Mostrando postagens com marcador Gayle Forman. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gayle Forman. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de setembro de 2014

Se Eu Ficar – Gayle Forman, resenha por Évelin Ascari

Mia tem 17 anos e já conta com um futuro promissor. Sua família é perfeita, tem um namorado incrível e seu sucesso na música clássica está muito perto de decolar. Mas tudo muda quando, em um dia de neve, ela, seus pais e seu irmão sofrem um acidente de carro. Embora ela não sinta nada, é surpreendida ao recobrar a consciência e se deparar com uma equipe médica tentando salvar sua vida em meio aos destroços do carro.

A partir daí ela vive ou sobrevive às 24h mais conturbadas de sua vida. Mia não entende porque ainda está por perto, no hospital, assistindo ao sofrimento da sua família e amigos enquanto seu corpo passa por todo tipo procedimento médico. Ela não sabe como agir e muito menos o que pode controlar ou não.

Não posso deixar de falar que seus pais são ótimos, mesmo. Seu pai é um ex-integrante de uma banda de punk rock, mas que decidiu se tornar professor quando a responsabilidade do segundo filho bateu à porta. Sua mãe faz o tipo durona, que fala palavrão, usa calça de couro, mas que tem o maior coração do mundo.

Se Eu Ficar é um livro intenso. Bastaram dois dias para que eu lesse suas 190 páginas. A autora Gayle Forman foi muito feliz quando não complicou a narrativa, é muito fácil ler páginas e páginas sem se dar conta da quantidade. Os capítulos são alternados entre o presente de Mia, no hospital, e fatos anteriores ao acidente, onde podemos conhecer sua família, amigos e principalmente o doce romance com Adam.

São muitos os detalhes que eu prefiro não mencionar para não estragar o gostinho da nova leitura. É uma história de perda, dor e amor. Amor em todas as suas formas.

Apaixone-se.

Obs: se você gosta de ouvir música enquanto lê, tenta colocar alguma clássica. Faz toda a diferença, eu testei!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

If I stay – Gayle Forman

Daqui
If I stay é um daqueles livros que te fazem repensar na vida... A história é contada em primeira pessoa por Mia, uma adolescente que tem uma vida comum (ou quase isso): é uma violoncelista, mora com os pais e o irmão mais novo,tem uma amiga excelente se apaixona por um rockstar. 
A união de todos estes pontos da história se dá pela música: os pais de Mia se conheceram enquanto ele tocava numa banda, Mia e Adam se conhecem pois ambos estão estudando música e pleiteando uma vaga na faculdade. 
A história é uma linda história de amores: amor fraterno, amor entre amigos, amor entre amantes.

Daqui
Tudo parece muito bem, até que Mia e sua família sofrem um acidente de carro, sendo ela a única "sobrevivente", entrando em uma espécie de "experiência extracorpórea" (onde ela vê tudo o que está acontecendo ao seu redor).
A partir daí toda a história se desenrola... Ela relembra de vários pontos da sua infância e de sua vida presente. Todos ao seu redor estão ali com ela, e agora a decisão é "Ficar ou ir?"...

<3
O livro tem uma continuação "Where she went" que eu não sei se já veio para o Brasil. If I stay foi lançado aqui com o título de "Se eu ficar" pela Novo Conceito. E virou filme, lançado no Brasil essa semana.


É galera, preparem seus lenços...