra da metalinguagem que você ignorou/viu na escola? Rsrsrs), já que o livro narra duas histórias que se desenvolvem paralelamente e acabam por se entrelaçarem quando Sofia começa a receber cartões-postais endereçados a Hilde Moller Knag. A história começa quando Sofia passa a receber cartas misteriosas – um curso de filosofia- de Alberto Knox, professor de filosofia, que usa de estranhas formas para ensinar a filosofia ocidental, desde seu nascimento até os dias atuais.
    Dessa forma ambos percorrem a pré-filosofia, no estágio místico da humanidade; filosofia grega, filósofos medievais e renascentistas, surgimento dos racionalistas e dos empiristas, atravessando o pensamento filosófico alemão (Kant, românticos, Hegel e Marx), teoria da evolução de Darwin, psicanálise de Freud, finalmente chagando a filosofia contemporânea.
    Em paralelo a essa viagem filosófica, Sofia recebe postais, enviados do Líbano, de um Major, Alberto Knag, pai de Hilde. Sofia deve entregar os postais a Hilde, mas como fazer isso de ela não conhece nenhuma Hilde Moller?! O curso de filosofia permite que Sofia, gradualmente, encontre a resposta para seus questionamentos relativos a Hilde e Alberto Knag.
    Durante a leitura nos deparamos não só com dois enredos, que se entrelaçam, e com diversos pensamentos filosóficos, mas também somos questionados a cerca do que é realidade e imaginação.

   Oque você faria se descobrisse que tudo oque você acreditar ser real, não verdade é uma história e você uma personagem?
    Como este livro ainda não é domínio público, dessa vez não posso colocar um link com o arquivo, mas se você procurar no youtube, vai encontrar um filme norueguês baseado no livro.