Mostrando postagens com marcador Série. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Série. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de janeiro de 2016

Doctor Who, 12 Doutores 12 Histórias – Vários Autores

Primeiro volume, a que tive contato, relacionado a uma das mais populares – e incríveis – séries já produzidas pela raça humana, "Doctor Who, 12 Doutores 12 Histórias" é ideal pra quem quer conhecer pelo menos de vista cada um dos 12 Doutores, até o talentoso Peter Capaldi.

(O paragrafo abaixo trata de como eu conheci a série, se você não quiser ler o meu relato de amor infinito a ela, por gentileza, pule para o próximo).

Em um belo e fatídico dia estava "zapeando" pelos canais da TV aberta, até que cai na TV Cultura, e me deparei com a chamada de Doctor Who, lembro-me como se fosse ontem – foi a pouco mais de três mêses – de como pensei que seria interessante conhecer essa série da qual tanto já tinha ouvido falar, e da qual até Douglas Adams já participou com seus roteiros, mal sabia eu o que estava perdendo. Depois que vi o primeiro episódio – que por coincidência era o ultimo do 10° Doutor, David Tennant – não parei mais de me interessar por essa obra que mistura tudo que tem de mais divertido e incrível no universo, tem amor, ficção, filosofia, história, ciência, amizade, tem uma infinidade de coisas que simplesmente casaram perfeitamente no Doutor e em todos os seus companheiros, só de falar deles eu fico megaentusiasmada. A verdade é que simplesmente esse amontoado de assuntos e de pessoas estranhas – vamos combinar que tem personagens bem estranhos – é simplesmente uma das melhores coisas que assisti na minha vida, e talvez uma das melhores estórias com que tive contato também. Eu sei gente, estou muito esquisita falando desse jeito, mas não consigo evitar, eu nunca pensei que conseguiriam montar personagens dos quais eu gostasse tanto, e nunca imaginei que eu realmente amaria todos os personagens de uma série, é muito amor em um lugar só.

Esse livro contém uma estória de cada um dos doutores – obvio – e cada uma delas foi escrita por uma pessoa diferente, tem para todos os gostos, desde Eoin Colfer até Neil Gaiman, e todas as estórias são muito boas – inclusive as dos escritores que eu não conhecia, mas já me interessei –, uma dificuldade que pode ser encontrada é que cada um dos Doutores tem uma aparência diferente, como eu comecei a assistir praticamente o Doutor do Matt Smith, era meio difícil desassociar, mesmo possuindo descrições do vestuário e aparência dentro de algumas estórias, pra facilitar ainda mais, eu usei uma imagem que achei na internet, que é muito legal, e que possui como se fosse o "estilo" de cada um dos 12 doutores - vou colocar a imagem, foi muito útil pra mim, e quero que vocês leiam esse livro e que seja muito legal pra vocês, então terei mais pessoas pra conversar sobre ele. 
O cuidado com a confecção do livro foi excelente, a Fantástica – selo de ficção da Rocco – fez um livro bem legal, eu só esperava que fosse capa dura, pelo menos mais dura, por que a capa já é de uma material mais grossinho e rígido. 

Gostei muito da segunda – A Cidade Sem Nome de Michael Scott –, da sétima – O Efeito Propagação de Malorie Blackman – e da ultima estória – Luzes Apagadas de Holly Black –, todas, mas em especial essas, trazem talvez os elementos que me fizeram gostar tanto dos personagens e dos conflitos pelos quais eles passam, essas estórias demonstram o quanto o poder do Doutor é único, como as vezes é difícil lidar com  as responsabilidades que vem com ele, e como apesar de tudo ele ainda é um homem bom tentando fazer a coisa certa.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Game of Thrones, Por Dentro da Série da HBO – Bryan Cogman

Repleto de detalhes sobre a ambiciosa produção da HBO, talvez esse livro nos ajude a entender finalmente por que algumas coisas foram alteradas na adaptação televisiva – só algumas – se comparada a obra original de George R.R. Martin. 

Contando com uma tonelada de entrevistas de produtores, diretores, atores e até do próprio tio Martin, esse livro nos traz uma estória diferente das sagas que conhecemos: como esse projeto começou e como ele é encarado por diversas pessoas, o trabalho envolvido em reproduzir e as vezes até criar do zero algo que só existia na imaginação de alguém, e como gradativamente os envolvidos nesse trabalho foram se apaixonando aos poucos pelas Crônicas de Gelo e Fogo. 

