Mostrando postagens com marcador fofo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fofo. Mostrar todas as postagens

sábado, 30 de maio de 2015

O Manual da Garota Geek – Sam Maggs


Voltado para qualquer um que tem interesse no fabuloso universo geek, O Manual da Garota Geek traz dicas das mais básicas, desde como fazer novos amigos com interesses em comum, até como encarar e entender o feminismo, aliás, na ultima parte ela se concentra em explicar um pouco do feminismo, o que esta dentro do contexto do tema: apesar das mudanças ocorridas durante o tempo, ainda existe indícios de que nós, garotas, ainda não somos muito bem aceitas em alguns lugares.

Intercalando um pouco da história das coisas consideradas geeks, e de métodos práticos como deixar a vida mais divertida, no livro ainda constam vários relatos de verdadeiras nerds que hoje são referencia, tanto de cultura como de empenho e competência. É interessante ver como esse universo é amplo e multifacetado, e como o fato de alguém pertencer a um grupo não o exclui de outros.

Em especial achei o modo como Maggs apresentou as informações e suas experiências bem simples e divertido, eu senti um pouco de falta de aprofundamento, mas acho que a proposta de ser um guia simples desse universo foi bem cumprida. Apesar de Maggs apresentar o feminismo e os conceitos e gírias básicas dele, eu achei meio “limitada” sua lista de “Personagens femininas poderosas”, não questiono o “poder” delas, mas achei meio triste não constar algumas “personagens” mais reais, eu vejo exemplos e mais exemplos de mulheres fabulosas e poderosas, que apesar de pertencerem sim ao universo geek/nerd não foram lembradas (levando em consideração que essas listas são meio “particulares” a minha critica talvez não seja muito valida, mas achei legal registrar, vai que mais alguém se sinta assim...).

Mais do que dicas, Maggs planta a semente do “questionamento” com a parte final do seu livro, é quase um convite para abrirmos nossos olhos e perguntarmos “isso esta certo mesmo?”. Boa pedida para as mocinhas mais jovens, e bem divertido para as mocinhas mais velhas, na verdade, seria legal se alguns mocinhos também dessem uma olhada nesse manual.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Roverandom – J.R.R. Tolkein

Um dos vários contos escritos/contados por J.R.R. Tolkien para seus filhos, Roverandom conta a estória de um cachorrinho muito azarado, que viverá muitas aventuras por conta desse azar todo.

Rover é um filhotinho que adora brincar com sua bola amarela, mas que se vê metido em varias aventuras depois de cruzar o caminho de um mago muito mal-humorado, que resolve transforma-lo em um cachorrinho de brinquedo, a partir daí Rover é levado, mandado, enviado, comprado, etc. De uma lojinha de brinquedos ao famoso universo Tolkien – o do Senhor dos Anéis – Rover anda sobre a forma de cachorrinho de brinquedo, voa com asas doadas por uma mago bonzinho que vive na Lua, nada com “barbatanas” no mar, ufa, Rover vive verdadeiras aventuras.

Roverandom é um livro infanto-juvenil que nasceu de algo que realmente aconteceu na vida de Tolkien: um de seus filhos perdeu um cachorrinho de brinquedo na praia; para consolar o filho, Tolkien concebeu essa estória, fazendo do cachorrinho de brinquedo um aventureiro.

Apesar de não pertencer exatamente ao mesmo universo de LOTR, Roverandom é sim um livro de fantasia ou fantástica, seu conteúdo é repleto de ícones fantásticos, é um livro extremamente leve, com uma escrita impecável – nunca espere menos de Tolkiem, mesmo se for uma lista de compras – e mesmo sendo infanto-juvenil me cativou.

Mas uma excelente dica de presente para aquele seu sobrinho(a) que você esta querendo arrastar para o mundo dos livros, Roverandom é uma boa pedida para de crianças a adultos.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Once Upon a Time, Uma Antologia de Contos de Fadas – Ilustrado por Kevin Tong



“Era uma vez...” é com esse “comecinho” mais do que famoso e nem um pouco batido, que estórias antigas e tradicionais se iniciam,  muitas das quais tiveram suas primeiras versões a algumas centenas de anos atrás mas que até hoje nos soam fabulosas.

Eu particularmente não tenho tanto contato assim com a série Once Upon a Time, na verdade, eu estava passeando pelos estandes da 23° Bienal do Livro de São Paulo, quando me deparei com uma edição muito simpática, de capa dura, e que possuía contos dos Irmãos Grimm. Na verdade, pelo o que eu entendi, tem vários contos, alguns dos Grimm inclusive, enfim, o fato é que a parte do Once Upon a Time é mais um tipo de jogada de marketing, uma vez que o livro não trata de estórias ou detalhes da série.

