Alice no País das Armadilhas de Mainak Dhar
O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles.
Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo.
As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia que ela mesma está destinada a consumar — uma profecia que se baseia nos restos chamuscados do último livro encontrado no País das Armadilhas, uma obra chamada Alice no País das Maravilhas.
Uma mistura incomum de mitos, teorias conspiratórias e Lewis Caroll, Alice no País das Armadilhas pode parecer mais uma história de zumbi, mas é uma metáfora instigante de como tendemos a demonizar aquilo que não compreendemos
A dieta Campbell, A maneira simples de perder peso e reverter doenças com alimentação integral de Thomas M. Campbell
Em seu consultório, o doutor Thomas M. Campbell tem ouvido repetidamente de seus pacientes os mesmos pedidos: “Quero perder peso”, “Não quero ter que tomar mais outro remédio”, “Preciso me livrar dessa dor”, “Estou cansado de me sentir ansioso e deprimido”.
Segundo ele, a solução para todos esses problemas é, muitas vezes, uma só: alimentarse da maneira mais natural possível, com uma dieta integral baseada em vegetais.
Neste livro, Campbell ensina o leitor a fazer as escolhas alimentares corretas e, consequentemente, restabelecer sua saúde de uma vez por todas. Também responde a algumas das questões mais controversas da atualidade:
- Deve-se ou não ingerir glúten?
- Faz realmente alguma diferença consumir produtos orgânicos?
- Comer peixe é indispensável?
- Como alimentar as crianças de maneira saudável desde cedo?
- É preciso tomar suplementos vitamínicos para ter boa saúde?
- Consumir leite e derivados é necessário para manter a saúde dos ossos?
Com humildade e coragem para nos dizer a verdade — que as escolhas de estilo de vida que fazemos geram mais consequências para a saúde a longo prazo do que qualquer medicamento disponível —, Campbell leva em consideração vários pontos de vista e evita uma abordagem tendenciosa. A dieta Campbell é leitura obrigatória tanto para profissionais de saúde como para todos os que buscam qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar.
Felicidade agora, Reencontre a sabedoria que nasceu com você e tenha uma vida plena de Daniel Gottlieb
Hoje é muito comum que deixemos a vida para depois, para quando tivermos tempo e dinheiro, por exemplo. Mas esse depois nunca chega... E com o passar dos anos nos tornamos infelizes, tomados por uma enorme descrença em nós mesmos.
Daniel Gottlieb, psicólogo e terapeuta familiar que ficou tetraplégico após um acidente automobilístico, é extremamente qualificado para oferecer conselhos sábios sobre aquilo que desejamos e aquilo de que realmente precisamos. O intuito dele é nos mostrar como:
- Viver o momento presente
- Acalmar mentes inquietas
- Reconectar nossas emoções ao corpo
- Descobrir as coisas indescritíveis que definem quem somos
- Vivenciar plenamente a importância do amor
Neste livro, ele compartilha aberta e honestamente acontecimentos traumáticos de sua vida e dá voz às ansiedades de seus pacientes com o objetivo de mostrar que não estamos sozinhos em nossas lutas, não importa quão profundos sejam nossos sofrimentos. Com breves ensaios terapêuticos, Felicidade agora vai iluminar o reencontro com nossa própria sabedoria interior e nos revelar os caminhos para o bem viver.
S.O.S da ONG, Guia de gestão para organizações do terceiro setor de José Alberto Tozzi
Muito se fala sobre o Terceiro Setor: possibilidades, relevância social, crescimento... Contudo, são tantas leis, requisitos e processos pouco explicados que é comum vermos gestores e entidades em meio a grandes desafios: falta de recursos, problemas com planejamento, poucos colaboradores, dificuldades em atingir os resultados sociais almejados, enfim, a lista é grande e projetos tão importantes para a transformação social precisam de orientação.
José Alberto Tozzi, palestrante, professor e consultor para o Terceiro Setor, comprometeu-se a ser colaborador ativo na vida e no desenvolvimento das entidades sem fins lucrativos ligadas às mais variadas finalidades. Neste livro, ele destrincha tudo o que é preciso saber para fazer dessas organizações modelos de negócio sustentáveis.
Você aprenderá:
- Os pontos fundamentais de um planejamento eficiente para a concretização dos objetivos da ONG;
- Os diferenciais que podem ajudá-lo na captação de recursos para seus projetos;
- Quem são os parceiros essenciais para o sucesso do seu projeto;
- Os quesitos para uma prestação de contas clara e transparente;
- Como implementar a sustentabilidade da ONG;
- E ainda os dez passos para quem deseja começar uma ONG.
Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens
sábado, 10 de outubro de 2015
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
Escola de Vilões – Jen Calonita
Fazendo uso dos famosos contos dos irmãos Grimm e de Andersen, Escola de Vilões trás uma vertente ainda não muito explorada: o que aconteceu após o "felizes para sempre"?
A estória começa com Gilly, e sua "rotina" para manter a família bem alimentada por meio de pequenos furtos, após anos de sucesso ela finalmente é detida pela terceira vez, o que só pode significar uma coisa: Reformatório de Contos de Fadas; dirigido pela famosa má-madrasta da Cinderela que resolveu mudar de vida após o período difícil que passou – depois de Cinderela ascender com princesa e governante, e de todas suas maldades serem expostas ao publico de Encantadópolis e ao mundo – o RCF promete transformar cada criatura má em alguém bom e reinserido na sociedade. Tudo muito bom, tudo muito lindo, até que pequenos incidentes começam a ocorrer, e justamente na época em que o RCF vai comemorar seu aniversário de 5 anos com todo o apoio das princesas que governam Encantadópolis.
Tirando todo o clima magico e aulas totalmente exóticas – como voar de Pegasus ou aulas de magia – um detalhe interessante é o corpo docente do Reformatório, que é composto entre outros por Lobão –da Chapeuzinho Vermelho –, Harlow – Branca de Neve – e Cleo – a Bruxa do Mar da Pequena Sereia.
O livro é bem interessante e divertido, Gilly é bem simpática e nada fresca, e outros personagens como o Jax e Maxine fazem com que nos lembremos de ambientes de amizade verdadeira – em que pessoas tão diferentes podem se dar tão bem e confiar umas nas outras. Eu achei a ideia do livro bem interessante, ela poderia ser desenvolvida de maneira mais profunda – fazendo com que a linha entre o bem e o mal seja menos definida, o que não acontece, realmente, neste livro – porém o resultado final é bem satisfatório.
domingo, 20 de setembro de 2015
Ender's Game, O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card (Ender's Saga - Livro 01)
Uma ficção cientifica que trata sobre a eminente invasão da
terra por “abelhudos” – uma forma de vida inteligente que evoluiu de insetos –
e que traz como protagonista Andrew “Ender” Wiggin, uma criança superdotada,
surpreende, não só pela estória muito bem montada e contada, como também pela densidade
e intensidade que passa.