O livro é cheio de imagens e das artes iniciais dos cenários, e é muito interessante ter uma noção do trabalho envolvido na criação, de por exemplo, figurinos e até de idiomas. É um pouco diferente dos livros que eu estava acostumada, mas foi bem interessante conhecer mais sobre uma produção tão famosa e de qual um dia eu fui grande fã – não acompanho mais.

sábado, 30 de maio de 2015

O Manual da Garota Geek – Sam Maggs


Voltado para qualquer um que tem interesse no fabuloso universo geek, O Manual da Garota Geek traz dicas das mais básicas, desde como fazer novos amigos com interesses em comum, até como encarar e entender o feminismo, aliás, na ultima parte ela se concentra em explicar um pouco do feminismo, o que esta dentro do contexto do tema: apesar das mudanças ocorridas durante o tempo, ainda existe indícios de que nós, garotas, ainda não somos muito bem aceitas em alguns lugares.

Intercalando um pouco da história das coisas consideradas geeks, e de métodos práticos como deixar a vida mais divertida, no livro ainda constam vários relatos de verdadeiras nerds que hoje são referencia, tanto de cultura como de empenho e competência. É interessante ver como esse universo é amplo e multifacetado, e como o fato de alguém pertencer a um grupo não o exclui de outros.

Em especial achei o modo como Maggs apresentou as informações e suas experiências bem simples e divertido, eu senti um pouco de falta de aprofundamento, mas acho que a proposta de ser um guia simples desse universo foi bem cumprida. Apesar de Maggs apresentar o feminismo e os conceitos e gírias básicas dele, eu achei meio “limitada” sua lista de “Personagens femininas poderosas”, não questiono o “poder” delas, mas achei meio triste não constar algumas “personagens” mais reais, eu vejo exemplos e mais exemplos de mulheres fabulosas e poderosas, que apesar de pertencerem sim ao universo geek/nerd não foram lembradas (levando em consideração que essas listas são meio “particulares” a minha critica talvez não seja muito valida, mas achei legal registrar, vai que mais alguém se sinta assim...).

Mais do que dicas, Maggs planta a semente do “questionamento” com a parte final do seu livro, é quase um convite para abrirmos nossos olhos e perguntarmos “isso esta certo mesmo?”. Boa pedida para as mocinhas mais jovens, e bem divertido para as mocinhas mais velhas, na verdade, seria legal se alguns mocinhos também dessem uma olhada nesse manual.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Jonathan Strange & Mr. Norrell – Susanna Clarke

O meu é o de capa branca, mas a nova edição ta lindona!
Livro que traz como temática principal o retorno da magia á Inglaterra no século 18/19, Jonathan Strange & Mr. Norrell é um livro divertido, com uma estória bem construída e inteligente.

Mr. Norrell é um mago pratico que tem como primeiro grande ato de sua saída do anonimato a dissolução da Sociedade de Magos de York, um bom começo, considerando que no livro todo ele passa a ideia de querer ser o único mago da Inglaterra, até encontrar Jonathan Strange, um rapaz com um talento natural para a pratica de magia. Até ai tudo, bem tudo lindo, só que o contato de Norrell com um ser mágico acaba desencadeando uma série de eventos que levam a tentativa de trazer John Uskglass de volta a Inglaterra, não é nem preciso dizer que durante o processo outro tanto de acidentes ocorrem. Eu pessoalmente achei muito interessante o modo como Susanna descreve o mundo dos seres mágicos, sempre presente, sempre coexistindo com o nosso mundo, a atmosfera de brilho e decadência também é muito envolvente fora o modo como a magia parece estar diretamente ligada a loucura – acabei me sentindo lendo uma mistura de Robert W. Chambers com Henry James e com algo um pouco mais histórico – ambos personagens são bem diferentes, e talvez eles reflitam muito a oposição entre o antigo – o tradicional Norrell – e o novo – o método empírico, alias totalmente experimental de Strange – esse antagonismo inclusive pode ser observado sempre nas ciências, o que reforça a ideia do tratamento dado a magia no livro: como um verdadeira ciência.

