Mostrando postagens com marcador Filmes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Filmes. Mostrar todas as postagens

sábado, 13 de junho de 2015

A Autobiografia de Alice B. Toklas – Gertrude Stein

Como se “autobiografar” sendo que o biografo é diferente do biografado?

Bem, vamos ao início da minha história com Gertrude Stein e talvez vocês possam compreender a escolha de uma autora tão pouco conhecida por aqui, e por um livro tão diferente das minhas leituras – olha, fazia tempo que eu não lia uma biografia.

Eu tive o primeiro contato com o que foi, e quem foi G. Stein no filme Meia-Noite em Paris – escrito e dirigido por Woody Allen –, que conta uma estória bem legal, mas em especial, eu fiquei muito curiosa sobre uma mulher que antes, durante, e após a 1° Guerra Mundial, conseguiu reunir em torno de si uma quantidade incrível de gênios de muitas áreas das artes, como Picasso, Henri Matisse, Gauguin, Georges Braque, Juan Gris, Francis Picabia, Guillaume Apollinaire, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, e outros mais. Essa senhora que reunia em torno de si tantos grandes nomes da história era Gertrude Stein.

Já da para perceber que muito provavelmente um livro escrito por ela seria bem interessante, mas mais do que isso Stein por meio de sua companheira de anos – Alice – constrói quase um relato detalhado do cotidiano de seus amigos, e também através dessa biografia ela acompanha o desenvolvimento de alguns movimentos – como o nascimento do cubismo e também de escritores da “geração perdida” – que se tornariam grandes heranças do século passado, e, com certeza, algo positivo após a 1° Guerra Mundial.

Fora o relato interessantíssimo sobre os artistas, também acompanhamos muito do universo e do modo de compreensão de Stein – que causaram reboliço com suas obras –, e também uma aventura de Alice e Gertrude: durante o período de guerra, ambas trabalharam como voluntarias na F.A.F.F., que era um tipo de “programa de proteção a americanos”.

É importante ter em mente que apesar de a biografia ser de Alice, entramos em contato indireta e diretamente varias vezes com o tino perspicaz de Stein, e que através da companheira conhecemos muito da escritora. O livro não é tão longo, e se você já tem certa simpatia por esse período da história a leitura se mostrara muito fácil, se não, talvez seja a hora de conhecer coisas “novas”.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Guerra Civil – Stuart Moore (Adaptado dos quadrinhos de Mark Millar e Steve Mcniven)

Guerra Civil é o primeiro contato que tive com a “parte escrita” envolvendo heróis – nesse caso, do universo Marvel, já tinha lido Os Últimos Dias de Kryptom e Wayne de Gothan – , é claro que com a “enxurrada” de filmes que saíram nesses últimos tempos, o meu interesse por esse assunto se intensificou, e eu acabei buscando alternativas pro meu pequeno desvio de leitura: tenho problemas em me concentrar em quadrinhos, HQ’s, Mangás, etc.

O livro como já dito, é uma adaptação, por isso existem mudanças se comparada a estória contada pelas vias oficias – ou seja, revistas  – é interessante deixar isso bem claro, durante a leitura acabaram me dando spoilers dos quadrinhos mas o que me contaram nem aconteceu no livro.

Guerra Civil se passa em mundo um tanto confuso e caótico graças aos chamados meta humanos, seres humanos, ou não, que possuem algum tipo de poder ou habilidade, nata ou artificial, que muitas vezes desempenham o papel de “mocinhos” sem muita consciência sobre seus atos. E toda a tensão civil explode quando ocorre um acidente trágico envolvendo um novo grupo de heróis, a partir desse ponto existe uma divisão entre os vingadores: os que apoiam Stark, o Homem de Ferro, e consequentemente a lei de registro que visa tornar esses heróis “funcionários públicos” do governo dos EUA, e oferece entre outras coisas treinamento para novos heróis; e o grupo que apoia o Capitão América, e que acha abusivo esse “controle” que o governo tenta impor aos heróis. Não preciso nem dizer que a pancadaria “comeu solta”, e cada lado mostrou o quanto era forte, apesar de Stark sempre contar com o apoio do governo e da S.H.I.E.L.D., Capitão América se mostrou um bom líder com coragem o suficiente para dizer não a mão do governo – que durante varias partes realmente foi pesada e demasiadamente arbitrária.