Em um mundo a beira do colapso – entre superpopulação,
guerras e uma invasão extraterrestre – Ender é escolhido dentre varias crianças
superdotadas como a ultima esperança da terra – pelo menos em relação à invasão
extraterrestre –, e se bem treinado recebera o comando de uma esquadra: a que
foi enviada ao planeta natal dos abelhudos. A partir daí as coisas só se tornam
mais difíceis quando é imposto a ele um treinamento esgotante, que às vezes
mais parece leva-lo a beira do colapso do que prepara-lo para uma guerra. O
fato é que Ender é levado durante o livro inteiro ao isolamento e ao
esgotamento, deliberadamente seus “professores” proporcionam situações e
períodos estressantes: eles querem treinar um líder, e ao que tudo indica o
líder que eles precisam não pode ter laços, amizades e até mesmo “coração”.
Durante o livro todo somos levados a um constante estado de
tensão, principalmente ao nos colocarmos no lugar de Ender, e em diversos
momentos eu realmente esqueci que a estória se passa em uma faixa estreita de
idade, Ender tinha, durante toda estória, entre 6 e 10 anos – mais ou menos –,
ou seja, ele foi colocado em uma situação absurdamente maçante e estressante, entre
o auge a infância e o inicio de seu declínio, e em quase momento nenhum ele
realmente age como um criança. Além de Ender ser um personagem extremamente
maduro, inteligente e carismático, varias questões são meio que levantadas
durante o livro, dentre elas, as que mais gostei foram sobre como mesmo se
encontrarmos vida inteligente fora da terra talvez não soubéssemos como
reconhece-la e como o contrário também poderia ocorrer – sim, eu acho meio
presunçoso pensar que somos os únicos privilegiados com “inteligência” em um
universo tão cheio de “espaço” –, como a falta de comunicação efetiva acaba
gerando uma série de incidentes desnecessários, e como a definição de consciência
e inteligência podem variar.
Mais algumas coisas me chamaram muita atenção, como o grau
de manipulação que os irmãos de Ender conseguem atingir em um mundo abalado por
ameaças externas e desesperado por uma solução; como o habito de presumirmos
algo a partir de uma única ação pode prejudicar nosso julgamento; e como apesar
de Ender ser moldado pelo treinamento ele não perde totalmente a vontade
própria e sua própria maneira de pensar. Enfim, a estória não é nada
decepcionante, mas a parte que eu mais gostei foi o final, muitos aspectos dele
foram alterados ou suprimidos na adaptação cinematográfica (Gavin Hood, 2013),
o que foi uma perda imensa para o filme. O livro todo é incrível, mas fazia um
tempo que eu não lia um final tão emocionante e bem “bolado”, um final que te
faz querer mais, ler mais e conhecer melhor Andrew “Ender” Wiggin.
domingo, 16 de agosto de 2015
Novidades Editora Gente/Única #6
Mais novidades quentíssimas e divertidas dos nossos parceiros!
A nova lógica do sucesso, Acelere sua vida profissional e nunca pare de crescer de Roberto Shinyashiki
![]() |
Você já se sentiu injustiçado na sua vida profissional?
Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu de invisibilidade profissional. Não sabe o que é? Pois bem, imagine a sensação de trabalhar, dar o sangue em todas as horas do dia e não chegar a lugar nenhum. E pior: perceber à sua volta colegas menos competentes sendo promovidos e ganhando muito mais do que você. Parece familiar?
Esse é o drama de Carla, que, aos 29 anos, percebe que está com a vida profissional estagnada, se sente injustiçada dentro da empresa e tem a impressão de que nada que ela faz é capaz de mudar sua vida.
Depois de uma crise intensa, ela se depara com aquilo de que todo mundo precisa, mas pouca gente tem: as quatro lições que podem prevenir qualquer profissional de continuar dando murro em ponta de faca.
Em seu novo livro, Roberto Shinyashiki conta a história de Carla e como seus mentores lhe mostraram as portas para acelerar sua carreira.
Aprenda e se inspire a realizar todas as suas metas. E, principalmente, aprenda, muito.
Descubra a ciência do sucesso, que envolve uma alquimia cuidadosamente desenvolvida ao longo de mais de 20 anos. Encontre aquilo que faz alguém ser o profissional que todos brigam para contratar.
- Desenvolva uma mente campeã.
- Saiba o que faz as pessoas serem promovidas e o que as torna esquecidas.
- Descubra os 4 erros fatais que matam os negócios e destroem sua carreira.
- Aplique o ciclo da riqueza progressiva em seu trabalho.
- Saiba como ter cabeça de empresário de sucesso.
- Aprenda a cativar e influenciar uma equipe que gera resultados extraordinários.
- E muito mais.
O sucesso não pode ser um ideal. Faça dele realidade. E faça agora.
Detox total 7 dias, O plano simples com receitas de sucos e sopas para limpar seu corpo, emagrecer e se sentir melhor de Victoria Boutenko
Mais do que nunca, nosso corpo exige que paremos para lhe dar atenção. As rotinas que vivemos preenchem nosso organismo com toxinas provenientes de má alimentação, dietas malucas e outros hábitos prejudiciais. E o resultado dos nossos hábitos destrutivos? Descontrole emocional, ganho de peso, doenças, indisposição e tantos outros malefícios que nos impedem de ter uma vida maravilhosa.
Detox total 7 dias é uma proposta que o ajudará a resgatar sua saúde, controlar o estresse, ter mais disposição e, ainda, perder peso de maneira saudável. Neste livro, Victoria Boutenko, especialista pioneira na área, compartilha:
- O guia completo para seu retiro detox;
- Material educativo sobre o que é o processo de desintoxicação e quais os benefícios para sua saúde;
- 50 receitas, incluindo sucos, sopas, cremes e saladas.
Ao terminar seu detox total de sete dias, você estará mais leve, mais feliz e pronto para viver melhor.
Invi$ta em futebol, Seja investidor da bolsa esportiva e ganhe dinheiro enquanto assiste a jogos em casa de Juliano Fontes
Qualquer um pode ganhar dinheiro com futebol (mesmo sem ser um jogador)
Quantas vezes você se pegou sonhando acordado com um estilo de vida diferente? Imaginando uma rotina na qual as segundas-feiras não sejam tão amarguradas, o trabalho seja mais recompensador e possa ir com sua família àqueles destinos maravilhosos que vemos nos comerciais e programas de televisão? Você olha para seu trabalho e sabe que dali é que não virá a chance de realizar seus projetos. O que fazer, então? Mudar de área, se conformar e deixar pra lá? Nada disso!
