Mostrando postagens com marcador GoT. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador GoT. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de dezembro de 2015

Game of Thrones, Por Dentro da Série da HBO – Bryan Cogman

Repleto de detalhes sobre a ambiciosa produção da HBO, talvez esse livro nos ajude a entender finalmente por que algumas coisas foram alteradas na adaptação televisiva – só algumas – se comparada a obra original de George R.R. Martin. 

Contando com uma tonelada de entrevistas de produtores, diretores, atores e até do próprio tio Martin, esse livro nos traz uma estória diferente das sagas que conhecemos: como esse projeto começou e como ele é encarado por diversas pessoas, o trabalho envolvido em reproduzir e as vezes até criar do zero algo que só existia na imaginação de alguém, e como gradativamente os envolvidos nesse trabalho foram se apaixonando aos poucos pelas Crônicas de Gelo e Fogo. 

O livro é cheio de imagens e das artes iniciais dos cenários, e é muito interessante ter uma noção do trabalho envolvido na criação, de por exemplo, figurinos e até de idiomas. É um pouco diferente dos livros que eu estava acostumada, mas foi bem interessante conhecer mais sobre uma produção tão famosa e de qual um dia eu fui grande fã – não acompanho mais.

sábado, 30 de maio de 2015

O Manual da Garota Geek – Sam Maggs


Voltado para qualquer um que tem interesse no fabuloso universo geek, O Manual da Garota Geek traz dicas das mais básicas, desde como fazer novos amigos com interesses em comum, até como encarar e entender o feminismo, aliás, na ultima parte ela se concentra em explicar um pouco do feminismo, o que esta dentro do contexto do tema: apesar das mudanças ocorridas durante o tempo, ainda existe indícios de que nós, garotas, ainda não somos muito bem aceitas em alguns lugares.

Intercalando um pouco da história das coisas consideradas geeks, e de métodos práticos como deixar a vida mais divertida, no livro ainda constam vários relatos de verdadeiras nerds que hoje são referencia, tanto de cultura como de empenho e competência. É interessante ver como esse universo é amplo e multifacetado, e como o fato de alguém pertencer a um grupo não o exclui de outros.

Em especial achei o modo como Maggs apresentou as informações e suas experiências bem simples e divertido, eu senti um pouco de falta de aprofundamento, mas acho que a proposta de ser um guia simples desse universo foi bem cumprida. Apesar de Maggs apresentar o feminismo e os conceitos e gírias básicas dele, eu achei meio “limitada” sua lista de “Personagens femininas poderosas”, não questiono o “poder” delas, mas achei meio triste não constar algumas “personagens” mais reais, eu vejo exemplos e mais exemplos de mulheres fabulosas e poderosas, que apesar de pertencerem sim ao universo geek/nerd não foram lembradas (levando em consideração que essas listas são meio “particulares” a minha critica talvez não seja muito valida, mas achei legal registrar, vai que mais alguém se sinta assim...).

Mais do que dicas, Maggs planta a semente do “questionamento” com a parte final do seu livro, é quase um convite para abrirmos nossos olhos e perguntarmos “isso esta certo mesmo?”. Boa pedida para as mocinhas mais jovens, e bem divertido para as mocinhas mais velhas, na verdade, seria legal se alguns mocinhos também dessem uma olhada nesse manual.

sábado, 30 de novembro de 2013

Caixa de correio #2 – Novembro de 2013



Depois de esquecer de publicar sobre os livros que eu recebo, quer dizer, publico sempre sobre os que eu recebo de parceria, mas tem muita coisa que eu compro/troco/ganho que não é resenhado, estou novamente tentando retomar esse habito (?).
Livros que eu recebi esse mês (pelo menos na ultima semana), por ordem de chegada:

A Garota que Tinha Medo de Breno Melo – esse eu recebi pela Editora Schoba, que muito gentilmente disponibilizou esse exemplar para o blog, é de um escritor nacional, por isso estou bem curiosa e animada para começar a leitura.

Vetores e Geometria Analítica do Paulo Winterle – todos sabem que as pessoas que escrevem para o blog (tanto eu quanto a Suzane e o Otávio), já estão fazendo seu curso superior, ou estão prestes a entrar no maravilhoso mundo dos nabos, que é a faculdade (o Igor e a Steffany), e também sabem o quanto são caros os livros e materiais ligados aos cursos aqui no Brasil. Por isso fiquei muito feliz quando consegui esse livro pelo Skoob, em geral ele custa R$100,00 em lojas e R$60,00 de segunda mão, ele é usado como livro texto da matéria de “Geometria Analítica e Vetores”.