É uma pena não poder dar mais detalhes do enredo sem o comprometer, posso dizer que como já era esperado um herói morre antes do “racha”, e que o Homem Aranha acaba sendo um personagem mais decisivo do que eu poderia esperar.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Como água para chocolate – Laura Esquivel

  O que dizer deste livro? Delicioso, intenso, romântico entre outras coisas!!!! SIM! Sou apaixonada por esse livro e pelo filme, desde criança!
  O livro narra a história de Tita, filha mais nova, de três irmãs, de uma família matriarcal, que tem sua vida marcada por um amor proibido e receitas, sua vida se passa na cozinha, é nela que Tita se sente confortável e feliz, na maior parte do tempo.
  Cada capítulo corresponde a um mês do ano e tem sua receita correspondente. A narrativa do livro começa com o nascimento de Tita, na cozinha, e como ela cresce em meio aos sabores e aromas presentes nesta, e sua relação próxima com a cozinheira da casa, posto que vem a assumir mais tarde com a morta da mesma.
  Em dado momento Tita conhece Pedro, e acabam se apaixonando, este pede sua mão em casamento, mas a mãe recusa e oferece a filha mais velha, Rosaura, pois Tita somente poderá se casar após a morte da mãe, até lá é dever dela cuidar da mãe. Como é de se esperar Pedro e Rosaura se casam, mas o amor dele por Tita permanece e daí aparecem alguns conflitos com a mãe de Tita, Rosaura, com Pedro e com ela mesma.
Mas porque essa história é diferente das demais? Além de ter a cozinha como parte importante, diria até que como personagem da história, ao cozinhar Tita passa seus sentimentos para os pratos que cozinha e quem os come, passa a sentir o mesmo que ela sentia ao cozinhar ou a expressar seus desejos, isso foi marcante para mim desde a primeira vez que vi o filme e ficou mais forte ao ler o livro.
  Quanto as diferenças entre livro e filme, como de se esperar o livro é mais completo que o filme; o narrador de cada um é diferente, no livro o narrador é onipresente, já no filme uma personagem narra a história; o filme é mais condensado e as receitas não são tão marcantes quanto no livro.
  Para dar um gostinho do filme, lançado em 1992, segue o trailer (no youtube você pode encontrar o filme completo) e para quem quiser ler tem a versão digital na internet e a versão importada em espanhol (a que eu li) na Livraria Cultura (onde comprei a minha edição), a versão traduzida acredito que deva ter em sebos.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Wayne de Gotham – Tracy Hickman

Com seu enredo girando em torno do eterno e amado morcegão de Gotham, esse livro conta uma estória parecida com o ciclo dos últimos três filmes da franquia, estrelados por Christian Bale – a parte do “tchau” – e acho que com os games – os Arkham’s – não posso afirmar 100% com o que o livro é parecido, pois existem inúmeros quadrinhos, HQ’s, filmes, séries e etc, mas me pareceu um pouco próximo a isso.

Tudo parece normal no inicio do livro: mais uma noite de combate ao crime para Batman, porém ao se deparar com supervilões “hipnotizados” e fatos que ligam esse estranho fenômeno a vida de seus pais, Bruce/Batman se vê presa de um jogo armado – e muito bem armado – para fazê-lo conhecer uma face de seu pai que ele nunca soube existir, aliás, é interessante a questão levantada no livro: de que na verdade Bruce realmente não sabe quase nada sobre seus pais. Durante o livro Bruce é levado a questionar tudo o que ele sabe sobre seus pais, sobre sua família e até sobre Alfred, o fiel mordomo que de uma hora para outra também esta envolvido a fundo com a estória por trás dos estranhos acontecimentos.

O livro é bem interessante e envolvente, eu só achei o texto sofrível em um aspecto: falta de revisão, parece que a Fantasy mandou publicar o livro sem fazer uma revisão básica, pois existem erros na formação de frases básicas – como falta de palavras -  e erros de corretor, o nome de um personagem era de um jeito, o corretor colocou de outro, e esta em metade da pagina certo e na outra metade errado.

Apesar dos erros, Wayne de Gothan é um bom livro, tem varias cenas de ação, e a outras tanto de suspense.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Correr ou Morrer – James Dashner (Maze Runner - Livro 1)


Primeiro livro da franquia Maze Runner, Correr ou Morrer adota um ritmo frenético desde o começo, é incrível como Dashner faz acontecer muitas coisas em um espaço de tempo muito curto.