Juliano Fontes, guru da bolsa esportiva e principal trader esportivo do Brasil, apresenta aqui uma oportunidade irrecusável. Que tal ganhar dinheiro com seu esporte favorito sem precisar abandonar seu emprego? Invi$ta em futebol traz o passo a passo para que você entenda esta modalidade do mercado e comece agora mesmo a investir em algo que definitivamente o ajudará a tomar as rédeas de sua vida e tirar seus sonhos do papel.
Mergulhe nas páginas a seguir e encontre os benefícios do trader esportivo:
- Trabalhar com o que você gosta;
- Ter liberdade e autonomia;
- Aumentar seu leque de oportunidades;
- Investir em um negócio altamente lucrativo;
- Fazer seu dinheiro trabalhar para você;
- Tornar seu plano de vida realidade!
Descubra como Juliano Fontes encontrou a fórmula de ganhar milhares de reais por mês em casa assistindo Futebol!
Madrugadas de desejo de Jayne Fresina
Um jogo de mistério e sedução que não terminará a menos que os dois se entreguem.
A Inglaterra do século XIX é elegante, charmosa e aventureira. Um lugar onde é difícil não se deixar levar pelos deliciosos (e perigosos) jogos que lords e ladies libertinamente experimentam. Não poderia ser diferente na bela Brighton, o lar de Ellie Vyne e James Hartley: inimigos declarados desde a infância.
Ellie sempre foi uma mulher de ideias a frente de seu tempo, temperamento forte, ousada e, principalmente, avessa a todas as tentativas de suas irmãs para lhe arrumarem um marido. Afinal, com 27 anos era um absurdo ainda perambular sozinha por aí. E é claro que James, um dos solteiros mais cobiçados da cidade, fazia questão de deixar clara sua desaprovação.
Durante suas misteriosas escapadas, Ellie rouba algo muito precioso de James, que não terá paz até descobrir a identidade do ladrão. Querendo ou não, eles estão cada vez mais próximos.
Como resistir ao charme de James e levar sua mentira adiante? Nesse jogo de perdição, Ellie arriscará tudo, inclusive seu coração. Enquanto James tenta desvendar o segredo da jovem, o desejo proibido que surge entre os dois será capaz de romper com todas as regras da alta sociedade inglesa.
Papa Francisco, A essência de sua sabedoria de Carol Kelly-Gangi
Vivemos em um mundo que a cada dia nos surpreende mais e nos deixa frequentemente com a sensação de desamparo e confusão. Quando parece que não há nada que explique os acontecimentos de nossas vidas, sentimos falta de uma palavra que nos conforte e nos guie nos temas mais importantes da existência.
Para aqueles que buscam inspiração, direcionamento, conforto ou força, as palavras revigorantes do Papa Francisco vão fornecer a matéria necessária para que encontrem. Esta coletânea de citações do Papa convida os leitores a viverem a experiência de suas palavras.
Eleito o papa mais popular da história, trazendo para o catolicismo a promessa de um recomeço, ele é um ícone não só para os cristãos como para pessoas de todas as religiões. Papa Francisco – a essência de sua sabedoria é um convite para nos aproximarmos de Deus por meio de nossas orações e nos desafia a alcançar aqueles que passam por necessidades, lembrando-nos sempre da misericórdia e da compaixão de Jesus.
Receba as reflexões retiradas do discurso do papa sobre temas como:
- Amor
- Humildade e simplicidade
- Fé
- Esperança
- Família
- Perdão
Um livro que lhe fará refletir sobre sua relação com você mesmo, com Deus e, principalmente, com todos que estão a sua volta.
NOVIDADE NOVÍSSIMA!
A Editora Única adiantou o release e a capa de um lançamento muito legal! E ainda disponibilizou um link de pré-venda, com um descontinho maroto para os melhores leitores do mundo... VOCÊS!!!!
Escola de vilões, Você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói? de Jen Calonita
Será que um vilão pode se recuperar?
Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega.
Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar?
Descubra o Lado B dos contos de fadas.
**Para acessar a pré-venda com desconto clique aqui!
sexta-feira, 31 de julho de 2015
Incrível – Sara Benincasa
Mais umas das apostas da Editora Única, Incrível de Sara
Benincasa vai agradar e muito fãs de outras séries já conhecidas e resenhadas
por aqui, como Gossip Girl e Pretty Little Liars.
Naomi é uma garota comum, com pais separados, que vive em Chicago
– com o pai, um professor de educação física do colégio em que ela estuda – e
passa seus dias de férias de verão em East Hampton com sua mamãe abastada –
dona de um império de bolinhos e gostosuras –, apesar de passar seus dias de
férias no lugar que tem mais riquinhos por metro quadrado, ela não consegue se
enturmar muito, até Jacinta Trimalchio entrar em sua vida. Mas vamos lá, o
livro tem como umas de suas principais premissas ser baseado na obra O Grande
Gatsby de Francis Scott Fitzgerald, e na verdade Incrível é EXATAMENTE esse tal
livro do Fitzgerald, e por inteiro, eu sou uma leitora antiga e meio babona por
Fitzgerald então eu já li alguns de seus livros e entre eles está O Grande
Gatsby, e o que Benincasa fez foi colocar uma roupagem um pouco mais atual, alguns personagens extras – personagens basicamente
complementares à narradora da estória, que é Naomi – e desenvolver a estória
com algumas coisinhas paralelas, então se você já leu o livro de Fitzgerald
você já sabe tudo que vai acontecer, senão talvez Incrível seja a oportunidade
de se entrar em contato com uma obra tão expressiva indiretamente e se
interessar pelo original – vamos combinar que um livro que foi indicado como
uns dos 100 melhores de todos os tempos pela Newsweek tem muito mais do que uma
estorinha de amor.
Apesar desse detalhe sobre a estória ser bem, muito, incrivelmente
baseada no Grande Gatsby, é um livro divertido e bem teen, acho que adeptos da
literatura YA vão dar uma piradinha nele, como eu já disse ele segue o mesmo
estilo de Gossip Girl e Pretty Little Liars. Só espero que em um futuro próximo
Benincasa nos mostre uma estória sua, totalmente sua.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Jackaby – William Ritter (Jackaby – Livro I)
Após fugir de sua família, que a considerava um bibelô
delicado com a única finalidade de ser casado, e de ainda passar uma boa – não
tão boa – temporada de caça a ossos de dinossauros, Abigail Rook desembarca no
Novo Mundo – na cidade fictícia de New Fiddleham – a procura de uma nova vida e
de aventuras de verdade, e ela consegue tudo isso e muito mais ao cruzar o
caminho do excêntrico Jackaby.
