Mostrando postagens com marcador Grécia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Grécia. Mostrar todas as postagens

sábado, 31 de outubro de 2015

A Arvore do Halloween – Ray Bradbury

De um dos mestres da ficção Ray Bradbury, A Arvore do Halloween é um relato interessante, inteligente e delicado de uma noite e tanto de um grupo de amigos.

Pipkin é um adorado colega e amigo de um grupo de nove amigos: garotos de uma pequena cidade norte-americana; que acaba sendo sequestrado magicamente na data mais esperada e assustadora do ano, o Halloween, é claro que seus amigos não poderiam abandona-lo, e para resgatar o bom Pipkin, eles contam com a ajuda do misterioso senhor Montarlha. Apesar de ser uma estória curta e de “roteiro” simples, A Arvore do Halloween na verdade é um livro com uma boa dose de pesquisa, profundidade e história, Bradbury não só nos mostra a saga em procurar Pipkin por uma série de datas e lugares ligados ao Halloween, mas também nos mostra como a cultura de hoje veio se adaptando a partir de comemorações muito antigas, e nos faz refletir sobre a “extinção” de costumes e crenças, será mesmo que as comemorações de hoje são tão isentas das culturas que elas substituíram? Na verdade eu acho que o ponto alto do livro são exatamente as histórias que estão por trás do Halloween moderno e como com o passar to tempo uma cultura foi “substituindo” a outras, outra reflexão importante que o livro faz sobre o Haloween de hoje, é como ele se transformou – pelo menos nos Estados Unidos e outros países do hemisfério norte, principalmente – uma data de comemoração, deixando de ser tão assustadora ou triste como no Samhain.

Esse livro é bem curtinho, mas muito bom, eu adorei a estória, e achei o modo como foi contada muito simpático, inclusive ele pode ser lido tanto por jovens e crianças até adultos, acho difícil alguém não se sentir preso e interessado por uma das datas mais especiais e famosas do mundo.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mitologia – Maurício Horta, José Francisco Botelho e Salvador Nogueira

Com um tom um pouco mais leve e observações importantes, Mitologia veio completar um pouco mais o conhecimento que eu já tinha sobre mitologia grega/romana apesar de trazer mitos já muito conhecidos, ele ainda assim traz coisas novas.

Imagine um livro que trata – praticamente –  da base das crenças e do conhecimento de uma das civilizações mais importantes para o homem, e ainda imagine que esse livro foi escrito por pessoas do nosso tempo, de gerações não tão distantes da nossa,  esse livro é Mitologia, um volume que trata de lendas de milhares de anos atrás, e que mesmo assim consegue ser moderno e feliz em tentar fazer as ligações mais obvias e menos percebidas – é, eu não sabia que a Ilíada tratava da guerra de Tróia, desculpa ai :3 – mais do que isso, ele consegue dar um novo fôlego para mitos que para nós não são novidades.

Eu achei o livro bem caprichado, o modo como ele sempre tenta usar o nome em grego ou em romano para os mitos nos ajudam a identificar mais facilmente sobre o que estamos lendo, e o modo como eles formam “hiperlink’s” com outras obras faz com que não nos limitemos somente a conhecer o “basicão” da mitologia, é uma boa tática para manter o leitor interessado no assunto.