Thomas é um novato, um recém-chegado a Clareira – lugar onde vivem cerca de 50 garotos e que fica no centro de um labirinto um tanto especial, ele muda toda noite –, ele pode não parecer muito diferente dos outros rapazes: sem memória, sem saber ao certo onde está e nem o motivo de ser mandado para um lugar como este; mas isso logo se mostrará um engano, principalmente depois de acontecimentos fora da rotina da Clareira, e de um “ultimato” dos criadores: as coisas vão mudar.

Bem, seria muito chato dar mais detalhes do que vai acontecer na estória, a cada acontecimento e a cada reviravolta eu ficava mais ansiosa para saber o que ia acontecer, o que estava acontecendo, e o que aconteceu, enfim, pelo fato de os garotos sempre chegarem sem memória, não sabemos de onde eles vieram nem nada relacionado aos motivos de serem mandados para o labirinto – que é um lugar que é um quebra-cabeças habitado por criaturas nojentas, que matam e picam os garotos, entre outras coisas – o clima de suspense e segredo também é perturbador, sempre existe algo que esta acontecendo mas quase não suspeitamos, essas entre outras coisas tornam Correr ou Morrer uma leitura rápida, fácil e até um pouco angustiante.

Não consigo deixar de pensar que esse livro é uma mistura de O Senhor das Moscas de William Golding, com roteiro de videogame – eu não lembro qual era o nome, mas juro que eu jogava alguma coisa que tinha um roteiro mais ou menos parecido com a estória do livro – achei o livro muito bom, os personagens são bem simpáticos, é difícil terminar sem gostar de pelo menos 2, fora os conflitos e todo o clima de tensão gerados por ameaças diferentes todos os dias.

Super indicado pra você que adora um suspense, Correr ou Morrer é satisfatório em todos os aspectos e é uma leitura realmente muito rápida, divertida e hipnotizante.

sábado, 2 de agosto de 2014

A Espada na Pedra – T.H. White (O Único e Eterno Rei – Vol. I)


Um dos clássicos da literatura e um dos precursores da literatura fantástica, O Único e Eterno Rei, conta a estória do mais mítico e famoso rei de todos os tempos, Artur.

É importante deixar claro que a pesar da lenda do rei Artur ser um tema que interesse a todas as idades, T.H. White usou um tom menos adulto para tratar dele, mesmo assim é um livro de leitura extremamente inteligente e charmosa.

A Espada na Pedra, é o primeiro volume da série O Único e Eterno Rei, e trata da infância de Artur, do período em que ele ficou sob os cuidados de Sir Ector, do inicio de suas aulas com Merlin, até o ponto em que ele retira a Excalibur da pedra  e é proclamado rei da Bretanha. Talvez por tratar de uma época supostamente mais tranquila da vida  de Artur, o leitor se sinta pouco estimulado a procurar esta leitura, porém esse livro não é  tão monótono quanto se era de esperar, Merlin ensina Artur por meio de experiências, portanto neste primeiro livro ele assumira as formas de diversos animais, como o esquilo da floresta, o peixinho no fosso, um dos falcões de Sir Ector, entre outras, através dessas formas Artur passa a aprender sobre a natureza das coisas, e começara a se tornar o rei que todos nós conhecemos.

T.H. White escreveu um livro fantástico e divertido, de leitura simples e gostosa, acredito que ele é uma leitura para qualquer idade, dos mais jovens aos mais velhos, eu realmente o indico. Considerada a obra precursora da Literatura Fantástica, acredita-se que serviu de inspiração para grandes obras como O Senhor dos Anéis de Tolkien entre outras, inclusive foi usado como base para o filme A Espada era a Lei da Disney (1963), logo abaixo vocês podem conferir o trailer do filme, eu assisti a um tempinho, mas ele também é muito legal(o trailer ta bem borradinho, mas é muito divertido).


A Hamelin também produziu um book trailer, bem caprichadinho, a minha edição é a que acabou de sair por eles, e é um primor, folhas decoradas, lista de personagens, enfim, abaixo você confere o trabalho deles.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Jogos Vorazes – Suzanne Collins (Jogos Vorazes – Vol. I)