O Trono do Sol, A Magia da Alvorada (O Ciclo Nessântico - Livro I) de S. L. Farrell – esse livro foi indicação do Igor (aqui do EmBusca...), que disse que O Ciclo Nessântico era muito elogiado por quem gosta  da parte política de  livros como os da ASOIAF. Eu o consegui pelo Skoob também, e pra mim foi uma ótima troca.

Os Últimos Dias de Krypton de Kevin J. Anderson – não tenho uma ideia muito clara de onde eu tirei que queria muito esse livro, só sei que queria, eu gosto muito desse universo das HQ’s e sempre imaginei que devia ter uma estória muito legal – eu ia por uma palavrão aqui, e vocês sabe qual era – antes do Superman, e sempre achei meio triste ninguém se dispor a contar ela, e então encontrei esse livro e  tudo pareceu ficar mais lindo, foi amor a primeira vista! Ele também chegou de troca pelo Skoob.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Prince of Thorns – Mark Lawrence (Trilogia dos Espinhos - Livro I)


Para inicio de conversa gostaria de deixar registrado que: PRINCE OF THORNS É MUITO, MUITO, MUITO BOM, É DAQUELES LIVROS QUE VOCÊ INICIA DE MANHÃ E LÊ “DIRETÃO”.
Agora eu posso começar.
Prince of Thorns é o primeiro livro da Trilogia dos Espinhos – Dã – eu não sei direito se a narração nos três vai ser a mesma, ou seja, em primeira pessoa, mas sei que para um livro em que o principal personagem faz a narração, ele é bem mais sincero – eu achei – do que se poderia imaginar.
Honório Jorg Ancrath não é um protagonista comum – garotas, vocês muito provavelmente, não vão se apaixonar por ele – na realidade ele é um anti-herói, isso se você quiser considerar alguma coisa que ele faz boa – há controvérsias – mas ele tem lá suas qualidades. Em um mundo cruel e depois de um evento um tanto traumático, Jorg pode não ter virado o melhor rapaz do mundo, mas se tornou bom o suficiente para liderar e para levar os seus a vitória – não estranhem, para uma pessoa que admira a liderança de Tywin Lannister, Jorg é muito promissor – e isso, meus queridos, já é o suficiente para me “seduzir”. O melhor de tudo, é que apesar de ele ser um tanto maquiavélico, e fazer uso de métodos nada “éticos” é possível ver que ele tem alguma consciência, e até alguns sentimentos bons, ninguém é totalmente bom ou mau – vocês têm acompanhado os meus constantes elogios a personagens e sagas que demonstram isso, como Roubo de Espadas.
Se você quer ler um livro que tenha política, sangue e vingança, achou um bom candidato a se tornar o seu “queridinho”. De qualquer modo, ele é uma ótima pedida, atualmente com a avalanche de lançamentos de diversos gêneros novos no mercado brasileiro, fica mais difícil encontrar um livro que realmente satisfaça o nosso gosto, é tanta informação e opções que ficamos confusos, mas se existe uma série que eu pretendo continuar, defender e incentivar a leitura, é essa.

sábado, 31 de agosto de 2013

O Aprendiz de Assassino – Robin Hobb (Saga do Assassino – Livro I)

Mais um livro de fantástica – em breve voltarei com literatura clássica – que chega ao Brasil, O Aprendiz de Assassino é mais um livro lançado nesse ultimo “pico” desse gênero, que foi causado principalmente por ASOIAF – As Crônicas de Gelo e Fogo.
Devo admitir que a leitura foi muito  mais divertida  do que eu esperava, mas vou explicar direito: eu participei do 1° encontro Leya,  aqui em São Paulo, e o livro escolhido para ser  avaliado foi justamente esse. Esse livro é destinado a um público um pouco jovem – acho que o pessoal de 15 a 21 anos – mas comparado a outros livros desse mesmo tipo é  bem mais... maduro.
Fitz é um garoto que é praticamente forçado a amadurecer em um mundo de intrigas e mortes, mundo este que lhe é proporcionado por seu nascimento: bastardo de Cavalaria, o homem que deveria ser o herdeiro dos Seis Ducados, mas que acaba renunciando quando descobre a existência de Fitz. Mas, isso é apenas o começo, quando o sagaz Rei Sagaz – em breve vou comentar sobre os nomes – o convoca para jurar lealdade, e ser treinado em uma arte nada convencional, Fitz se vê envolvido em um complexo jogo político. Se fosse só isso, já seria um livro que ia me deixar bem interessada, mas tem vários detalhes interessantes, como a Manha e o Talento que são uma espécie de poder ou magia; Bronco e Breu, que são seus mentores, e “amigos” mais íntimos; Sagaz e Veracidade, os dois lados de uma mesma moeda – ou coroa; todo o mistério em torno das decisões de Cavalaria, e também de Paciência; e muitas outras coisas.  Mas você deve estar achando que eu tomei chá de cogumelo, por causa desses nomes esquisitos, Hobb construiu um mundo onde os nomes dos personagens revelam muito sobre sua personalidade, o que eles são – principalmente o do Fitz, que significa bastardo – e o que eles deveriam ser, é engraçado observar as ações deles e esperar que eles ajam da forma esperada ou totalmente diferente – Majestoso não tem nada de majestoso.