Eu admito que apesar de ter resolvido o mistério do livro,
acho que nas 70 primeiras paginas, foi uma leitura bem divertida, é como eu
sempre penso “mesmo que você saiba qual o final da estória, o principal é o
caminho que levou até ele”, e nesse caso, o caminho é repleto de seres mágicos
e personagens engraçados e peculiares – nunca tinha me deparado com um Douglas
–, é engraçado como a ficção nos leva a pensarmos sobre os próprios aspectos da
vida, e mesmo sendo o primeiro livro de William Ritter ele te faz ter esses
lampejos de reflexão durante a leitura, como muitos escritores bons – outros
excelentes – costumam fazer. A estória é bem construída, e tem elementos
interessantes, não sei se algumas “coisas” foram criadas ou pesquisadas, mas
tudo parece bem coerente – considerando-se a presença de magia, gnomos e do
sobrenatural.
Abigail – uma moça do século 19 querendo viver segundo suas
regras e aos seus desejos, claro que não poderia ser mais simpática – e Jackaby
– é aquela formula antiga de pessoa esquisita, inteligente, engraçada,
incompreendida e meio desapegada de preconceitos da época – são muito
divertidos e carismáticos, alguns outros personagens também merecem atenção,
apesar de terem um pouco menos de destaque, como Charlie e Hatun, que deixam
suas “assinaturas” na estória.
O livro todo se passa como um diário de Abigail, talvez por
isso eu tenha achado o “modus operandi” de escrita de Ritter um pouco
diferente, mas tirando essa minha “estranheza” inicial a leitura foi ótima.
sábado, 13 de junho de 2015
A Autobiografia de Alice B. Toklas – Gertrude Stein
Como se “autobiografar” sendo que o biografo é diferente do biografado?
Bem, vamos ao início da minha história com Gertrude Stein e talvez vocês possam compreender a escolha de uma autora tão pouco conhecida por aqui, e por um livro tão diferente das minhas leituras – olha, fazia tempo que eu não lia uma biografia.
Eu tive o primeiro contato com o que foi, e quem foi G. Stein no filme Meia-Noite em Paris – escrito e dirigido por Woody Allen –, que conta uma estória bem legal, mas em especial, eu fiquei muito curiosa sobre uma mulher que antes, durante, e após a 1° Guerra Mundial, conseguiu reunir em torno de si uma quantidade incrível de gênios de muitas áreas das artes, como Picasso, Henri Matisse, Gauguin, Georges Braque, Juan Gris, Francis Picabia, Guillaume Apollinaire, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, e outros mais. Essa senhora que reunia em torno de si tantos grandes nomes da história era Gertrude Stein.
Já da para perceber que muito provavelmente um livro escrito por ela seria bem interessante, mas mais do que isso Stein por meio de sua companheira de anos – Alice – constrói quase um relato detalhado do cotidiano de seus amigos, e também através dessa biografia ela acompanha o desenvolvimento de alguns movimentos – como o nascimento do cubismo e também de escritores da “geração perdida” – que se tornariam grandes heranças do século passado, e, com certeza, algo positivo após a 1° Guerra Mundial.
Fora o relato interessantíssimo sobre os artistas, também acompanhamos muito do universo e do modo de compreensão de Stein – que causaram reboliço com suas obras –, e também uma aventura de Alice e Gertrude: durante o período de guerra, ambas trabalharam como voluntarias na F.A.F.F., que era um tipo de “programa de proteção a americanos”.
É importante ter em mente que apesar de a biografia ser de Alice, entramos em contato indireta e diretamente varias vezes com o tino perspicaz de Stein, e que através da companheira conhecemos muito da escritora. O livro não é tão longo, e se você já tem certa simpatia por esse período da história a leitura se mostrara muito fácil, se não, talvez seja a hora de conhecer coisas “novas”.
Bem, vamos ao início da minha história com Gertrude Stein e talvez vocês possam compreender a escolha de uma autora tão pouco conhecida por aqui, e por um livro tão diferente das minhas leituras – olha, fazia tempo que eu não lia uma biografia.
Eu tive o primeiro contato com o que foi, e quem foi G. Stein no filme Meia-Noite em Paris – escrito e dirigido por Woody Allen –, que conta uma estória bem legal, mas em especial, eu fiquei muito curiosa sobre uma mulher que antes, durante, e após a 1° Guerra Mundial, conseguiu reunir em torno de si uma quantidade incrível de gênios de muitas áreas das artes, como Picasso, Henri Matisse, Gauguin, Georges Braque, Juan Gris, Francis Picabia, Guillaume Apollinaire, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, e outros mais. Essa senhora que reunia em torno de si tantos grandes nomes da história era Gertrude Stein.
Já da para perceber que muito provavelmente um livro escrito por ela seria bem interessante, mas mais do que isso Stein por meio de sua companheira de anos – Alice – constrói quase um relato detalhado do cotidiano de seus amigos, e também através dessa biografia ela acompanha o desenvolvimento de alguns movimentos – como o nascimento do cubismo e também de escritores da “geração perdida” – que se tornariam grandes heranças do século passado, e, com certeza, algo positivo após a 1° Guerra Mundial.
Fora o relato interessantíssimo sobre os artistas, também acompanhamos muito do universo e do modo de compreensão de Stein – que causaram reboliço com suas obras –, e também uma aventura de Alice e Gertrude: durante o período de guerra, ambas trabalharam como voluntarias na F.A.F.F., que era um tipo de “programa de proteção a americanos”.
É importante ter em mente que apesar de a biografia ser de Alice, entramos em contato indireta e diretamente varias vezes com o tino perspicaz de Stein, e que através da companheira conhecemos muito da escritora. O livro não é tão longo, e se você já tem certa simpatia por esse período da história a leitura se mostrara muito fácil, se não, talvez seja a hora de conhecer coisas “novas”.
sábado, 30 de maio de 2015
O Manual da Garota Geek – Sam Maggs
Voltado para qualquer um que tem interesse no fabuloso
universo geek, O Manual da Garota Geek traz dicas das mais básicas, desde como
fazer novos amigos com interesses em comum, até como encarar e entender o
feminismo, aliás, na ultima parte ela se concentra em explicar um pouco do
feminismo, o que esta dentro do contexto do tema: apesar das mudanças ocorridas
durante o tempo, ainda existe indícios de que nós, garotas, ainda não somos
muito bem aceitas em alguns lugares.
Intercalando um pouco da história das coisas consideradas
geeks, e de métodos práticos como deixar a vida mais divertida, no livro ainda
constam vários relatos de verdadeiras nerds que hoje são referencia, tanto de
cultura como de empenho e competência. É interessante ver como esse universo é
amplo e multifacetado, e como o fato de alguém pertencer a um grupo não o
exclui de outros.