Admito que só li o livro porque amei o filme!! E mesmo assim demorei um tempão para assistir os filmes.
A história se passa num EUA distópico, onde após uma guerra este foi dividido em 13 distritos, sendo a capital o mais forte, impondo sua força de forma opressiva; ocasionando uma revolta dos outros distritos, e causando a destruição do 13º, como exemplo, além da criação do Jogos Vorazes, onde dois jovens de cada distrito são sorteados para brigarem até a morte em uma arena, somente um pode sobreviver.
Cada distrito tem uma vocação, por assim dizer, sendo responsável por algum setor econômico, sendo mais ricos ou pobres de acordo com o que produzem.
Katniss é a personagem principal, garota de personalidade forte, pouco amigável e com aparente dificuldade para lidar com sentimentos próprios ou de outras pessoas. Tendo como único amigo Gale e sendo protetora com sua irmã Prim. Sua relação com Gale se mostra dúbia, graças a essa dificuldade que ela tem em lidar com sentimentos.
O outro personagem principal é Peeta, o filho do padeiro, que acaba se ligando a Katniss por causa dos Jogos Vorazes, e Katniss se sente em dívida com ele por um fato ocorrido anos antes.
No dia da colheita para os Jogos, a irmã de Katniss é sorteada e esta se oferece no para ir no lugar da irmã, e assim começa sua jornada rumo aos holofotes da fama dos Jogos Vorazes!!!
Durante a preparação para a arena os tributos são tratados como celebridades, tendo de dar entrevista e com direito a estilista e asessores, este irão ajudá-los quando estiverem na arena captando patrocínio. 
Numa dessas participações Peeta se declara para Katniss, que fica atordoada e se questiona se foi uma estratégia para ganhar a simpatia do público ou se é verdade. 
E a partir dai se desenrola a trama, onde mostra uma personagem feminina diferente das que estamos acostumados (talvez a Herminone, seja a personagem de livros/filmes mais próxima de Katniss), pois ela é realmente independente e sobrevive por sua garra, esperteza e habilidades e não por ser bonita ou porque tem um mocinho que a salve sempre... e isso foi uma das coisas mais legais que encontrei na história, e que foi bem mostrado no filme.
A edição brasileira tem uma boa tradução e com um bom ritmo de leitura!! Torcia para que o livro não acabasse por que estava amando ler, e queria que acabasse logo porque estava ansiosa para saber o final!!! este livro realmente me prendeu!!
Aguardo ansiosamente para ler os outros 2 livros da série (ainda não peguei emprestado rsrsrs), assim como o filme que sai este ano!! 


segunda-feira, 17 de março de 2014

Alta fidelidade - Nick Hornby

Gosta de música?? Gosta de personagens decadentes? E listas?? Então leia a resenha, porque teremos um personagem decadente acompanhado de muita, mas muita, música pop!!! 
A história se passa na Londres dos anos 90, nela acompanharemos a vida de Rob, dono de uma loja de vinis beirando a falência e que acabou  de levar um fora da namorada, Laura um advogada bem sucedida; e a partir disso começa a reavaliar toda a sua vida até aquele momento. 
Ai começam  as listas, a primeira é justamente sobre os 5 piores foras da vida dele. E assim ele começa a descrever os foras e ir atrás de cada uma delas para saber oque ele fez de errado, enquanto isso ele continua a trabalhar na sua loja junto aos dois "funcionários" da loja, que assim como ele são loucos por música e listas. Além de sempre tentar se aproximar ou descobrir o que Laura está fazendo longe dele, com o novo namorado (ex-vizinho). E conhecer Marie, uma cantora americana por quem ele sente certa atração. Tudo isso permeado por listas e mais listas que servem de indicações para quem não conhece muito de música. 
O Rob é quase um eterno adolescente, e forma um casal muito próximo do real (sim, você provavelmente conhece um casal que parece desconexo, mas que se encaixam).
Devo admitir que só me interessei pelo livro por que gostei muito do filme! John Cusack, aquele cara que fez "Os queridinhos da América" e Jack Black, aquele de "Escola de Rock", estão nele! =D


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Caixa de correio de dezembro de Igor Oliveira


E ai galera! Final de Novembro veio com a Black Friday, para a qual eu economizei dois meses e eu consegui fazer um bom proveito da promoção desse ano. Então vamos lá:

Os Heróis do Olimpo: uma outra aventura de Rick Riordan pelo universo de Percy Jackson. Dessa vez com novos personagens e um pouco mais madura. Terminei a leitura da primeira saga, Percy Jackson e os Olimpianos, essa semana, devo dizer, não achei nada esplêndido como muitos pregam mas é uma leitura gostosa e rápida. Posso dizer que começarei logo Os Hérois do Olimpo.

A queda dos Cinco: quarto livro da saga iniciada pelo livro "Eu sou o número quatro", no mesmo dia em que os livros chegaram esse já foi a baixo. Devo dizer, estou realmente apaixonado pelo universo de Legados de Lorien. No início o livro foi um pouco difícil de alavancar, mas assim que alavancou, não consegui largar o mesmo até termina-lo.