Como já dito é um livro muito divertido, eu demorei um pouco para ler, mas, foi devido ao seu peso – ele é muito pesado para levar pra faculdade >.< – é possível observar que Susanna fez uma pesquisa considerável para escrever esse livro, o que o torna bem mais interessante do que a maioria dos livros de magia – superficiais e pouco fundamentados.

domingo, 15 de março de 2015

O Pistoleiro – Stephen King (Torre Negra - Vol I)

Minha primeira vez lendo o senhor King e AMEI!!!! Estou ansiosíssima para ler os outro volumes desta série e ler outros livros dele. Já sou fã dos filmes baseados em seus livros!! *_*
Bom, vamos falar de "O pistoleiro", primeiro volume da série "Torre Negra". O livro acompanha Roland Deschain, o último pistoleiro de seu mundo, com práticas e costumes inspirados em códigos medievais com rígido código de conduta e honra.
O livro narra a fuga do homem de preto pelo deserto, com um pistoleiro em seu encalço. Este tem como objetivo a busca pela Torre Negra, dita como eixo de todo o tempo e espaço.E acreditando que o mesmo possui indicações para seu destino, o pistoleiro persegue o Homem de Preto, que atravessa o deserto na sua frente.
Durante sua jornada, Roland é obrigado a cruzar a cidade de Tull, onde é vítima de uma armadilha deixada pelo Homem de Preto e que resulta em grande tragédia, mesmo assim ele continua sua perseguição. Em seguida encontra Jake (John Chambers), menino transportado o mundo de Roland após morrer tragicamente em Nova York de 1977, mas acaba morto novamente quando Roland tem de escolher entre sua vida e pegar o Homem de Preto.
O livro acaba com a captura do Homem de Preto e este revela fatos importantes sobre o destino de Roland e sua busca, através de cartas de tarot , segundo pesquisas que fiz, o volume seguinte se desenrola em cima destas revelações.


domingo, 30 de novembro de 2014

O Olho do Mundo – Robert Jordan (A Roda do Tempo – Livro 1)

Primeiro volume de uma das sagas mais famosas, importantes e longas – 14 livros, cada um mais grosso que o outro – O Olho do Mundo do já falecido Robert Jordan, trás uma grande estória, com uma boa base “mitológica” e personagens interessantes, divertidos e em muitos aspectos, misteriosos.

Rand, Perry e Mat são três jovens de Dois Rios, uma aldeia distante das agitações do reino de Andor, que nem imaginam no que vão se meter quando uma misteriosa Aes Sedai chega a sua vila. Pois bem, a minha intenção não é te encher de spoilers caro leitor – tragédias acontecem por causa de spoilers, por isso de agora em diante só liberarei detalhes de sagas e séries em volumes mais avançados e tals – mas o fato é que apesar de o ritmo da estória ser mais lento durante o inicio do livro – eu já tinha tentado ler O Olho do Mundo em outra ocasião, mas desisti antes da centésima pagina – ele é um livro e tanto. Para inicio de conversa a “mitologia” básica por traz da estrutura do mundo de WOT é simplesmente de deixar qualquer leitor sem fôlego – olha, eu conheço um pouco da mitologia por traz do mundo de Tolkien e acho que a de Jordan não fica devendo em profundidade e riqueza –, já nas primeiras paginas sentimos que será uma grande saga, e que ela cobrira assuntos dos mais diversos e interessantes, achei muito “caprichada” a simbologia adotada durante o livro e na mitologia, eu acho que os símbolos – como o da capa – condizem tanto com a filosofia do universo WOT tanto com o que eu já conheço de símbolos – achei que algumas coisas ele baseou em mitologia nórdica, e talvez na céltica – o que nos da um certa segurança de termos em mão um livro que foi feito com certa pesquisa e cuidado.

Caprichos e mitologias a parte, O Olho do Mundo é um livro que te prende em vários aspectos, os personagens são extremamente simpáticos e cativantes, é fácil nos colocarmos em seus lugares, até dos mais durões. E meu amigo que vilão é esse? Quero dizer que tive pesadelos com esse cara! Ele não faz o tipo “estou a toda hora”, mas sim “estou em todo o lugar”, é meio assustador lidar com um inimigo atemporal que você mal sabe quem é, muita Luz e sorte para todos que entrarem em seu caminho!

