Mostrando postagens com marcador exatas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador exatas. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Flash Boys, Revolta em Wall Street – Michael Lewis

Revelando um pouco mais do que nós, leigos, sabemos do bilionário mundo das bolsas de valores de Nova York e sobre o mercado de ações, Michael Lewis trás um texto inteligente, divertido e muitas vezes até educativo.

Tudo começa á alguns anos atrás quando ocorreu o escândalo dos empréstimos não tão sólidos que eram comercializados em grande escala nas bolsas de NY, e que acarretou naquele “lindo” episódio de crise da qual, até hoje, tentamos nos recuperar. A partir daquele momento as coisas começaram a ficar estranhas quando o único homem que foi preso após aquele período, foi um simples programador do Goldman Sachs, que foi acusado de roubar códigos do sistema do banco. Esse episódio, um tanto exótico, fez com que Lewis se perguntasse quem era esse programador, e por que esses tais programadores eram os novos “astros do rock” do mercado de ações. Não precisamos dizer que essa história é apenas a ponta do iceberg, de uma corrida tecnologia por milissegundos, passando pela criação dos Dark Pools e novas bolsas, chegando até aos Operadores de Alta Frequência, Lewis nos mostra que hoje em dia os estereótipos que formamos dos mandachuvas do mercado de ações não correspondem a realidade.

Eu achei extremamente chocante o fato das agências reguladoras deixarem brechas em seus regulamentos, brechas essas que são obvias e amplamente exploradas. A explanação sobre o funcionamento de alguns dos mecanismos foi bem feita, é claro que Lewis não se preocupou em fazer um manual ou um glossário – o glossário, na minha opinião, seria uma perda de tempo – porém não existem termos de “sete cabeças” ou ininteligíveis, uma rápida busca de alguma definição menos óbvia poderia sanar as duvidas facilmente, por isso acho que apesar de algumas criticas negativas em relação a Flash Boys, por ele não ser de fácil acesso ao “grande publico”, bem infundadas.

Mesmo sendo um livro com um assunto um pouco mais sério, é impossível não dar risadas com alguns trechos, como por exemplo, a nota de rodapé da pagina 146, e o dialogo da pagina 189. Excelente leitura para quem gosta de ler sobre esses assuntos mais... diferentes da temática dos livros mais vendidos, Flash Boys não me decepcionou, e ainda me surpreendeu por ser um livro – mais complicadinho –  que li com a maior atenção e prazer.

terça-feira, 20 de maio de 2014

As três leis de Newton – Vitor Zenaide


A algum tempinho recebi este livro da parceria com a Editora Schoba, mas confesso que desde aquela época nem comecei nem terminei nenhum livro, a não ser esse, e bem recentemente, e hoje venho trazer a resenha dele.
Ele começa com varias histórias, que inicialmente parecem isoladas, e a divisão por capítulos é similar a um diário, então não tem como errar a ordem cronológica dos acontecimentos, é um livro relativamente curto, considerando a sua grossura – não é uma critica, só achei estranho, eu tinha calculado umas 400 paginas, ele tem 309, e eu raramente erro – eu gostei dos detalhes do inicio: a capa é muito bonita, a foto, do que eu acho ser, o Trinity College também, e  o trecho de um discurso do pós 21 de setembro de 2001, preparam para o que o livro  promete ser.
Deco e Guto são dois jornalistas de São Paulo, donos de seu próprio veiculo de comunicação – o Jornal da Capital – que por um golpe de sorte, ou azar, se veem investigando o sequestro do filho de um importante ministro, até ai tudo parece apenas um caso de violência urbana, até que Alejandra – do México –  os alerta sobre a estranha ligação que seu falecido noivo – ele se suicidou – parecia ter com o filho do ministro, a partir daí a estória ganha mais “liga” e outros personagens, e até um pano de fundo diferente: o terrorismo.
Bem, o que mais posso falar sem dar mais detalhes da estória, é que ela vale a pena, é um livro nacional, com uma temática menos usual – não se veem muitos romances policiais aqui, e eu o classificaria assim – com uma ótima qualidade, a leitura é fácil e ela não deixa muito a desejar se comparada outras leituras do mesmo gênero.
Sóóóó tenho mais duas coisas a dizer:

1° Achei o final meio abrupto, meio rápido, em um momento você esta no “pic” da investigação, e 10 paginas depois o livro acaba(?) :’(