Jogos Vorazes: saga que sempre tive curiosidade pra ler e devo dizer que me deixei levar pela explosão do segundo filme da saga na mídia e tomei coragem e comprei o Box. Sou amante de uma boa distopia e Jogos Vorazes é uma das mais comentadas, principalmente no momento atual.

Maze Runner Correr ou Morrer: Primeiro livro de uma série que possuem quatro livros, sendo um deles uma prequel. Sendo honesto, estava atrás de alguma leitura mais infanto juvenil e uma distopia, Maze Runner agrega os dois.

Box: O conquistador, Stone Henge: Não poderia faltar na lista algumas boas ficções históricas. Bernard Cornwell não é novidade para mim, mas me arriscarei no universo criado por Conn Iggulden que me contará a saga de Genghis Khan, o conquistador mongol (soa engraçado né?).

O Bater de Suas Asas: Finalização da mediana saga iniciada por "A mão esquerda de Deus." Nada espetacular, a ansiedade pela leitura deste livro não é muito grande.

Os Doze: Segundo livro da trilogia de "A Passagem" de Justin Cronin que narra um universo apocalíptico dominado por vampiros. Sou amante de universos apocalípticos, (ansioso pelo terceiro livro de The Walking Dead) logo, esses dois livros se encontram no topo da minha lista.

A Queda de Artur: a única viagem do mestre Tolkien ao universo do Rei Artur, livro narrado de forma poética, parece ser uma leitura bem complexa e pesada. Vou precisar de tempo para ler.

Esses foram os livros que chegaram para mim em dezembro, ansioso pela leitura de todos, como podem esperar, com tantas opções, provavelmente terei muitas resenhas a fazer haha, abraço!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

As vantagens de ser invisível – Livro e filme



Um dos filmes mais comentados de 2012, graças a Emma Watson (rsrsrs brincadeira). Por conta do filme o livro acabou também fez bastante sucesso, apesar de ter sido lançado no inicio dos anos 90, fato bem nítido e pouco claro no filme.
A história contada é a de Charlie, garoto que está no 1º ano do colégio, não tem amigos e o único que tinha morreu. Ele está sempre observando oque se passa ao redor, como se tudo fosse um filme.
Na escola o professor de inglês o estimula a participar das atividades e da vida, além de lhe dar vários livros ; assim ele acaba fazendo amigos e participando de várias situações e tendo experiências com drogas. Tudo issoem paralelo com diversos connflitos familiares e pessoais, estes ligados a algum fator desconhecido (ele passou o último ano no hospital, só sabemos que ele tem algum problema desde criança e que era muito próximo de sia tia, já falecida).
A história é basicamente esta... mas a forma como é contada, tanto no livro quanto no livro é muito delicada e faz com que a gente se identifique com as personagens, em alguns trechos faz-nos sentirmos mal, por não prestar atenção nas pessoas ao redor (sempre queremos ser os protagonistas e participar de tudo). Isso torna charlie invisível e seus amigos, desajustados);
O livro é escrito em forma de cartas para um destinatário desconhecido até pelo Charlie, por isso conhecemos somente o ponto de vista do Charlie, não há um ser onisciente e/ou onipresente. Ponto muito marcante no livro são os livros indicados pelo professor de inglês, que de alguma forma sempre se encaixam ao momento vivido por Charlie. 
enquannto o filme apresenta uma trilha sonora impressionante (muito boa!!), único fator que indica o período em que se passa o enredo. Diferente do livro que deixa isso bem claro (e não é por causa das datas nas cartas) por meio de ações corriqueiras e costumes comuns entre os adolescentes da época, gravar fitas, por exemplo. 
Gostei muito dos dois, mas o filme superou o livro, pelo fato de não focar completamente no Charlie (apesar de também ser a visão de Charlie sobre o mundo) pois 3 personagens principais são muito bem interpretados e pela trilha sonora (que serve de boa fonte de pesquisa para quem gosta de música e não conhece nada antigo). Além de ter o prórpio autor como diretor!!! Dá-le
Stephen Chbosky!!!