Enfim, se você esta procurando uma  leitura  leve,  mas mesmo assim inteligente e divertida,  é uma boa pedida.

sábado, 30 de março de 2013

A Dança dos Dragões – George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo Vol.V)


O ultimo volume lançado – não o ultimo da série, como dissemos, acho que no primeiro texto do especial Game Of Thrones, ainda serão lançados pelo menos mais 2 livros – “A Dança dos Dragões” traz de volta alguns dos personagens que não apareceram no “Festim”.
Esse volume e o anterior se passam simultaneamente, mas enquanto o “Festim” se concentrava principalmente no Sul dos Sete Reinos, este já tem por foco Meereen – onde esta Dany – e a Muralha, aonde Jon tenta conciliar os interesses de Westeros, Stannis e dos Selvagens. Esse jogo de ida e volta pelo Mar Estreito acaba tornando esse volume um pouco cansativo – esta é minha opinião – em contrapartida, no “Dança” ressurgem alguns personagens “desaparecidos”, como por exemplo, Theon e Jorah Mormont, e também surgem alguns personagens novos como – finalmente – Jon Connington – vou parar com esse para não acabar com as surpresas!
Em função dos vários trechos das histórias periféricas, são expostos muitos detalhes do que esta ocorrendo em toda a trama, é claro que surgem alguns mistérios bem interessantes, mas acho que isso foi feito para que o próximo volume seja bem “amarrado”, para que não ocorram duvidas no reaparecimento ou no aparecimento de personagens.
Na realidade nesse ultimo livros as coisas mudam drasticamente, e muitos personagens surgem para confundir mais, o que acaba frustrando qualquer teoria que tenhamos sobre o futuro ou final da saga. Se a intenção de Martin era nos deixar sedentos de uma continuidade, ele realmente conseguiu.
Eu poderia fornecer mais detalhes sobre esse livro, mas não vou fazer porque o meu objetivo aqui era falar das partes que mais me prenderam nessa leitura, eu não poderia falar em especial desse volume sem dar um spoiler monstro, revelando assim uma das coisas que mais me deixaram confusas depois de semanas de especulações. Espero que todos vocês entendam – os que leram e os que ainda não leram – a minha postura frente a essa situação – os que já leram talvez me entendam melhor. O único comentário que eu acho necessário e saudável deixar é: Leiam esse volume, esse realmente muda tudo o que você poderia ter pensado até agora sobre essa saga, e leia até o final, por mais difícil – talvez – que seja continuar a leitura é importante conhecer todos os detalhes, as coisas ditas e não ditas.
Espero que vocês tenham gostado e acompanhado o nosso especial GoT, todos os links de todas os textos estão disponíveis na aba "Resenhas".

sexta-feira, 29 de março de 2013

O Festim dos Corvos – George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo Vol. IV)


