Mostrando postagens com marcador Terror. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Terror. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O demonologista - Andrew Pyper

Lembra bastante "O exorcista" e ao mesmo tempo é bastante diferente. Vamos às semelhanças: personagens com histórias de vida peculiares, no caso deste livro, são personagens que convivem com a solidão e a melancolia, problemas familiares e a descrença em Deus e no demônio. Já as diferenças estão no enredo, na forma como a história se desenvolve e o enredo é bem diferente.
A personagem que dá título ao livro é David Ullman, renoamdo professor da Universidade de Columbia, especializado em textos literários que tem o Diabo como figura principal, com enfase na obra de John Milton, Paraíso Perdido.
para David o Diabo sempre foi uma figura mitológica, até que ele é contratado para um trabalho, sobre o qual tem pouca (quase nenhuma) informação; este  trabalho consiste em observar um fenômeno e descrevê-lo.
O casamento já ia mal e sua relação com a filha também estava se deteriorando, com isso ele aproveita para viajar com a filha por uns dias na Itália, enquanto realiza o trabalho. E então tem início uma jornada assustadora ao autoconhecimento e estrasnhas ocorrências, por assim dizer, enquanto corre contra o tempo e decifra pistas escondidas em "Paraíso Perdido", para enfrentar O Inominável e salvar sua filha.
É um livro que prende, a narrativa te deixa sem fõlego, apreensiva/o. Este foi o primeiro livro que li do Andrew Pyper e estou ansiosa para ler os outros. E essa leitura me fez ir atrás de Stephen King!! (Sim, ainda não o li e sim, ainda tenho a coleção de Torre Negra para ler.)







sábado, 31 de outubro de 2015

A Arvore do Halloween – Ray Bradbury

De um dos mestres da ficção Ray Bradbury, A Arvore do Halloween é um relato interessante, inteligente e delicado de uma noite e tanto de um grupo de amigos.

Pipkin é um adorado colega e amigo de um grupo de nove amigos: garotos de uma pequena cidade norte-americana; que acaba sendo sequestrado magicamente na data mais esperada e assustadora do ano, o Halloween, é claro que seus amigos não poderiam abandona-lo, e para resgatar o bom Pipkin, eles contam com a ajuda do misterioso senhor Montarlha. Apesar de ser uma estória curta e de “roteiro” simples, A Arvore do Halloween na verdade é um livro com uma boa dose de pesquisa, profundidade e história, Bradbury não só nos mostra a saga em procurar Pipkin por uma série de datas e lugares ligados ao Halloween, mas também nos mostra como a cultura de hoje veio se adaptando a partir de comemorações muito antigas, e nos faz refletir sobre a “extinção” de costumes e crenças, será mesmo que as comemorações de hoje são tão isentas das culturas que elas substituíram? Na verdade eu acho que o ponto alto do livro são exatamente as histórias que estão por trás do Halloween moderno e como com o passar to tempo uma cultura foi “substituindo” a outras, outra reflexão importante que o livro faz sobre o Haloween de hoje, é como ele se transformou – pelo menos nos Estados Unidos e outros países do hemisfério norte, principalmente – uma data de comemoração, deixando de ser tão assustadora ou triste como no Samhain.

Esse livro é bem curtinho, mas muito bom, eu adorei a estória, e achei o modo como foi contada muito simpático, inclusive ele pode ser lido tanto por jovens e crianças até adultos, acho difícil alguém não se sentir preso e interessado por uma das datas mais especiais e famosas do mundo.

domingo, 15 de março de 2015

O Pistoleiro – Stephen King (Torre Negra - Vol I)

Minha primeira vez lendo o senhor King e AMEI!!!! Estou ansiosíssima para ler os outro volumes desta série e ler outros livros dele. Já sou fã dos filmes baseados em seus livros!! *_*
Bom, vamos falar de "O pistoleiro", primeiro volume da série "Torre Negra". O livro acompanha Roland Deschain, o último pistoleiro de seu mundo, com práticas e costumes inspirados em códigos medievais com rígido código de conduta e honra.
O livro narra a fuga do homem de preto pelo deserto, com um pistoleiro em seu encalço. Este tem como objetivo a busca pela Torre Negra, dita como eixo de todo o tempo e espaço.E acreditando que o mesmo possui indicações para seu destino, o pistoleiro persegue o Homem de Preto, que atravessa o deserto na sua frente.
Durante sua jornada, Roland é obrigado a cruzar a cidade de Tull, onde é vítima de uma armadilha deixada pelo Homem de Preto e que resulta em grande tragédia, mesmo assim ele continua sua perseguição. Em seguida encontra Jake (John Chambers), menino transportado o mundo de Roland após morrer tragicamente em Nova York de 1977, mas acaba morto novamente quando Roland tem de escolher entre sua vida e pegar o Homem de Preto.
O livro acaba com a captura do Homem de Preto e este revela fatos importantes sobre o destino de Roland e sua busca, através de cartas de tarot , segundo pesquisas que fiz, o volume seguinte se desenrola em cima destas revelações.


