Mostrando postagens com marcador teatro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador teatro. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Toda nudez será castigada – Nelson Rodrigues

Mais uma peça de Nelson Rodrigues! 

A peça tem como centro dois personagens, Herculano, víuvo e homem de família conservadora e Geni, prostituta. A história deles se encontra por meio de Patrício, irmão de Herculano e boêmio. No desenrolar da peça outras personagens aparecem, as tias religiosas e faladeiras, Serginho, filho de Herculano cuja a mãe é falecida e pela qual este tem quase uma devoção.

Herculano jurou a Serginho que nunca mais se envolveria com outra mulher, mas Patrício apresenta Herculano a Geni e estes se apaixonam, e contra tudo e todos se casam. Quando esta se muda para a casa da família, conhece Serginho e se apaixona por ele, que deseja destruir o casamento do pai, se envolve com Geni, apesar de suas tendências homossexuais.

Como em outras peças, a história é contada através das personagens, logo não há imparcialidade, só vemos oque estes nos querem mostrar durante a narrativa.

Geni narra através de gravação. na primeira cena Herculano recebe a fita das mao da empregada, e a partir da narração de Geni, Herculano imagina e soma fragmentos de suas memórias, os articulando com a narrativa. Jogando a narrativa e o peso da morte para a narradora da história, assim cmo em O vestido da noiva. 

sábado, 23 de agosto de 2014

Vestido de noiva – Nelson Rodrigues

Minha 1ª vez com Nelson Rodrigues, acho que esta seja a peça mais famosa do autor e seu 1º sucesso nos palcos.

Sobre a história não há muito o qe falar (sem dar spoiler), mas trata basicamente de algo que se passa na cabeça da personagem principal (Alaíde) durante uma cirurgia de emergência para tentar salvar sua vida após um atropelamento; em torno de seu casamento com Pedro (o qual roubou de sua irmã, Luiza); misturado a seu delírio (onde Clessi, prostituta de luxo assassinada pelo jovem amante, está presente e cuja a história impressionou Alaíde). Ou seja, a trama se passa em três "espaços": a realidade (pouco presente), a memória (mais presente que a realidade) e a alucinação (que domina o palco).

Basicamente a história é essa, mas o interessante é o que está por trás dela e de suas personagens, há o interesse sem pudor (Alaíde roubou o namorado RICO da irmã), Alaíde desejou a vida de Clessi (o ambiente em que esta vivia, o jovem amante, etc.); Pedro casou com Alaíde e a traia com Luiza, sua cunhada.

A presença destes elementos me lembrou a São Paulo (colocar o nome do autor, pq esqueci); a sociedade retratada em "Madame Bovary", onde se vive de aparências; a sociedade mostrada em "A Casa de Bonecas"; onde os desvios de caráter e valores são mostrados de forma crítica.

Devo admitir que foi uma boa leitura e que pretendo ler e assistir mais peças de Nelson Rodrigues (assisti "Viúva, porém honesta", no Itaú cultural). Esta edição de "Vestido de Noiva" é da editora Nova Fronteira, ótima para quem não conhece Nelson Rodrigues!!! Tem uma análise da obra, glossário com termos teatrais e exercício (Dica para quem dá aula! ;)).

terça-feira, 11 de junho de 2013

Tudo que é sólido pode derreter

Estranhou o título do post? Provavelmente sim.

    Vou falar um pouco sobre "Tudo que é sólido pode derreter" série da TV Cultura, exibida em 2009 com 13 episódios, baseado num curta metragem de mesmo título. Atualmente ela é (re)exibida pela Sony Spin (sexta as 21:30h) e pela TV Rá Tim Bum (Sábado e Domingo as 23:30h)

Tudo que é sólido pode derreter


    Curta metragem
    Série

Mas porque estou falando de uma série num blog sobre livros???