Esse é considerado o livro mais “chato” da série até agora, mas eu o vejo como uma possibilidade de descansar das grandes tramas e armações e enxergar o “entre linhas” do que esta acontecendo em Westeros, ele se passa simultaneamente com o “Dança dos Dragões”, mas os eventos narrados neste se concentram principalmente sob Porto Real e o Sul de Westeros – do meu ponto de vista a região abaixo do Gargalo, ou seja, Porto Real, Dorne, Vilavelha, Vale Arryn, Ilhas de Ferro, etc. Apesar da opinião geral, o “Festim” foi uma leitura muito gostosa para mim – Gabii – mais ainda do que o “Dança dos Dragões”, o quinto e ultimo livro publicado. Esse volume me deu a oportunidade de conhecer melhor alguns personagens, como a Cersei, Asha, e Sor Porquinho – Samwell Tarly – que a meu ver se tornam muito mais humanos e simpáticos neste livro, e é claro, de começar a gostar da linda Sansa, que começa a “dançar conforme a musica”.
Em Porto Real Cersei Lannister – ninguém fala que ela é uma Baratheon – assume o posto de Rainha Regente ao coroar o jovem Tommen – mais jovem que seu irmão Joffrey – Rei de Westeros, e passa o livro todo nos mostrando como NÃO gerir um reino e encher a cara de Vinho da Arvore – simultaneamente – brincadeiras a parte, nesse volume nos é esclarecido vários pontos sobre a personalidade e ações de Cersei, e o método às vezes desesperado que a faz agir de maneira errônea – ou não completamente efetiva – em relação aos problemas dos Sete Reinos.
Já em Dorne, nós conhecemos as maravilhosas Serpentes de Areia – filhas bastardas de Oberyn Martell – e é claro o tranquilo Principe Doran Martell, e sua filha Arianne Martell, que bola um plano para declarar a Princesa Myrcella Baratheon, rainha dos Sete Reinos – segundo as leis de Dorne, Myrcella teria uma maior pretensão ao Trono de Ferro que seu irmão Tommen – que sendo frustrado acaba por criar uma crise entre Dorne e Porto Real – ou entre Dorne e a Rainha Regente Cersei.
Alem do Mar Estreito, mais precisamente na Cidade Livre de Bravos, a jovem e corajosa Arya Stark passa a servir o misterioso Deus de Muitas Faces, e acaba topando com alguns Corvos – entre eles Sam – que estão em Bravos para conseguirem recursos e novos patrulheiros.
Alguns personagens praticamente não figuram nesse livro como, Jon e Dany, mas isso de maneira nenhuma prejudica o andamento e entendimento do enredo.

quinta-feira, 28 de março de 2013

A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo Vol. III)


Depois de traições, jogos políticos e muito sangue, um verdadeiro jogador chega a Porto Real: Tywin Lannister, que come, caga e produz ouro, transforma fracassos em sucessos, inimigos em ferrenhos aliados e traz o amor perdido em até 3 dias – eu não resisti a uma piada! – esse orgulhoso “Protetor do Oeste” pai dos gêmeos e amantes Cersei e Jaime Lannister, e também do nosso amado Tyrion, já chega assumindo o cobiçado – e temido – cargo de Mão do Rei – outrora dele mesmo e dentre outros de Jon Connington, Jon Arryn, Ned Stark e Tyrion Lannister (interinamente) – a sua chegada faz com que os antigos inimigos Tyrells, Freys – quem odeia os Freys deixa um comentário! – e Boltons, se tornem aliados e acabem por frustrar os outros pretendentes a Rei – Renly é morto já no “Fúria”; Stannis foi derrotado na Batalha da Água Negra pela aliança Lannister-Tyrrell também na “Fúria”; Balon Greyjoy que só estava interessado na Cadeira do Mar acaba sofrendo um “acidente” e as coisas nas Ilhas de Ferro se tornam confusas; e o nosso amado Rei do Norte é traído, do jeito mais cretino do mundo.
The Rains of Castamere, musica que tem grande significado neste volume.
Enquanto isso, Arya vê sua tentativa de encontrar a mãe e o irmão – Robb – frustrada em função da traição de que falamos ai em cima, Sansa se casa – com Tyrion – e após um interminável jogo de intrigas e traições se vê fugindo, tanto do marido quanto da odiada corte de Cersei, Jon fica cada vez mais confuso em relação aos Selvagens – com quem ele convive por um tempo em função da sua “traição”   e Daenerys no leste rompe correntes e aumenta seu poder e fama ao derrotar as cidades escravagistas de Astapor ,Yunkai e Meereen.
Alias, antes que eu me esqueça, se preparem para se divertirem no final desse livro, apesar de Martin nos ter feito sofrer muito durante este volume, finalmente a justiça é feita!! 
Trailer da 3° temporada que sera lançada no dia 31 deste mês!

quarta-feira, 27 de março de 2013

A Fúria dos Reis - George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo Vol. II)

Esse é versão a comum!!

Continuando a partir das mortes e pendengas familiares iniciadas no volume anterior, esse livro discorre principalmente sobre o inicio das guerras, e sobre os acordos feitos entre as casas. Se você gosta de estratégia, a partir deste livro as coisas começam a ficar mais interessantes pra você.
Após uma série de eventos desastrosos que colocaram o jovem – e odiado – Joffrey Baratheon no Trono de Ferro, e ações mais desastrosas – e idiotas – do mesmo, 5 homens resolvem se declararem reis: Stannis Baratheon e Renly Baratheon declaram que tem direito sobre o desconfortável Trono de Ferro, Robb Stark o “Jovem Lobo” que reivindica o antigo direito dos Reis do Norte, e Balon Greyjoy que se declara rei das Ilhas de Ferro, fora é claro o nosso amado Rei-para-lá-da-Muralha – que aparentemente não precisa do consentimento de nenhum “ajoelhador” para reinar – Mance Rayder. Muito longe de Westeros, mais precisamente no Leste, surge uma grande rainha do sangue da antiga Valíria – Targaryen –, no livro anterior a personagem já toma forma e uma boa parte de sua história surge, mas eu considero que é a partir deste volume que Daenerys Targaryen realmente nasce –  junto com os seus 3 dragões –  ao começar a delinear a verdadeira rainha e conquistadora que tem “Sangue de Dragão”.
É importante frisar, que apesar das diversas descrições das batalhas, Martin acaba revelando o que seria os “Bastidores” das guerras e mostra que assim como no nosso mundo, no universo das Crônicas de Gelo e Fogo, muitas guerras são decididas com acordos obscuros e por motivos mais obscuros ainda.