domingo, 30 de novembro de 2014

O Olho do Mundo – Robert Jordan (A Roda do Tempo – Livro 1)

Primeiro volume de uma das sagas mais famosas, importantes e longas – 14 livros, cada um mais grosso que o outro – O Olho do Mundo do já falecido Robert Jordan, trás uma grande estória, com uma boa base “mitológica” e personagens interessantes, divertidos e em muitos aspectos, misteriosos.

Rand, Perry e Mat são três jovens de Dois Rios, uma aldeia distante das agitações do reino de Andor, que nem imaginam no que vão se meter quando uma misteriosa Aes Sedai chega a sua vila. Pois bem, a minha intenção não é te encher de spoilers caro leitor – tragédias acontecem por causa de spoilers, por isso de agora em diante só liberarei detalhes de sagas e séries em volumes mais avançados e tals – mas o fato é que apesar de o ritmo da estória ser mais lento durante o inicio do livro – eu já tinha tentado ler O Olho do Mundo em outra ocasião, mas desisti antes da centésima pagina – ele é um livro e tanto. Para inicio de conversa a “mitologia” básica por traz da estrutura do mundo de WOT é simplesmente de deixar qualquer leitor sem fôlego – olha, eu conheço um pouco da mitologia por traz do mundo de Tolkien e acho que a de Jordan não fica devendo em profundidade e riqueza –, já nas primeiras paginas sentimos que será uma grande saga, e que ela cobrira assuntos dos mais diversos e interessantes, achei muito “caprichada” a simbologia adotada durante o livro e na mitologia, eu acho que os símbolos – como o da capa – condizem tanto com a filosofia do universo WOT tanto com o que eu já conheço de símbolos – achei que algumas coisas ele baseou em mitologia nórdica, e talvez na céltica – o que nos da um certa segurança de termos em mão um livro que foi feito com certa pesquisa e cuidado.

Caprichos e mitologias a parte, O Olho do Mundo é um livro que te prende em vários aspectos, os personagens são extremamente simpáticos e cativantes, é fácil nos colocarmos em seus lugares, até dos mais durões. E meu amigo que vilão é esse? Quero dizer que tive pesadelos com esse cara! Ele não faz o tipo “estou a toda hora”, mas sim “estou em todo o lugar”, é meio assustador lidar com um inimigo atemporal que você mal sabe quem é, muita Luz e sorte para todos que entrarem em seu caminho!

E que a Luz esteja com todos vocês durante a leitura!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O Rei de Amarelo – Robert W. Chambers



Considerado um clássico da literatura norte-americana e mundial, O Rei de Amarelo traz algo definido por H.P. Lovecraft como terror cósmico, ele na verdade é um livro composto por 10 contos que são divididos em duas partes que são divididas por dois contos: “O Paraíso do Profeta” e “A Demoiselle d’Ys”.

A primeira parte do livro é composta por 4 contos ambientados em uma realidade supostamente utópica, em que existe um livro (pelo o que eu entendi, esse livro é uma peça) intitulado “O Rei de Amarelo”, que traz pânico e desespero a quem o lê. O que me chamou atenção logo de cara foi esse livro/peça que segundo os contos traz verdades tão absolutas e brutais que leva seus leitores a diferentes estados de loucuras, de quadros parecidos a esquizofrenia até paixões doentias. È incrível como Chanbers cria toda uma atmosfera doentia por baixo de cenas claras e luminosas, em quase todos os momentos da estória eu visualizei as cenas repletas de sol ou de objetos luminosos, ou em lugares quentes e aconchegantes, porém logo na próxima pagina o desespero e um mal-estar súbito tomavam forma.

Composto também por 4 contos, a segunda parte é ambientada em Paris, apesar desses contos terem uma levíssima ligação com a primeira parte, eles são mais leves e menos “assustadores” e na maioria tratam da vida de estudantes de artes. 

