Mostrando postagens com marcador WOT. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador WOT. Mostrar todas as postagens

sábado, 28 de fevereiro de 2015

A Grande Caçada – Robert Jordan (A Roda do Tempo – Livro 2)

Clique na imagem e acesse o site brasuca da série. 
Segundo volume de uma das sagas mais longas e expressivas da literatura fantástica, A Grande Caçada da uma da uma ideia melhor do ritmo que os próximos volumes irão adotar.

Novamente acompanhamos os três ta’veren do livro anterior: Rand, Mat e Perrin; e além deles todos os seus companheiros, como: Moiraine Sedai, Nynaeve, Lan, Egwene, Min, Elayne, Loial, dentre outros. Novamente no centro de toda estória esta o Dragão, e a “quebra” que ele provocara no mundo com a ultima batalha contra o Tenebroso, nesse livro personagens que já tinham um futuro mais certo na saga, concretizam nossas expectativas e tomam as rédeas de suas vidas – naquelas. Egwene e Nynaeve partem para Tar Valon e iniciam o aprendizado para se tornarem Aes Sedai; Rand, Mat e Perrin se vem em uma caçada a um artefato que supostamente alteraria o equilíbrio de forças entre o Tenebroso e todos que se dispuserem a evitar a quebra definitiva da Roda do Tempo; Moiraine se vê em uma situação delicada: tendo em vista o fato de que os três ta’veren estão fortemente ligados a ultima batalha, ela devera deixar que o destino aja sobre eles e os mandem para seus respectivos “lugares”.

Esse livro foi bem mais focado no desenvolvimento dos personagens, até existiu uma suposta batalha contra o Tenebroso no finzinho, só que como o esperado ela não foi a ultima. É difícil contar mais sem dar mais detalhes, o que eu posso adiantar é que reviravoltas aconteceram com personagens importantes, e personagens novos e importantes surgem durante o livro, uma parte que eu achei bem interessante foi o finalzinho do livro e o contato que se estabelece entre o futuro e o passado em função da chegada da ultima batalha.

domingo, 30 de novembro de 2014

O Olho do Mundo – Robert Jordan (A Roda do Tempo – Livro 1)

Primeiro volume de uma das sagas mais famosas, importantes e longas – 14 livros, cada um mais grosso que o outro – O Olho do Mundo do já falecido Robert Jordan, trás uma grande estória, com uma boa base “mitológica” e personagens interessantes, divertidos e em muitos aspectos, misteriosos.

Rand, Perry e Mat são três jovens de Dois Rios, uma aldeia distante das agitações do reino de Andor, que nem imaginam no que vão se meter quando uma misteriosa Aes Sedai chega a sua vila. Pois bem, a minha intenção não é te encher de spoilers caro leitor – tragédias acontecem por causa de spoilers, por isso de agora em diante só liberarei detalhes de sagas e séries em volumes mais avançados e tals – mas o fato é que apesar de o ritmo da estória ser mais lento durante o inicio do livro – eu já tinha tentado ler O Olho do Mundo em outra ocasião, mas desisti antes da centésima pagina – ele é um livro e tanto. Para inicio de conversa a “mitologia” básica por traz da estrutura do mundo de WOT é simplesmente de deixar qualquer leitor sem fôlego – olha, eu conheço um pouco da mitologia por traz do mundo de Tolkien e acho que a de Jordan não fica devendo em profundidade e riqueza –, já nas primeiras paginas sentimos que será uma grande saga, e que ela cobrira assuntos dos mais diversos e interessantes, achei muito “caprichada” a simbologia adotada durante o livro e na mitologia, eu acho que os símbolos – como o da capa – condizem tanto com a filosofia do universo WOT tanto com o que eu já conheço de símbolos – achei que algumas coisas ele baseou em mitologia nórdica, e talvez na céltica – o que nos da um certa segurança de termos em mão um livro que foi feito com certa pesquisa e cuidado.

Caprichos e mitologias a parte, O Olho do Mundo é um livro que te prende em vários aspectos, os personagens são extremamente simpáticos e cativantes, é fácil nos colocarmos em seus lugares, até dos mais durões. E meu amigo que vilão é esse? Quero dizer que tive pesadelos com esse cara! Ele não faz o tipo “estou a toda hora”, mas sim “estou em todo o lugar”, é meio assustador lidar com um inimigo atemporal que você mal sabe quem é, muita Luz e sorte para todos que entrarem em seu caminho!

E que a Luz esteja com todos vocês durante a leitura!