Em especial achei o modo como Maggs apresentou as
informações e suas experiências bem simples e divertido, eu senti um pouco de
falta de aprofundamento, mas acho que a proposta de ser um guia simples desse
universo foi bem cumprida. Apesar de Maggs apresentar o feminismo e os
conceitos e gírias básicas dele, eu achei meio “limitada” sua lista de
“Personagens femininas poderosas”, não questiono o “poder” delas, mas achei
meio triste não constar algumas “personagens” mais reais, eu vejo exemplos e
mais exemplos de mulheres fabulosas e poderosas, que apesar de pertencerem sim
ao universo geek/nerd não foram lembradas (levando em consideração que essas
listas são meio “particulares” a minha critica talvez não seja muito valida,
mas achei legal registrar, vai que mais alguém se sinta assim...).
Mais do que dicas, Maggs planta a semente do
“questionamento” com a parte final do seu livro, é quase um convite para
abrirmos nossos olhos e perguntarmos “isso esta certo mesmo?”. Boa pedida para
as mocinhas mais jovens, e bem divertido para as mocinhas mais velhas, na
verdade, seria legal se alguns mocinhos também dessem uma olhada nesse manual.
sábado, 28 de fevereiro de 2015
A Grande Caçada – Robert Jordan (A Roda do Tempo – Livro 2)
| Clique na imagem e acesse o site brasuca da série. |
Segundo volume de uma das sagas mais longas e expressivas da
literatura fantástica, A Grande Caçada da uma da uma ideia melhor do ritmo que
os próximos volumes irão adotar.
Novamente acompanhamos os três ta’veren do livro anterior:
Rand, Mat e Perrin; e além deles todos os seus companheiros, como: Moiraine
Sedai, Nynaeve, Lan, Egwene, Min, Elayne, Loial, dentre outros. Novamente no
centro de toda estória esta o Dragão, e a “quebra” que ele provocara no mundo
com a ultima batalha contra o Tenebroso, nesse livro personagens que já tinham
um futuro mais certo na saga, concretizam nossas expectativas e tomam as rédeas
de suas vidas – naquelas. Egwene e Nynaeve partem para Tar Valon e iniciam o
aprendizado para se tornarem Aes Sedai; Rand, Mat e Perrin se vem em uma caçada
a um artefato que supostamente alteraria o equilíbrio de forças entre o
Tenebroso e todos que se dispuserem a evitar a quebra definitiva da Roda do
Tempo; Moiraine se vê em uma situação delicada: tendo em vista o fato de que os
três ta’veren estão fortemente ligados a ultima batalha, ela devera deixar que
o destino aja sobre eles e os mandem para seus respectivos “lugares”.
Esse livro foi bem mais focado no desenvolvimento dos
personagens, até existiu uma suposta batalha contra o Tenebroso no finzinho, só
que como o esperado ela não foi a ultima. É difícil contar mais sem dar mais
detalhes, o que eu posso adiantar é que reviravoltas aconteceram com
personagens importantes, e personagens novos e importantes surgem durante o
livro, uma parte que eu achei bem interessante foi o finalzinho do livro e o
contato que se estabelece entre o futuro e o passado em função da chegada da
ultima batalha.
sábado, 14 de fevereiro de 2015
As Delícias da Fofoca – Cecily von Ziegesar (Gossip Girl - Livro 1)
Mais uma série da mesma “linha” de Pretty Little Liars – PLL
–, Gossip Girl gira em torno da “realeza” do Upper East Side.
Esse primeiro livro nos apresenta alguns personagens que
serão os mocinhos e mocinhas mais estilosos que veremos em muito tempo – é claro
que o bem e o mal, mais uma vez são relativos, o ponto principal é que são esse
personagens que acompanharemos pelo restante da “saga” – e é claro, ainda nos
traz o elemento onipresente e oniciente da trama, o ser mais fofoqueiro da
ficção – ainda não conheci outro mais do que ela – a Gossip Girl – gg – , que é
a “responsável” por um blog de fofocas de mesmo nome, que promete revelar todos
os segredinhos podres dos nossos personagens favoritos – e também dos não tão
favoritos.
Dentre os glamorosos personagens dessa estória estão Blair
Waldorf e Serena van der Woodsen, as amigas que perderão o contato e que agora
se parecem mais com arqui-inimigas; Nate Archibald o garoto perfeito; Chuck
Bass o cara não tão perfeito; e Dan e Jenny Humphrey, ele um garoto sensível e
meio fora do padrão, ela uma garota louca para entrar no circula de amizade
mais badalado de NY.
É interessante como Cecily construiu um “casting” de
personagens tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos. Existe o personagem
onipresente – gg –, mas nada tão destrutivo e macabro quanto “A” de PLL – até
agora –, existe tensão durante o livro, mas nada tão opressivo quanto o que
encontramos em PLL.
Eu gostei bastante da leitura, foi bem rápida e tranquila,
como vocês já perceberam, pra mim é uma série de livros bem parecida com PLL –
só que com menos finais infelizes.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Emperor of Thorns – Mark Lawrence (Trilogia dos Espinhos - Livro III)
O derradeiro final – sempre quis escrever isso – da saga de
Jorg Ancrath é cheio de sangue, mortes, política, e redenção.
É difícil descrever o sentimento de ler o ultimo livro de
uma saga, é uma sensação de felicidade e tristeza: felicidade por que, se tem
um momento em que as coisas dão certo, é esse; e tristeza por que nós
aprendemos a entender e compreender aquele personagem – ou aqueles – que acompanhamos
durante tanto tempo, andamos sobre seus caminhos, vimos como e o quanto eles se
transformaram, conhecemos ele, e o final significa que você vai ficar um bom
tempo sem ter contato com ele, é como deixar de ver um amigo. E esse é o final.
Jorg mais uma vez mostra por que chegou tão longe, mesmo
contra todas as expectativas – e acredite, neste livro fica bem claro que Jorg
sempre foi o azarão –, e novamente a narrativa de seu “diário” se alterna entre
“flashs” do passado e momentos do presente, fora que desta vez acompanhamos
mais de perto a estória de uma personagem em especial. Esse livro se passa
praticamente todo na estrada, Jorg esta indo a Vyene, para se prostrar diante
da Centena e “conquistar” o trono de imperador, e durante seu caminho ele
passara por poucas e boas para proteger as pessoas que ele ama – sim, neste
livro Jorg com toda certeza ama muito, incondicionalmente e com todas as suas
forças pelo menos uma pessoa. Sem dar mais detalhes da estória, se faz necessário
dizer que novamente, vocês leitores vão constatar a perspicácia e inteligência
de Jorg, a sua habilidade de tornar inimigos em aliados – ou homens mortos – e
situações desfavoráveis em trunfos mais uma vez se fazem presentes, e até o fim
desse livro vemos uma série de reviravoltas e “coisas” totalmente inesperadas.