E que a Luz esteja com todos vocês durante a leitura!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Impecáveis – Sara Shepard (Pretty Little Liars – Livro 2)


Segundo volume da mais famosa série de livros de Sara Shepard, Impecáveis tem o clima, a trama e o nome ideais para a continuação de Maldosas.

Iniciado exatamente no final de Maldosas – o funeral de Ali –, Impecáveis continua seguindo os passos de Aria – a estranha –, Emily – a certinha –, Hanna – a perfeita –, e Spencer – a brilhante –, neste volume também surgem alguns personagens – de maneira mais ativa – como Toby, o Senhor Marin – o pai de Hanna –, e Meredith – a amante do pai de Aria. Durante o livro novamente ocorrem momentos de triunfos e de tristezas para o nosso quarteto favorito de adolescentes, e é claro por traz de todos eles a onipresente e competente “A”.

Spencer vivendo um sonho com o ex-namorado de sua irmã, Hanna vivendo um pesadelo com Sean, e as suas leves indiscrições, Aria sobre o fio da navalha com o segredo que ela guarda de sua mãe, e é claro Emily, a nossa garota de ouro da natação, vivendo uma vida dupla, será que todas se saíram bem até o fim do livro? Com certeza não.

Impecáveis não deixa nada a desejar como continuação de Maldosas, o mistério em torno da identidade de “A” permanece, novamente nossas garotas passam por altos “perrengues” amorosos – quero dizer que, o último capitulo da Spencer me irritou a tal ponto, que eu simplesmente fiz scanning para não chorar de ódio –, familiares, e até acadêmicos – esquecendo-se de fazer trabalhos, que coisa feia mocinha – e novamente por traz dos maiores desastres a toda poderosa “A”.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Jogos Vorazes – Suzanne Collins (Jogos Vorazes – Vol. I)

Admito que só li o livro porque amei o filme!! E mesmo assim demorei um tempão para assistir os filmes.
A história se passa num EUA distópico, onde após uma guerra este foi dividido em 13 distritos, sendo a capital o mais forte, impondo sua força de forma opressiva; ocasionando uma revolta dos outros distritos, e causando a destruição do 13º, como exemplo, além da criação do Jogos Vorazes, onde dois jovens de cada distrito são sorteados para brigarem até a morte em uma arena, somente um pode sobreviver.
Cada distrito tem uma vocação, por assim dizer, sendo responsável por algum setor econômico, sendo mais ricos ou pobres de acordo com o que produzem.
Katniss é a personagem principal, garota de personalidade forte, pouco amigável e com aparente dificuldade para lidar com sentimentos próprios ou de outras pessoas. Tendo como único amigo Gale e sendo protetora com sua irmã Prim. Sua relação com Gale se mostra dúbia, graças a essa dificuldade que ela tem em lidar com sentimentos.
O outro personagem principal é Peeta, o filho do padeiro, que acaba se ligando a Katniss por causa dos Jogos Vorazes, e Katniss se sente em dívida com ele por um fato ocorrido anos antes.
No dia da colheita para os Jogos, a irmã de Katniss é sorteada e esta se oferece no para ir no lugar da irmã, e assim começa sua jornada rumo aos holofotes da fama dos Jogos Vorazes!!!
Durante a preparação para a arena os tributos são tratados como celebridades, tendo de dar entrevista e com direito a estilista e asessores, este irão ajudá-los quando estiverem na arena captando patrocínio. 
Numa dessas participações Peeta se declara para Katniss, que fica atordoada e se questiona se foi uma estratégia para ganhar a simpatia do público ou se é verdade. 
E a partir dai se desenrola a trama, onde mostra uma personagem feminina diferente das que estamos acostumados (talvez a Herminone, seja a personagem de livros/filmes mais próxima de Katniss), pois ela é realmente independente e sobrevive por sua garra, esperteza e habilidades e não por ser bonita ou porque tem um mocinho que a salve sempre... e isso foi uma das coisas mais legais que encontrei na história, e que foi bem mostrado no filme.
A edição brasileira tem uma boa tradução e com um bom ritmo de leitura!! Torcia para que o livro não acabasse por que estava amando ler, e queria que acabasse logo porque estava ansiosa para saber o final!!! este livro realmente me prendeu!!
Aguardo ansiosamente para ler os outros 2 livros da série (ainda não peguei emprestado rsrsrs), assim como o filme que sai este ano!!