terça-feira, 26 de março de 2013

A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo Vol. I)


O primeiro volume da saga que ficou conhecida principalmente por causa da série – que leva o nome do primeiro livro – e que estreará no dia 31 de março a sua 3° temporada – se nenhuma alma hacker caridosa der um jeito de jogar os episódios na net antes da data. A Guerra dos Tronos é marcada principalmente por um emaranhado de conspirações e traições, alias, todos os livros são assim, mas o primeiro realmente te mostra que "Quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não existe meio-termo"
A saga e o primeiro livro giram principalmente em volta dos Starks – “O Inverno Esta Chegando” –, família nortenha que outrora fora real – Os Reis do Norte – mas que agora são leais à coroa de Robert Baratheon – “Robert da Casa Baratheon, o Primeiro do seu Nome, rei dos Ândalos e dos Roinares e dos Primeiros Homens, Senhor dos Sete Reinos e Protetor do Domínio”. Após a misteriosa morte de Jon Arryn – na época, Mão do Rei – os Starks  – principalmente,Lorde Eddard – se vem envolvidos na tentativa de proteger o Rei Robert de uma conspiração armada por sua esposa e rainha, Cersei da Casa Lannister, e quem sabe, por outras pessoas próximas a ele.
A família Stark é incrível, todos os 9 – Lorde Eddard, Lady Catelyn, Robb (e seu lobo, Vento Cinzento), Jon (o bastardo de Lorde Eddard, e seu lobo, Fantasma), Sansa (ou Sonsa, e sua loba Lady), Bran ( e seu lobo que quase no final deste volume ganha o nome de Verão), Arya (e sua loba, Nymeria), Rickon ( e seu lobo, Cão Felpudo), e o Tio Benjen (um irmão juramentado á Patrulha da Noite) – durante esse e os outros livros eles mostraram seus dentes e garras para proteger família e territórios. Apesar de os Starks estarem no centro das “tretas”, as famílias Lannister – “Lindos, loiros e Lannisters” ou “Ouçam-me Rugir” –, Targaryen – “Sangue e Fogo” –, e Baratheon  – “Nossa é a Fúria” –, juntas a outras famílias ganham destaque e contorno político durante o desenrolar da trama.
Martin com certeza consegue desenvolver um texto simples, inteligente e divertido, o livro e a saga são um convite aberto para o mais apaixonado e denso envolvimento na história: Escolha a sua “Casa” e entre no Jogo dos Tronos!!

segunda-feira, 25 de março de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo – Impressões sobre a série de George R. R. Martin

Essa é versão que eu tenho e li!

Famosa série de livros, conhecida mais popularmente como Game of Thrones – ou só GoT – é uma série que se passa em um universo fantástico-medieval, até ai, seria algo próximo ao nosso já conhecido e amado Senhor dos Anéis – eu disse próximo nesse aspecto, logo eu penso que eles são totalmente diferentes nos outros, a não ser o fato de ambas a sagas serem ótimas – mas que leva uma grande dose de política, estratégia, e intrigas – melhor que as novelas!
A maior parte da história se passa em Westeros, continente que abrange os 7 reinos e algumas terrinhas “ermas”, que no inicio da saga são “governados” por Robert Baratheon. Durante os cinco livros  – isso mesmo companheiro, 5, isso porque ainda estão previstos pelo menos mais 2 – rolam altas “tretas” entre famílias rivais e até dentro de algumas famílias.Outra parte da história se desenvolve em varias outras localidades, como em algumas das Cidades Livres.
Durante esses dias que antecedem o lançamento da 3° temporada da série que nasceu dessa saga, eu irei postar as resenhas de cada um dos 5 livros, aguardem, e tomem cuidado, se vocês não quiserem ver spoilers, não leiam! Eu postarei um texto de cada livro, e os detalhes que eu gostei mais.