Eu confesso que demorei um pouco para concluir esse volume,
a cada choque eu parava por algumas horas, e ainda eu não aguentei e fui “fuçar”
o fim do livro pra saber o final, e por isso eu hesitei um pouco em continuar –
é gente, eu trapaceei, mas não aguentava mais!
Sobre o final: SURPREENDENTE e consideravelmente satisfatório,
eu só não esperava algumas partes da “solução” final – olha Mark Lawrence
conseguindo me surpreender – e eu confesso que bem la no fundo eu fiquei
contente com a conclusão da estória. Acredito que todos vão ficar!
Marcadores:
amor,
Darkside,
Fantasia,
Literatura Estrangeira,
Literatura Fantástica,
livros,
morte,
Novidades,
Parcerias,
política,
Trilogia dos Espinhos
domingo, 30 de novembro de 2014
O Olho do Mundo – Robert Jordan (A Roda do Tempo – Livro 1)
Primeiro volume de uma das sagas mais famosas, importantes e
longas – 14 livros, cada um mais grosso que o outro – O Olho do Mundo do já
falecido Robert Jordan, trás uma grande estória, com uma boa base “mitológica”
e personagens interessantes, divertidos e em muitos aspectos, misteriosos.
Rand, Perry e Mat são três jovens de Dois Rios, uma aldeia
distante das agitações do reino de Andor, que nem imaginam no que vão se meter
quando uma misteriosa Aes Sedai chega a sua vila. Pois bem, a minha intenção
não é te encher de spoilers caro leitor – tragédias acontecem por causa de
spoilers, por isso de agora em diante só liberarei detalhes de sagas e séries
em volumes mais avançados e tals – mas o fato é que apesar de o ritmo da
estória ser mais lento durante o inicio do livro – eu já tinha tentado ler O
Olho do Mundo em outra ocasião, mas desisti antes da centésima pagina – ele é
um livro e tanto. Para inicio de conversa a “mitologia” básica por traz da
estrutura do mundo de WOT é simplesmente de deixar qualquer leitor sem fôlego –
olha, eu conheço um pouco da mitologia por traz do mundo de Tolkien e acho que
a de Jordan não fica devendo em profundidade e riqueza –, já nas primeiras
paginas sentimos que será uma grande saga, e que ela cobrira assuntos dos mais
diversos e interessantes, achei muito “caprichada” a simbologia adotada durante
o livro e na mitologia, eu acho que os símbolos – como o da capa – condizem tanto
com a filosofia do universo WOT tanto com o que eu já conheço de símbolos –
achei que algumas coisas ele baseou em mitologia nórdica, e talvez na céltica – o
que nos da um certa segurança de termos em mão um livro que foi feito com certa
pesquisa e cuidado.
Caprichos e mitologias a parte, O Olho do Mundo é um livro
que te prende em vários aspectos, os personagens são extremamente simpáticos e
cativantes, é fácil nos colocarmos em seus lugares, até dos mais durões. E meu
amigo que vilão é esse? Quero dizer que tive pesadelos com esse cara! Ele não
faz o tipo “estou a toda hora”, mas sim “estou em todo o lugar”, é meio assustador
lidar com um inimigo atemporal que você mal sabe quem é, muita Luz e sorte para
todos que entrarem em seu caminho!
E que a Luz esteja com todos vocês durante a leitura!
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Correr ou Morrer – James Dashner (Maze Runner - Livro 1)
Primeiro livro da franquia Maze Runner, Correr ou Morrer adota
um ritmo frenético desde o começo, é incrível como Dashner faz acontecer muitas
coisas em um espaço de tempo muito curto.
Thomas é um novato, um recém-chegado a Clareira – lugar onde
vivem cerca de 50 garotos e que fica no centro de um labirinto um tanto
especial, ele muda toda noite –, ele pode não parecer muito diferente dos
outros rapazes: sem memória, sem saber ao certo onde está e nem o motivo de ser
mandado para um lugar como este; mas isso logo se mostrará um engano,
principalmente depois de acontecimentos fora da rotina da Clareira, e de um “ultimato”
dos criadores: as coisas vão mudar.
Bem, seria muito chato dar mais detalhes do que vai
acontecer na estória, a cada acontecimento e a cada reviravolta eu ficava mais
ansiosa para saber o que ia acontecer, o que estava acontecendo, e o que aconteceu,
enfim, pelo fato de os garotos sempre chegarem sem memória, não sabemos de onde
eles vieram nem nada relacionado aos motivos de serem mandados para o labirinto
– que é um lugar que é um quebra-cabeças habitado por criaturas nojentas, que
matam e picam os garotos, entre outras coisas – o clima de suspense e segredo
também é perturbador, sempre existe algo que esta acontecendo mas quase não suspeitamos,
essas entre outras coisas tornam Correr ou Morrer uma leitura rápida, fácil e
até um pouco angustiante.
Não consigo deixar de pensar que esse livro é uma mistura de
O Senhor das Moscas de William Golding, com roteiro de videogame – eu não
lembro qual era o nome, mas juro que eu jogava alguma coisa que tinha um
roteiro mais ou menos parecido com a estória do livro – achei o livro muito
bom, os personagens são bem simpáticos, é difícil terminar sem gostar de pelo
menos 2, fora os conflitos e todo o clima de tensão gerados por ameaças diferentes
todos os dias.
Super indicado pra você que adora um suspense, Correr ou
Morrer é satisfatório em todos os aspectos e é uma leitura realmente muito rápida,
divertida e hipnotizante.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Seção de Autógrafos com Sávio Lopes na Bienal do Livro 2014 (SP)
É com felicidade e grande entusiamo que viemos aqui convidar vocês, nossos leitores, para comparecer e conhecer um escritor, amigo e parceiro.
Não precisamos nem falar o quanto é interessante ter contato com o autor de uma obra à qual nos identificamos, e hoje estamos divulgando um evento dentro da Bienal do Livro deste ano, com um autor que nós já "resenhamos", este escritor é Sávio Lopes, responsável pelo simpático Deixe a Inglaterra Tremer.
O convite você confere logo abaixo, com a data, estande e horário, se você estiver dando uma voltinha na Bienal, não se esqueça de desfrutar desta oportunidade!
Não precisamos nem falar o quanto é interessante ter contato com o autor de uma obra à qual nos identificamos, e hoje estamos divulgando um evento dentro da Bienal do Livro deste ano, com um autor que nós já "resenhamos", este escritor é Sávio Lopes, responsável pelo simpático Deixe a Inglaterra Tremer.
O convite você confere logo abaixo, com a data, estande e horário, se você estiver dando uma voltinha na Bienal, não se esqueça de desfrutar desta oportunidade!