Os dois contos de transição são bem interessantes, um é composto de diversos poemas em prosa que tem um fundo que eu achei ainda muito ligado a primeira parte – poemas com fundos mais escuros e ainda um pouco assustadores – e ainda “A Demoiselle d’Ys” que tem um jeito de terror, cheirinho de terror, mas que não me assustou necessariamente.

Achei o livro muito legal, gostei muito da primeira parte, inclusive eu cheguei a ter um “medinho” de ler ele em casa sozinha de noite – só quem me conhece e sabe do fantasma da Dona Aurora entende – a segunda parte é muito bem escrita, mas é mais tranquila, mais comum a romances, apesar de traços de “amarelo” também aparecerem nela.

Bem, se você estiver procurando um livro um pouco anterior a Lovecraft e ainda assim repleto de um terror de classe, O Rei de Amarelo é um bom começo.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Caixa de correio de dezembro da Suzane!!!

Bem... Demorou, mas consegui parar e escrever um post rápido sobre oque chegou para mim esse mês! Uhuu!!

Me aproveitei da Black Friday brasileira e comprei a série inteira de Torre Negra, de Stephen King (vai ser minha primeira vez!).Logo estou super empolgada para começar a ler, mas ainda tenho uma longa lista de livros até chegar neles, sem falar nas coisas da faculdade (como a Gabii já comentou na caixa de correio dela).

Como nunca li nada de Stephen King (só assisti os vários filmes inspirados nos livros) fui procurar um pouco sobre a coleção e descobri que ela levou 30 anos (!) para ser terminada e que existem sites dedicados a ela. Ou seja... estou MUITO curiosa para lê-la. 

Os 7 livros da série! =D
Outro livro que chegou hoje (por isso quase ficou de fora deste post) foi o último livro das irmãs Fallon, da nossa parceira Editora Única!!!! Uhuuuu!!!!! Estou super ansiosa para saber a história da irmã mais meiga dentre as 4 irmãs, além de ser a única que sempre esteve ao lado do grande amor de sua vida. Oque será que vai acontecer com ela?? Logo tem resenha!

O livro "De repente, o desejo" e o monte de marcadores que vieram junto. =)
Os dois itens da minha caixa de correio, que nem saíram do plástico. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O exorcista. Livro ou filme, qual você prefere?

    Um clássico do terror! Provavelmente você assistiu e ficou horrorizado com aquela menina vomitando e girando a cabeça, ou descendo as escadas. Já ouviu histórias estranhas ligadas ao elenco do filme… Eu particularmente não gostei muito do filme, esperava mais, fiquei meio frustrada com o resultado, e essa sensação aumentou ainda mais depois de ler o livro. Na época, gostei da história, mas fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa. Coisa que costuma acontecer com adaptações de livros.
    Essa sensação desapareceu com a leitura do livro, que diferente do filme não é assustador (ou melhor, não tenta ser assustador), o livro é muito bem escrito e o exorcismo em si quase não aparece (isso me intrigou e me prendeu ainda mais á leitura).
    A história narrada no livro conta várias histórias simultaneamente, e ao mesmo tempo todas acabam por ser ligadas a principal que conta a possessão e as mudanças na personalidade de Reagan, a menina que é possuída. Diferente do filme que foca só na possessão e no exorcismo, o livro mostra um pouco da história das personagens próximas a Reagan, o que explica as atitudes de cada uma delas perante a situação da menina e atitude tomada pelo padre no final da história (não deve ser novidade para ninguém, mas não vou falar aqui).
    Em relação ao filme, o livro é mais completo e preenche as lacunas que o filme deixou na minha cabeça, as descrições são precisas (várias vezes eu sentia até o frio do quarto entre outras coisas), coisas que parecem sem ligação alguma se mostram importantes para a construção das personagens e o porque de alguns de seus questionamentos. Enquanto o filme, tem como foco principal basicamente o exorcismo, nem a possessão é tão evidenciada, as personagens meio que surgem sem um contexto.
    Em suma, o livro me fez gostar muito da história e ser compreensiva com o filme, além de ter me feito agir de forma estranha em vários lugares (fazia caras e bocas enquanto lia). Se você gosta de terror e gostou do filme, certeza que vai gostar do livro, mas se você como eu não gostou muito do filme, talvez o livro possa te convencer que o filme é uma adaptação, bem sucedida, de um livro muito bom. 


PS: Talvez dê um pouco de trabalho encontrar o livro, porque ele não é editado há um certo tempo. O meu encontrei num sebo e deve ser da década de 80 (não tem o ano da edição, só diz que é a 13ª).