    Porque a série serve como forma de apresentação de alguns livros importantes da literatura, além de ser uma boa forma de mostrar como ela não é chata e atrair novos leitores. =D

    A série é juvenil e tenta explorar o universo adolescente, a partir do cotidiano de Thereza, que enquanto estuda literatura de língua (quem nuca passou raiva ou dormiu na aulas de literatura, mas também se apaixonou por diversos livros e conheceu outros tantos?) portuguesa, vai descobrindo e se envolvendo com as histórias.

    Viajando por entre o O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma, a série traça paralelos entre livro e a vida de Thereza, misturando humor e drama enquanto aborda a transição para a vida adulta.
Durante os episódios somos guiados pela própria Thereza que faz uma mistura entre seu cotidiano e o livro estudado, através do seu mundo e de seus sentimentos. Sempre acompanhada de seus amigos Marcos, Letícia e João Felipe, sua rival, Dalila, seus pais, Marta e Décio, e pela lembrança de seu falecido tio, Augusto, com quem ela tinha uma ligação muito forte e conversas inspiradoras.

PS: Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, o filme, mostra como Hamlet pode dialogar com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.





domingo, 24 de março de 2013

Casa de Bonecas - Henrik Ibsen

    Bora de literatura norueguesa? Não conhece nada, duvido, no pior dos casos você deve ter escutado algo sobre “O Mundo de Sofia”, mas essa resenha não é sobre este livro, mas sim sobre um livro bem mais antigo, escrito na segunda metade do século XIX, mesma época de Anna Karenina(Liev Tolstói) e Madame Bovary (Gustave Flaubert), que foram lembradas durante a leitura deste livro, pois elas têm perfis parecidos.
    “Casa de Bonecas” é uma peça teatral, em três atos, que retrata a hipocrisia e convenções sociais da época, durante a encenação há insinuação de adultério por parte de Nora (personagem principal) com Rank (melhor amigo do marido de Nora), mas em seguida isto é negado; há um envolvimento de Nora com outro personagem(Krogstad, o qual é mal visto pela sociedade por conta de um ato ilícito) que põe o casamento da mesma em risco e a trama gira em torno desse envolvimento. E enquanto ela tenta esconder este segredo do marido (Helmer), a gente vê como é a relação entre os dois e a tomada de consciência, que ela tem, sobre a própria condição, ao perceber que ela sempre viveu para agradar, primeiro ao pai e depois ao marido e aos filhos.
    Isto acontece com a ajuda de Kristina (amiga de infância de Nora), que abriu mão de tudo em nome de outros (família, marido...) e ficou sozinha, tendo de aprender a viver só e a se manter sem ajuda. Mas quando Nora toma consciência de seu papel na vida do marido, assim como foi na do pai, ela decide se afastar de todos e tentar, realmente se emancipar e descobrir-se. 
    Pois ela é totalmente alienada em relação à vida, aceitando tudo que lhe é dito/imposto, sendo protegida como se fosse de cristal, vivendo em uma casa de bonecas. Mas o momento em que ela se dá conta da vida que leva somente ocorre quando seu segredo é revelado, então ela vê que seu casamento é vazio e seu marido não lhe tem amor, nem gratidão por ter salvo sua vida.
    Então ela percebe que suas expectativas e sonhos em relação a seu casamento são ilusões e que de real somente há as atitudes egoístas do marido e as imperfeições de uma relação (superficial), restando a ela aprender com a vida assim como fez Kristina.
    Ah! Mas porque ela me lembrou Anna Karenina e Madame Bovary? Porque são mulheres que são tratadas, por seus maridos, como bonecas e seus erros são considerados inaceitáveis perante a sociedade, estas tem um triste final, mas Nora, apesar de inicialmente ser tratada da mesma forma que Anna e Madame Bovary, não tem um fim trágico, ela simplesmente toma as rédeas de sua vida, mesmo que isso magoe os filhos e o marido, pois é isso que ela deve fazer antes de ser mãe e esposa.