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Prelúdio de Sangue – Jean Plaidy (A Saga dos Plantagenetas – Vol. I)
Jean Plaidy é mais um pseudônimo de Eleanor Alice Burford
Hibbert, essa simpática dama que já partiu desta para uma outra – ela faleceu
em 1993 – que soube aliar uma pesquisa
histórica e tanto, fofocas da corte, diálogos inteligentes e personagens poderosos, em uma saga que conta
nada menos do que a história da dinastia Plantageneta, simplesmente uma família
que governou a Inglaterra por vejamos... quase 250 anos.
Diferente do que qualquer pessoa poderia pensar, Prelúdio de
Sangue, que é o primeiro livro desta incrível saga, começa contando a estória
da bela Leonor da Aquitânia, e como ela
se casou com Luís VII, o jovem Rei
da França, a personalidade forte de
Leonor foi decisiva na primeira fase do livro, onde ela praticamente rouba todo
o destaque que se esperaria que Luís VII teria na trama, e que acaba causando a
sua separação com o mesmo, não sem antes arrasta-lo para as Cruzadas, a uma
guerra para reconquistar um condado governado por seu tio – por parte de pai – e a alguns casos extraconjugais
– Plaidy descreveu alguns romances que Leonor supostamente teve, eu não sei se
existe alguma confirmação histórica
dessas traições.
Logo após a separação de Luís e Leonor, ela se torna Eleanor,
Rainha da Inglaterra ao se casar com Henrique Plantageneta – 11 anos mais novo,
também conhecido como Henrique II da Inglaterra – por quem ela nutria amor – ou
paixão – ainda casada com Luís. No casamento com Henrique, Eleanor ainda foi
muito importante, sendo uma boa “conselheira” para Henrique durante o inicio de
seu governo, e logo antes, porém após diversas traições de Henrique Eleanor se
retira para a Aquitânia com seus filhos – entre eles os ilustres, Ricardo
Coração de Leão, e João Sem Terra, posteriormente Reis da Inglaterra. Na
segunda fase do livro, também ocorre um famoso episódio, o assassinato de Thomas
Becket que foi chanceler de Henrique e posteriormente arcebispo da Canterbury, por
ordem do próprio Henrique – não existe uma confirmação propriamente dita de que
Henrique deu uma ordem direta – fora este episódio existe muitos outros ligados
a vida de Henrique, como a morte de seu pai, como ele conheceu Leonor, o caso
que ele teve durante o seu casamento com ela e como ela descobriu o caso, etc.
Fora esses detalhes históricos, que eu posso ter errado –
porque eu sou confusa, não me julguem, estudem história – o livro é divertidíssimo,
os personagens são na maioria fortes e extremamente inteligentes, a estória é
muito bem contada, e os jogos da corte, e políticos são fascinantes.
Se o seu desejo for ler um livro com uma “pegada” histórica
e mesmo assim se divertir muito, Prelúdio de Sangue é o livro certo!
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Novidades Darkside: Manson, a biografia por Jeff Guinn
Olá, hoje eu vim falar de uma novidade da Darkside: a
biografia de Charles Manson.
Eu tenho que admitir que não conhecia a história de Charles
Manson, mas depois do release assustador de um psicopata americano que li – que
foi gentilmente enviado pela Darkside –
e depois de dar uma espiada na capa do livro, que tem um rapaz bem normal, tive
que procurar!
Bem, ao que tudo indica Manson foi realmente um grande
psicopata, um grande criminoso, que matou, estuprou, roubou, fez de quase tudo
– como fundar um culto – e que sonhava em ser um Beatle – é eu sei, é meio
estranho, ou não...
Aqui vai um trecho do release que recebemos
Ele só queria ser um Superstar
“Sexo, drogas e rock ‘n’ roll. Crimes, estupros e assassinatos.
Charles Manson fez de sua história a trilha sonora do fim do mundo. A metáfora
favorita da América para o lado negro dá década de 1960, Manson foi o cabeludo
que matou o sonho de Woodstock e o retrato perfeito de como toda aquela
filosofia da geração paz e amor não funcionou.
Psicopata, vigarista, racista e cafetão. Olhos em chamas,
barba por fazer, cabelos despenteados e uma suástica tatuada na testa. A
diabólica imagem de Charles Manson está gravada no inconsciente popular e é
reconhecidamente assustadora. Após quatro décadas dos seus terríveis atos, os
assassinatos orquestrados por ele continuam a exercer um mórbido fascínio.
Dezenas de livros já foram escritos sobre Manson nesses mais de quarenta anos,
e agora uma meticulosa pesquisa desenvolvida pelo biógrafo Jeff Guinn surge
como o guia definitivo do homem que entrou para a história como sinônimo do
mal.”
Aqui você ainda confere a capa do livro, que será lançado
ainda em outubro deste ano.
sábado, 2 de agosto de 2014
A Espada na Pedra – T.H. White (O Único e Eterno Rei – Vol. I)
Um dos clássicos da literatura e um dos precursores da
literatura fantástica, O Único e Eterno Rei, conta a estória do mais mítico e
famoso rei de todos os tempos, Artur.
É importante deixar claro que a pesar da lenda do rei Artur
ser um tema que interesse a todas as idades, T.H. White usou um tom menos
adulto para tratar dele, mesmo assim é um livro de leitura extremamente
inteligente e charmosa.
A Espada na Pedra, é o primeiro volume da série O Único e
Eterno Rei, e trata da infância de Artur, do período em que ele ficou sob os
cuidados de Sir Ector, do inicio de suas aulas com Merlin, até o ponto em que
ele retira a Excalibur da pedra e é
proclamado rei da Bretanha. Talvez por tratar de uma época supostamente mais
tranquila da vida de Artur, o leitor se
sinta pouco estimulado a procurar esta leitura, porém esse livro não é tão monótono quanto se era de esperar, Merlin
ensina Artur por meio de experiências, portanto neste primeiro livro ele
assumira as formas de diversos animais, como o esquilo da floresta, o peixinho
no fosso, um dos falcões de Sir Ector, entre outras, através dessas formas
Artur passa a aprender sobre a natureza das coisas, e começara a se tornar o
rei que todos nós conhecemos.
T.H. White escreveu um livro fantástico e divertido, de
leitura simples e gostosa, acredito que ele é uma leitura para qualquer idade, dos
mais jovens aos mais velhos, eu realmente o indico. Considerada a obra precursora
da Literatura Fantástica, acredita-se que serviu de inspiração para grandes
obras como O Senhor dos Anéis de Tolkien entre outras, inclusive foi usado como
base para o filme A Espada era a Lei da Disney (1963), logo abaixo vocês podem
conferir o trailer do filme, eu assisti a um tempinho, mas ele também é muito
legal(o trailer ta bem borradinho, mas é muito divertido).