Voltando ao livro em si, ele tem varias estórias, de Branca de Neve a Rumpelstiltskin, ele é um livro com uma pegada bem “light”, por isso o leitor encontrará estórias próprias – perfeitas – para serem contadas para crianças, apesar de ser um bom divertimento, acho que se o livro for comprado para tal tarefa, ele será perfeito. Um bom diferencial além da capa dura e do acabamento – que estava muito bem feitinho – são as ilustrações, feitas por Kevin Tong, elas são bem bonitas e delicadas.

Quer dar um presente para aquela sua sobrinha fofa que você quer incentivar a ler? Essa é uma boa opção!
Essa é uma das ilustrações.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Penélope – Marilyn Kaye

Imagem linda daqui

Penelope é a história de uma menina que, devido a uma maldição, tem nariz/focinho de porco e como a família dela tenta quebrar essa maldição.

Mas na verdade é mais do que isso.

Penelope é uma história sobre liberdade, sobre medos, sobre abrir mão da própria felicidade para que outro seja feliz e principalmente, sobre aceitação.
O livro é bem curtinho, acho que li em umas 2 horas, a leitura é bem fluída, mas por ser um livro tão curto, algumas coisas não são tão bem explicadas e os personagens não são tão bem desenvolvidos. Mesmo assim, durante o livro ocorrem duas reviravoltas que me surpreenderam.
A introdução do livro é feita pela  Reese Witherspoon, e é muito amor <3.


O livro virou filme, que é até fiel ao livro (tirando algumas viagens no meio do caminho), com a Cristina Ricci , James McAvoy e produzido pela própria Reese (que também atua no filme) <3²




Resumindo: 
É um livro para crianças? 
Sim!

É um livro previsível? 
Sim (todo mundo sabe como termina um conto de fadas).

É um livro pra deixar pra lá? 
Não!

Definitivamente não.
<3³

domingo, 17 de agosto de 2014

Eleanor & Park – Rainbow Rowell


Pensa num livro lindo, 
pensa num livro que faz com que seu coração bata mais forte, 
pensa num livro que faz tudo isso sem ter uma história perfeita, 
ou personagens perfeitos.


Esse é Eleanor &Park.

O livro conta a história de como a Eleanor (uma menina "gordinha" com grande cabelo cacheado ruivo) conhece o Park (um garoto de mãe coreana e pai americano), ou ao contrário, não importa, e como eles se apaixonam.
A história se passa em 1986, e tem todas as referências musicais e literárias (HQ) da época. Você lê o livro e vê o amor dos dois se desenrolar a partir das fitas (sim, fitas!) e dos quadrinhos de X-men! 

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!

Os "quotes" dos livros são lindos! Tanto que fizeram sucesso no meu facebook . As indecisões, as confusões de sentimentos e pensamentos e as inseguranças dos adolescentes são muito bem desenvolvidos pela autora. O livro é todo escrito pelas alternâncias de pontos de vista entre os personagens principais, o que engrandece muito o livro! *Boa Rainbow*, além disso, como alguém pode não gostar de alguém chamada Rainbow né?

Os personagens principais são bem desenvolvidos. Os irmãos, a mãe e o padrasto (cara chato do caramba) da Eleanor além dos pais, do irmão e dos avós (e até o tio) do Park e os amigos dos dois tem papéis na história, que vão de secundários até bem importantes.

Eu li o livro em inglês, mas ele já foi lançado pela Novo Século. Além desse a autora tem mais um livro que também veio para o Brasil, o Fangirl, e ao que parece os outros também virão!

E para terminar este post, a música que embala o lindo casal.



Agora me diz, como não amar?

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Lolo Bernabé – Eva Furnari

Você conhece?


"Se pusieron muy felices.... pero no tanto"

Sabe aqueles livros que você lê quando é criança e nunca mais encontra (ou encontra com um preço absurdo que te faz pensar duas vezes?) Lolo Bernabé é um desses... Li esse livro (em português) quando comecei a me aventurar no reino das palavras e nunca mais o encontrei. Curiosamente uma das meninas que mora comigo (oi Aninha!) também; um belo dia ela encontrou o livro naqueles "pague quanto acha que vale" no metrô e trouxe pra gente.

A história é feita para crianças, com delicadeza a autora mostra o quanto nunca estamos felizes com o que temos e como na verdade podemos ser felizes com pouco. Algo que todos nós lá no fundo sabemos, mas não nos damos conta.

Um livro fofo, para se ler em 10 minutos debaixo das cobertas e ficar depois pensando uma vida toda sobre o que realmente nós faz feliz...

ps.: a versão da Aninha é em espanhol, então adicionemos mais 10 minutos à leitura =D