Mostrando postagens com marcador Neil Gaiman. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Neil Gaiman. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de janeiro de 2016

Doctor Who, 12 Doutores 12 Histórias – Vários Autores

Primeiro volume, a que tive contato, relacionado a uma das mais populares – e incríveis – séries já produzidas pela raça humana, "Doctor Who, 12 Doutores 12 Histórias" é ideal pra quem quer conhecer pelo menos de vista cada um dos 12 Doutores, até o talentoso Peter Capaldi.

(O paragrafo abaixo trata de como eu conheci a série, se você não quiser ler o meu relato de amor infinito a ela, por gentileza, pule para o próximo).

Em um belo e fatídico dia estava "zapeando" pelos canais da TV aberta, até que cai na TV Cultura, e me deparei com a chamada de Doctor Who, lembro-me como se fosse ontem – foi a pouco mais de três mêses – de como pensei que seria interessante conhecer essa série da qual tanto já tinha ouvido falar, e da qual até Douglas Adams já participou com seus roteiros, mal sabia eu o que estava perdendo. Depois que vi o primeiro episódio – que por coincidência era o ultimo do 10° Doutor, David Tennant – não parei mais de me interessar por essa obra que mistura tudo que tem de mais divertido e incrível no universo, tem amor, ficção, filosofia, história, ciência, amizade, tem uma infinidade de coisas que simplesmente casaram perfeitamente no Doutor e em todos os seus companheiros, só de falar deles eu fico megaentusiasmada. A verdade é que simplesmente esse amontoado de assuntos e de pessoas estranhas – vamos combinar que tem personagens bem estranhos – é simplesmente uma das melhores coisas que assisti na minha vida, e talvez uma das melhores estórias com que tive contato também. Eu sei gente, estou muito esquisita falando desse jeito, mas não consigo evitar, eu nunca pensei que conseguiriam montar personagens dos quais eu gostasse tanto, e nunca imaginei que eu realmente amaria todos os personagens de uma série, é muito amor em um lugar só.

Esse livro contém uma estória de cada um dos doutores – obvio – e cada uma delas foi escrita por uma pessoa diferente, tem para todos os gostos, desde Eoin Colfer até Neil Gaiman, e todas as estórias são muito boas – inclusive as dos escritores que eu não conhecia, mas já me interessei –, uma dificuldade que pode ser encontrada é que cada um dos Doutores tem uma aparência diferente, como eu comecei a assistir praticamente o Doutor do Matt Smith, era meio difícil desassociar, mesmo possuindo descrições do vestuário e aparência dentro de algumas estórias, pra facilitar ainda mais, eu usei uma imagem que achei na internet, que é muito legal, e que possui como se fosse o "estilo" de cada um dos 12 doutores - vou colocar a imagem, foi muito útil pra mim, e quero que vocês leiam esse livro e que seja muito legal pra vocês, então terei mais pessoas pra conversar sobre ele. 
O cuidado com a confecção do livro foi excelente, a Fantástica – selo de ficção da Rocco – fez um livro bem legal, eu só esperava que fosse capa dura, pelo menos mais dura, por que a capa já é de uma material mais grossinho e rígido. 

Gostei muito da segunda – A Cidade Sem Nome de Michael Scott –, da sétima – O Efeito Propagação de Malorie Blackman – e da ultima estória – Luzes Apagadas de Holly Black –, todas, mas em especial essas, trazem talvez os elementos que me fizeram gostar tanto dos personagens e dos conflitos pelos quais eles passam, essas estórias demonstram o quanto o poder do Doutor é único, como as vezes é difícil lidar com  as responsabilidades que vem com ele, e como apesar de tudo ele ainda é um homem bom tentando fazer a coisa certa.

domingo, 23 de agosto de 2015

Stardust, O Mistério da Estrela – Neil Gaiman

Meu primeiro livro de Neil Gaiman, Stardust foi uma escolha especial: eu adorei o filme, e queria realmente começar por esse livro.