2° Poxa, eu sempre “puxo a sardinha” pro meu lado – ou pro lado das exatas, uma vez  que é minha área  – eu fiquei na expectativa de um final mais ligado ao titulo do livro – tem ligação, mas  é menor da que eu esperava – por isso acho que ele é bem surpreendente, e foi muito mais pra mim...

sábado, 30 de novembro de 2013

Caixa de correio #2 – Novembro de 2013



Depois de esquecer de publicar sobre os livros que eu recebo, quer dizer, publico sempre sobre os que eu recebo de parceria, mas tem muita coisa que eu compro/troco/ganho que não é resenhado, estou novamente tentando retomar esse habito (?).
Livros que eu recebi esse mês (pelo menos na ultima semana), por ordem de chegada:

A Garota que Tinha Medo de Breno Melo – esse eu recebi pela Editora Schoba, que muito gentilmente disponibilizou esse exemplar para o blog, é de um escritor nacional, por isso estou bem curiosa e animada para começar a leitura.

Vetores e Geometria Analítica do Paulo Winterle – todos sabem que as pessoas que escrevem para o blog (tanto eu quanto a Suzane e o Otávio), já estão fazendo seu curso superior, ou estão prestes a entrar no maravilhoso mundo dos nabos, que é a faculdade (o Igor e a Steffany), e também sabem o quanto são caros os livros e materiais ligados aos cursos aqui no Brasil. Por isso fiquei muito feliz quando consegui esse livro pelo Skoob, em geral ele custa R$100,00 em lojas e R$60,00 de segunda mão, ele é usado como livro texto da matéria de “Geometria Analítica e Vetores”.

O Trono do Sol, A Magia da Alvorada (O Ciclo Nessântico - Livro I) de S. L. Farrell – esse livro foi indicação do Igor (aqui do EmBusca...), que disse que O Ciclo Nessântico era muito elogiado por quem gosta  da parte política de  livros como os da ASOIAF. Eu o consegui pelo Skoob também, e pra mim foi uma ótima troca.

Os Últimos Dias de Krypton de Kevin J. Anderson – não tenho uma ideia muito clara de onde eu tirei que queria muito esse livro, só sei que queria, eu gosto muito desse universo das HQ’s e sempre imaginei que devia ter uma estória muito legal – eu ia por uma palavrão aqui, e vocês sabe qual era – antes do Superman, e sempre achei meio triste ninguém se dispor a contar ela, e então encontrei esse livro e  tudo pareceu ficar mais lindo, foi amor a primeira vista! Ele também chegou de troca pelo Skoob.


domingo, 17 de março de 2013

O Andar Do Bêbado - Leonard Mlodinow



Absolutamente divertido e educativo – não acredito que eu acabei entendendo varias coisas, tanto de história quanto de matemática, física, economia e química – “O Andar do Bêbado” inova ao nos apresentar um universo que em primeira analise parece incompreensível, de maneira simples e pratica, nos mostrando de varias formas como a aleatoriedade e a matemática envolvida nela influem em nossa vida.
A aleatoriedade esta em toda a parte no nosso mundo, desde no resultado de um campeonato de futebol até no sucesso das pessoas que admiramos, mas como identificar e saber interpretar se na aleatoriedade pode ser criado um padrão ou quando ela é realmente desordenada e sem sentido? Esse volume tenta elucidar nossas ideias equivocadas sobre o mundo e sobre as coisas que acontecem a nós, e nos mostrar que às vezes tentamos seguir um padrão que não existe e ignoramos algo que realmente tem poder sobre a nossa vida. Discorrendo de maneira simples e inteligente, Mlodinow nos guia por toda a história da probabilidade e da sua “cruzada” em tentar compreender os processos aleatórios, e ainda durante o percurso tenta inserir vários conceitos tanto de probabilidade, quanto de outros ramos da ciência – como eu já disse e repito: eu acabei por entender outras coisas, fora os conceitos de probabilidade.
Esse é o livro certo para quem quer aprender um pouco mais sobre matemática – mais precisamente probabilidade – mas que não quer virar um verdadeiro especialista, o foco dele é conceito e aplicação. Ele praticamente não possui formulas, apenas algumas tabelas e esquemas matemáticos, isso não compromete a sua qualidade, só não o torna um livro necessariamente cientifico.
Falando em probabilidade, vocês já participaram da nossa promoção: Presente de Outro Planeta, leiam o regulamento e participem, e ainda fiquem atentos, pois em breve colocaremos mais uma promoção no ar!