Trailer:

sábado, 30 de novembro de 2013

Caixa de correio #2 – Novembro de 2013



Depois de esquecer de publicar sobre os livros que eu recebo, quer dizer, publico sempre sobre os que eu recebo de parceria, mas tem muita coisa que eu compro/troco/ganho que não é resenhado, estou novamente tentando retomar esse habito (?).
Livros que eu recebi esse mês (pelo menos na ultima semana), por ordem de chegada:

A Garota que Tinha Medo de Breno Melo – esse eu recebi pela Editora Schoba, que muito gentilmente disponibilizou esse exemplar para o blog, é de um escritor nacional, por isso estou bem curiosa e animada para começar a leitura.

Vetores e Geometria Analítica do Paulo Winterle – todos sabem que as pessoas que escrevem para o blog (tanto eu quanto a Suzane e o Otávio), já estão fazendo seu curso superior, ou estão prestes a entrar no maravilhoso mundo dos nabos, que é a faculdade (o Igor e a Steffany), e também sabem o quanto são caros os livros e materiais ligados aos cursos aqui no Brasil. Por isso fiquei muito feliz quando consegui esse livro pelo Skoob, em geral ele custa R$100,00 em lojas e R$60,00 de segunda mão, ele é usado como livro texto da matéria de “Geometria Analítica e Vetores”.

O Trono do Sol, A Magia da Alvorada (O Ciclo Nessântico - Livro I) de S. L. Farrell – esse livro foi indicação do Igor (aqui do EmBusca...), que disse que O Ciclo Nessântico era muito elogiado por quem gosta  da parte política de  livros como os da ASOIAF. Eu o consegui pelo Skoob também, e pra mim foi uma ótima troca.

Os Últimos Dias de Krypton de Kevin J. Anderson – não tenho uma ideia muito clara de onde eu tirei que queria muito esse livro, só sei que queria, eu gosto muito desse universo das HQ’s e sempre imaginei que devia ter uma estória muito legal – eu ia por uma palavrão aqui, e vocês sabe qual era – antes do Superman, e sempre achei meio triste ninguém se dispor a contar ela, e então encontrei esse livro e  tudo pareceu ficar mais lindo, foi amor a primeira vista! Ele também chegou de troca pelo Skoob.


sábado, 23 de novembro de 2013

DarkSide estreia na 7° arte


A DarkSide Books, nossa amada parceira, esta prestes a lançar o filme – que parece exxxxtremamente assustador – Somos o que Somos. Dirigido por Jim Mickle, esta com estreia marcada para dia 29 de novembro – ainda este ano!  – no Rio de Janeiro e em São Paulo, e nas semanas  posteriores em outras capitais.

Sinopse
Somos o que Somos (We Are What We Are, EUA, 2013)
Direção: Jim Mickle.
Elenco: Ambyr Childers, Julia Garner, Bill Sage, Michael Parks, Kelly McGillis.
Duração: 100 min.
Classificação: verifique a classificação indicativa.

Em sua pequena cidade, os Parker são conhecidos por sua discrição e reclusão. Dentro de casa, o pai Frank cria a família com extrema severidade. Depois da morte brutal e inesperada da mãe, as irmãs adolescentes Iris e Rose precisam cuidar do irmão mais novo, Rory. Logo, porém, elas vão carregar um peso ainda maior, conforme se deparam com novas responsabilidades. Sob o comando do pai, precisam levar adiante e a todo custo uma tradição ancestral.


domingo, 17 de novembro de 2013

Filme – E o Vento Levou (1939)

Essa imagem é mais famosa que os cartazes do filme... já começo a ouvir a musiquinha...
Para estrear um novo segmento do blog, nada melhor que começar com um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos: 13 indicações para o Oscar, assistido por um verdadeiro “mar” de pessoas e sucesso de bilheteria (clique aqui para saber mais); estou falando é claro de “E o Vento Levou”.
Na hora em que meu pai chegou em casa, e disse que ia assistir “E o Vento Levou”, eu juro que quase levantei e fui para o meu quarto ler, mas fiquei curiosa, afinal: um filme presumivelmente romântico que meu pai queria assistir? Vamos lá, Scarlett O'Hara  – interpretada por Vivien Leigh – era uma garota mimada que “estava” apaixonada por Ashley Wilkes – Leslie Howard – e que vê seu sonho de se casar com seu amor, ir por água a baixo quando é anunciado o noivado de Ashley com Melanie Hamilton –  Olivia de Havilland – até ai tudo muito normal, mas tem ainda o plano de fundo: a Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana – é importante frisar que este filme mostra todo o conflito do ponto de vista sulista.
Adoro uma estória com um fundo histórico, mas, acho que, o que me fez mandar esse filme, para a lista dos melhores que eu já assisti, com certeza foi a sutileza e a beleza nos diálogos, na construção da estória – lembrando que esse filme foi baseado no livro de mesmo nome de Margaret Mitchell – e seus personagens, cheios de defeitos, que nos fazem rir de verdade. A vida de Scarlett é tão trágica e cheia de reviravoltas e o modo como ela lida com as coisas é tão espirituoso que acaba tornado o filme divertido – é tão trágico que chega a ser cômico – é claro que muitos assuntos são sérios e realmente tristes, mas é impossível não se divertir.
Espero que procurem esse filme, e que se divirtam tanto quanto eu me diverti.