O livro tem o enredo do filme, mas bem diferente. Uma promessa, uma estrela caída e uma viajem são o que acontecem, mas por um caminho diferente, no livro as relações e os acontecimentos são mais simples e corriqueiros – não é corriqueiro conseguir carona com um unicórnio, mas o modo como tudo acontece é muito “natural – talvez isso tenha feito com que eu lesse com mais rapidez, fiquei esperando algo mágico e extraordinário acontecer no livro, uma cena de tamanha beleza que compensasse tudo que era diferente do filme – e que eu tinha amado – e que não aconteceu. Na verdade, eu não achei o livro ruim, de maneira alguma, mas talvez eu tivesse uma sede de algo que o filme me mostrou e que não estava tão presente no livro de Gaiman. A estória continua muito bonita, e os acontecimento mágicos são muito legais, e o principal da estória esta la, mas no fim a bruxa má não era tão má, e o final feliz nem foi tão feliz assim, talvez tenha sido um choque de realidade em um mundo de criaturas fantásticas, eu esperava um estória com preto e branco, com limites claros e definidos, mas isso não aconteceu, porque talvez nem no nosso dia a dia seja assim.

No fim do livro eu fiquei meio triste, talvez a bruxa esteja certa: “Naquela hora, você deveria ter deixado que eu o tomasse [o coração], que o levasse para minhas irmãs e para mim. Nós poderíamos ter voltado à juventude, e ela duraria até a próxima Era do Mundo. Esse seu rapaz vai parti-lo, desperdiça-lo, ou perde-lo. É o que todos eles fazem.”, e é o que sempre acontece.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

O que dizer deste livro? Bem... Foi a primeira vez que li Neil Gaiman, só conhecia o filme de Coraline (que ainda não li). Por causa do filme e por já ter lido algumas coisas sobre o autor, imaginei uma versão "literária" de Tim Burton, ou seja, algo meio soturno para o universo adulto, mas que se encaixa quase perfeitamente no universo infantil, além de ser reflexivo. 
E este livro foi exatamente isso, pelas minhas pesquisas ele é vendido como literatura fantástica, mas poderia ser um livro infantil! (Eu adoraria lê-lo quando criança).  

Bem a história é contada por um homem de meia idade que se dirige a fazenda que fica no final do caminho, onde se localizava a casa onde ele passou parte da infância e onde conheceu Lettie Hempstock, que mora na fazenda ao final da estrada. Durante o livro ele narra como conheceu Lettie e como ela o salvou de ser tornar nada.
Ele foi um garoto introspectivo que gostava de ler, morava com os pais e a irmã mais nova numa cidade pequena, mas a família começa a ter problemas financeiros e resolve alugar o quarto dele, após alguns inquilinos. Um deles acaba roubando o carro da família e se matando dentro, pela manhã o carro é encontrado no fim da estrada (próximo a fazenda Hempstock) e assim ele conhece Lettie que promete cuidar dele e mantê-lo a salvo. 
E a partir deste ponto da história coisas incomuns e fantásticas e começam os problemas do garoto. 
Mas Lettie sempre aparece para ajudá-lo e alimentá-lo, pagando caro por isso...
O homem se dirige a fazenda sem saber o porque, pois nem se lembrava de sua existência... Mas ao chegar tudo se torna familiar, as mulheres Hempstock e até mesmo o chá. Apesar de Lettie ainda não ter retornado.

Em resumo, o livro é fantástico  (cheio de fantasia), muito bem narrado e emotivo, torci para não acabar tão cedo. Foi exatamente oque eu imaginava, digna de se tornar um filme infantil, tipo 9 - A salvação, com direção de Tim Burton e Johnny Depp, narrando a história, no estilo de Noiva Cadáver; é uma pena eu não poder detalhar a história, para não estragar a graça da leitura. rsrsrsrs