A Hamelin também produziu um book trailer, bem caprichadinho,
a minha edição é a que acabou de sair por eles, e é um primor, folhas
decoradas, lista de personagens, enfim, abaixo você confere o trabalho deles.
terça-feira, 29 de julho de 2014
O Orfanato da Srtª Peregrine para Crianças Peculiares – Ransom Riggs
Livro de estreia de Ransom Riggs , O Orfanato da Srtª
Peregrine para Crianças Peculiares, é um livro em primeira pessoa que narra as
descobertas de Jacob sobre o passado de sua família e sobre si mesmo – na verdade
a descoberta de toda uma estória obscura
por traz de um mundo que ele achava que
conhecia.
Jacob é um adolescente que passa por uma terrível experiência
ao presenciar a morte de seu avo em circunstâncias estranhas, após um longo período
tentando superar o trauma, ele passa a buscar as respostas desse mistério, no
inicio da vida de seu avo, um período considerado por ele traumático, e ao
mesmo tempo fantástico – seu avo era de uma família judia na Polônia, na época
da segunda guerra mundial, e por isso ele se refugiou no orfanato da Srtª
Peregrine – a partir daí, tudo que Jacob sabe sobre o mundo, sobre seu avo, e
sobre si mesmo, mudaram drasticamente.
Ransom Riggs fez um trabalho e tanto quando escreveu esse
livro, a escolha do fundo histórico foi perfeita, o estilo da narrativa é
simples e simpático, a construção de alguns personagens, como o vovô Abe e
também sua(s) vida(s) foi brilhante, fora alguns detalhes como o nome da
diretora do orfanato, a vida na ilha de Cairnholm, a escolha das fotos – o livro
é repleto de fotos e imagens – entre outros, são de um capricho imenso.
Simples e fabuloso, se você estiver procurando uma fantasia
mais “séria” com uma estória mais delicada e “peculiar” esse livro é uma
escolha certeira.
sábado, 26 de julho de 2014
O Mapa do Tempo – Félix J. Palma
Livro publicado em 2010 pela Intrínseca, O Mapa do Tempo,
conta pelo menos 3 estórias que acontecem mais ou menos simultaneamente –
exceto a ultima que ocorre depois das duas primeiras.
Andrew Harrington é um jovem rico e infeliz, que procura o
suicídio após o trágico esquartejamento de sua amada pelo lendário Jack o
Estripador, mas que se envolve em uma louca estória com viagens temporais para
tentar salvá-la antes que tudo ocorresse. Já Claire Haaggerty é uma abastada
mocinha que não vê graça na época em que foi fadada a viver, e vê na empresa
Viagens Temporais Murray a oportunidade de viver no longínquo ano de 2000 – o
romance se passa praticamente todo em 1896 – ela só não imaginava que, de cara,
ia viver um romance com o famoso e corajoso capitão Derek Shackleton. Por trás
dessas duas estórias o nosso amado H.G. Wells, claro, o nosso herói com aspecto
de passarinho, que esta presente em todas as 3 estória, inclusive, na terceira
e ultima, ele é o “protagonista”. E como um escritor pode ser o herói da
estória? Quando Wells se vê envolvido em um grande estratagema temporal para
roubar sua obra – mais especificamente o livro, O Homem Invisível – e a de seus
colegas de profissão, Bram Stoker e Henry James – o Drácula e o A Outra Volta do Parafuso – ele vai ter que mostrar seu lado mais racional e inteligente, para
concertar todos os desvios temporais, e também – por que não? – seu lado mais
humano, não só na ultima estória, como nas outras duas.
Não posso falar que foi uma leitura rápida e fluida, eu começava a ler, parava, e não sentia aquela necessidade de saber o fim da estória, foi uma leitura mais lenta, apesar disso, não consegui identificar o porquê, o estilo de escrita não me desagradou, a estória não é desagradável, só não foi tão boa quanto eu esperava, a experiência como um todo.
Não posso falar que foi uma leitura rápida e fluida, eu começava a ler, parava, e não sentia aquela necessidade de saber o fim da estória, foi uma leitura mais lenta, apesar disso, não consegui identificar o porquê, o estilo de escrita não me desagradou, a estória não é desagradável, só não foi tão boa quanto eu esperava, a experiência como um todo.
terça-feira, 15 de julho de 2014
O Cavaleiro Fantasma – Cornelia Funke
Primeiro livro que li, da já famosa e popular – todo mundo
fala da saga Coração de Tinta, todo mundo! – Cornelia Funke, O Cavaleiro
Fantasma não trata – graças a Deus ou aos Deuses – de qualquer assunto ligado
ao Motoqueiro Fantasma e ao seu lança-chamas – eu sei, parece de mau gosto a
piada, mas digite O Cavaleiro Fantasma no seu “buscador” e não aparecera quase
nada ou nada relacionado ao simpático
livro de Cornelia Funke.
Jon Whitcroft é um jovenzinho de personalidade que se vê
forçado por sua amada mãe, e seu detestado futuro padrasto a ir estudar no
internato em que seu pai também estudou em Salisbury, o que nem ele nem sua
super-simpatica mãe – na minha mente de gordices ela tem cheirinho de cookie e
capuccino – podiam esperar é que existia uma “quadrilha” de fantasmas
psicopatas disposta a extinguir OS Whitcroft’s da face da terra. Sorte de Jon é
que ele pôde contar com sua estranha e linda amiga Ella Littlejohn e com sua também
estranha avó Zelda, e com um pouco de sorte e uma grande ajuda de Ella, também
pôde contar com Sir William Longspee, filho ilegítimo de Henrique II da
Inglaterra, – o mesmo Henrique II da Saga Plantageneta da Jean Plaidy – que é,
ou era, um cavalheiro que atende a pessoas que precisam de ajuda para assim sanar
suas dividas com Deus e poder subir aos céus, ou ficar junto a sua amada Ela, mas
não quero dar spoilers mais detalhados sobre a estória, gostei do rumo que ela
tomou, e espero que o leitor também goste quando for ler e descobrir.
Eu fiquei feliz por ter lido esse livro da Cornelia Funke,
confesso que por tanta gente falar tanto de Coração de Tinta eu me sentia pouco
estimulada a procurar essa escritora, mas fiquei muito satisfeita com a
leitura, foi extremamente fácil e prazerosa, os personagens são incrivelmente
legais, e fiquei encantada com toda a parte histórica e pontos “turísticos”
históricos descritos no livro, acho que ela soube fazer uma boa ponte entre
eles e a estória que estava contando.
Fica a indicação!
Assinar:
Postagens (Atom)