sábado, 9 de novembro de 2013

Promoção: Através do País das Maravilhas

Entre hoje (9 de novembro de 2013) e dia 25 de dezembro de 2013 o Em Busca de Livros perdidos vai sortear um Kit, contendo:
1 exemplar do livro "Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho";
1 CD contendo a trilha sonora de Alice no Pais das Maravilhas (2010, de Tim Burton); e
1 Baralho todo decorado com o tema de  Alice no Pais das Maravilhas (2010, de Tim Burton)

Para participar desta promoção é necessário curtir a pagina no facebook:
Clique aqui 

Seguir o nosso blog, pelo Google Friend Connec

Clicar em “Participar” nesse link:
Clique aqui

E compartilhar essa imagem:
Clique aqui

Boa  sorte a todos!!!




domingo, 1 de setembro de 2013

Psicose – Robert Bloch

Antes de ser um clássico dos cinemas, Psicose foi um sucesso das prateleiras, escrito por um dos discípulos de H.P. Lovecraft, Robert Bloch, mostra que não é somente do sobrenatural que devemos nos lembrar, quando, pensamos no desconforto e medo causados por uma boa estória.
Mary Crane é uma secretaria que vê a oportunidade de realizar os seus sonhos – casar, se mudar, ser feliz – á sua frente, quando fica responsável por um depósito, da imobiliária onde trabalha, em uma sexta-feira – tempo suficiente para sumir do mapa com o dinheiro, entre sexta e segunda-feira. Após dirigir por um bom tempo para a loja de ferragens do namorado –ele mora nos fundos da loja – Mary se perde, e acaba por se hospedar em um “motelzinho” de beira de estrada, o que acaba sendo uma péssima decisão. Após um período sem noticias de Mary, Lila, irmã de Mary, resolve investigar o sumiço da irmã, o que a leva ao tal “motelzinho” e á um cara muito estranho, o senhor Bates.
Essa estória já é conhecida, como eu já disse,é um clássico, mas no livro é dada a oportunidade de olhar a partir de uma ótica diferente os acontecimentos. Eu achei um bom livro, tem uma trama envolvente e inteligente, e o modo como é contada também é “novo” ou no mínimo inusitado para mim, eu ainda acho que esse livro tem um cheirinho todo especial de filme: sucinto, e relativamente curto, feito para ser lido de uma tacada só; mas mesmo assim eu o considero uma boa pedida, e opção, para quem quer variar um pouco os suspenses mais populares.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Garota, Interrompida – Susanna Kaysen


Um dos lançamentos, que já tem a “cara” do sucesso, da nossa nova parceira, a Editora Única, “Garota, Interrompida” é um livro diferente de tudo que eu conheci – diferente de uma maneira boa.
Kaysen nos leva para dar uma volta por sua cabeça, o resultado é: um dialogo. Durante o livro todo, eu me senti como se estivesse sentada na frente de Kaysen, ela me explicava as coisas que passavam por sua mente e tentava entender coisas que aconteciam a sua volta de uma maneira clara e simples.
Na realidade, o estilo é bem diferente, Kaysen separa o volume em capítulos que seguem certa cronologia, mas que estão ligados, muito mais, á ordem mental em que ela organizou o período em que estava internada. Em alguns momentos a estória propriamente dita é interrompida, para que reflexões tomem conta das paginas. A perspectiva de certo ou errado, a definição de tempo e de lógica são bem “elásticas”, você percebe que tudo é questionável, e essa é uma das partes mais interessantes, por mais que a ciência, e todos os outros tipos, de interpretação do mundo a nossa volta, existam e sejam bem prováveis, é sempre possível refutar ou alterar eles na nossa mente. Somos obrigados a saber, é saudável aceitar, mas nossa mente não esta totalmente presa a eles.
È claro que existe todo um contexto, um conflito: As colegas de Kaysen estavam realmente loucas ou era o mundo que estava? Essa loucura é fruto apenas da mente delas, ou é o produto de toda uma série de problemas e conceitos ultrapassados da sociedade? Será que hoje as pessoas estão mais sãs, e longe da internação?
O livro é aberto a diversas interpretações, cada leitor vai prestar mais atenção em alguma parte e elegera diferentes trechos como seus favoritos. È uma leitura rápida, simples e gostosa, e ainda tem o filme, nunca é a mesma coisa, mas é legal conhecer.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Apenas (ou não) para “psicóticos”...

O Kit maravilhoso que foi enviado a nós.

Depois de 50 anos, um dos maiores sucessos dos cinemas e das prateleiras, volta às livrarias brasileiras. Escrito por Robert Bloch em 1959, “Psicose”, é uma estória que nasceu para ser um sucesso: inspirada em um assassino que morava próximo ao escritor; logo adaptada para o cinema, sendo até hoje um dos mais importantes (ou, mais conhecidos) filmes de Hitchcock; e escrito por um legitimo herdeiro de H.P. Lovecraft (não do ponto de vista material: Bloch era amigo de Lovecraft e recebeu incentivo do mesmo para escrever).
Edição Limitada (Capa dura)

Edição Normal
Nesse verdadeiro ícone do terror, temos Norman Bates, rapaz criado no interior que cresceu junto a uma mãe dominadora e que acaba se tornando um homem “imprevisível”. Se você quer saber a estória completa, acompanhe a DarkSide, e aguarde pelo lançamento (previsto para 31 de julho deste ano).

Preparados para uma ducha?

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Parceria – Editora DarkSide

Ontem recebi um E-mail, nada fatídico, da Editora DarkSide, com pistas de misteriosos e incríveis lançamentos e uma noticia que de longe é uma das melhores do ano, para nós do EmBusca... e, é claro, também para você, que gosta de receber resenhas fresquinhas dos melhores livros: hoje com muita felicidade e orgulho, venho dizer a vocês nossos leitores que, firmamos uma parceria com a DarkSide.
Eu e a Suzane estamos super felizes por termos nossos esforços e trabalho, reconhecidos cada vez mais, e de termos a oportunidade de trabalhar com publicações e editoras tão incríveis. Gostaríamos de agradecer a DarkSide pela oportunidade – muito obrigado Bruno – e também agradecer a todos os nossos leitores.

Obs.: Muita felicidade :’)


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Única – o novo selo de ficção da Editora Gente

Nos próximos dias chega ao mercado uma novidade: um selo especial da Editora Gente voltado para a ficção. E é claro que o EmBusca... foi conferir quais seriam os lançamentos da Única e trazer para vocês as capas dos livros, e quem sabe em alguns dias a resenha e o sorteio de um deles.






















Qual dos dois você quer ver sorteado aqui? Comente!

domingo, 17 de março de 2013

Marion Cotillard para vilã no MTV Movie Awards 2013



Esta rolando a votação do MTV Movie Awards 2013, e eu vim humildemente aqui para pedir votos para uma concorrente, em apenas uma categoria:
Vim pedir seu votinho para a linda, maravilhosa e perfeita Marion Cotillard, ela esta concorrendo na categoria “Melhor Vilão”, e se vocês não viram ou repararam, ELA foi a verdadeira vilã do Dark Knight Rises (o novo Batman), não aquele outro cara que obedecia a ela (o Tom Hardy, que fez o Bane)!!!
Ela é a malvada, e ela, a meu ver realmente fez uma boa vilã (ou má)!!!
Não que os outros sejam ruins, mas para mim ela foi uma verdadeira vilã, maquiavélica e tudo (no sentido "não completamente entendido" pejorativo), ela realmente merece o premio deste ano, isso porque na lista de indicados ainda consta Tom Hiddleston (o Loki de Os Vingadores), e apesar de eu realmente adorar ele e o Loki dele, eu ainda acho que a Marion foi uma vilã no mínimo mais esperta e surpreendente!!!
E não custa nada tentar fazer uma boa (ou má) ação, para votar na categoria Melhor Vilão clique aqui
Se vocês puderem votar, eu ia ficar muito feliz, em pelo menos indicar uma vilã em uma categoria onde este ano só tem homem. A premiação acontece no dia 14 de abril (domingo), até lá da para acessar e votar o quanto nossos dedinhos permitirem.
Cadê as vilãs lindas do nosso cinema?